Add parallel Print Page Options

O cântico de Ana

Então, orou Ana e disse: O meu coração exulta no Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não santo como é o Senhor; porque não outro fora de ti; e rocha nenhuma como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam coisas árduas da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são as obras pesadas na balança. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. Os que antes eram fartos se alugaram por pão, mas agora cessaram os que eram famintos; até a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. 10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus, trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra, e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. 11 Então, Elcana foi-se a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli.

Os crimes dos filhos de Eli

12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o Senhor; 13 porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes em sua mão; 14 e dava com ele, na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló. 15 Também, antes de queimarem a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote, porque não tomará de ti carne cozida, senão crua. 16 E, dizendo-lhe o homem: Queimem primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então, ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar; e, se não, por força a tomarei. 17 Era, pois, muito grande o pecado desses jovens perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor.

O ministério de Samuel

18 Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho. 19 E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual. 20 E Eli abençoava a Elcana e à sua mulher e dizia: O Senhor te dê semente desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar. 21 Visitou, pois, o Senhor a Ana, e concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.

22 Era, porém, Eli muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação. 23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios. 24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; fazeis transgredir o povo do Senhor. 25 Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar. 26 E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também para com os homens.

Profecia contra a casa de Eli

27 E veio um homem de Deus a Eli e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó? 28 E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. 29 Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? 30 Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos. 31 Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho algum em tua casa. 32 E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias velho algum em tua casa. 33 O homem, porém, que eu te não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil. 34 E isto te será por sinal, a saber, o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Fineias: que ambos morrerão no mesmo dia. 35 E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido. 36 E será que todo aquele que ficar de resto da tua casa virá a inclinar-se diante dele, por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão.

O louvor de Ana

Ana disse:

O meu coração alegra-se no SENHOR;
    no SENHOR me fortaleço.
Agora, posso rir dos meus inimigos,[a]
    muito feliz com a vitória que ele me deu.

Não há Deus santo como o SENHOR,
    não há outro Deus, só o Senhor!
    Não há rocha como o nosso Deus!
Não sejam tão arrogantes
    nem falem com tanto orgulho,
porque o SENHOR Deus conhece tudo.
    Ele guia e julga as pessoas.

O arco dos soldados fortes é quebrado,
    mas os fracos ganham forças.
Os que antes tinham comida em abundância,
    agora têm que trabalhar para comer.
Mas os que antes tinham fome,
    agora engordam de tanto comer.
A mulher que não podia ter filhos,
    agora tem sete.
Mas a mulher que tinha muitos filhos, agora está triste,
    porque agora ficou sem nenhum.

O SENHOR mata, mas também dá a vida.
    Ele faz as pessoas descer ao sepulcro[b],
    e as levanta de novo.

O SENHOR dá a alguns pobreza,
    e a outros, riqueza;
a alguns, ele humilha,
    e a outros, ele exalta.
Ele levanta do pó os pobres;
    e tira a sua tristeza.[c]
Ele se importa com os pobres
    e faz com que eles se sentem ao lado de príncipes, nos lugares de honra.

O SENHOR fez todo o mundo,
    e todo o mundo lhe pertence![d]

Ele guia os passos dos fiéis,
    para que não tropecem.
Mas os maus serão destruídos,
    eles cairão na escuridão,
    porque ninguém triunfa pela sua própria força.

10 O SENHOR destrói os seus inimigos,
    quando do céu envia trovões contra eles!
O SENHOR julgará toda a terra.
    Ele dá força ao seu rei,
    poder ao seu escolhido[e]!

11 Elcana regressou para sua casa em Ramá, mas o menino ficou em Siló para ajudar o sacerdote Eli no serviço do SENHOR.

Os filhos de Eli

12 Os filhos de Eli eram maus e não se importavam com o SENHOR 13 nem tratavam o povo da maneira que os sacerdotes deviam tratar. O que os sacerdotes deviam fazer era o seguinte: sempre que alguém oferecia um sacrifício, os sacerdotes deviam cozinhar a carne numa panela. Depois um ajudante do sacerdote devia pegar num garfo de três dentes 14 e, com ele, tirar alguma carne da panela ou do caldeirão. Era essa a carne que pertencia ao sacerdote e era isso o que os sacerdotes deviam fazer sempre que os israelitas vinham a Siló para oferecer os seus sacrifícios. 15 Mas, mesmo antes da gordura ser oferecida no altar, o ajudante falava com a pessoa que estava prestes a fazer o sacrifício e lhe dizia:

—Dê uma parte da carne para o sacerdote assar, pois ele não quer carne cozida.

16 Se o homem respondesse:

—Primeiro ofereça a gordura,[f] e depois pode levar o que quiser.

Então o ajudante do sacerdote respondia:

—Não, dê-me a carne agora. Se não me der, eu a tirarei à força!

17 Assim, Hofni e Fineias mostravam que não respeitavam as ofertas que o povo apresentava ao SENHOR. O SENHOR considerava isso um pecado muito grave!

18 Mas Samuel servia o SENHOR como ajudante, vestido com um éfode de linho[g]. 19 Todos os anos, a sua mãe lhe fazia uma pequena túnica e a levava quando ia a Siló com seu marido para oferecer o sacrifício anual. 20 Eli abençoava Elcana e a sua esposa, dizendo:

—Que o SENHOR lhe dê mais filhos com Ana, em pagamento pelo menino que ela ofereceu e dedicou ao SENHOR.[h]

Elcana e Ana voltaram para casa. 21 O SENHOR foi bondoso com Ana e lhe concedeu três filhos e duas filhas, enquanto Samuel crescia servindo ao SENHOR.

22 Eli era muito idoso. Muitas vezes ouvia falar das coisas más que os seus filhos faziam aos israelitas em Siló e também que eles tinham relações sexuais com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro. 23 Então ele disse aos seus filhos:

—O povo me conta todo o mal que vocês fazem. Por que fazem isso? 24 Parem com isso. Todo o povo do SENHOR fala mal de vocês. 25 Se alguém pecar contra um ser humano, Deus pode ajudá-lo, mas se alguém pecar contra o SENHOR, quem é que vai ajudá-lo?

Mas os filhos de Eli não queriam ouvir o pai, e o SENHOR decidiu matá-los. 26 No entanto, o jovem Samuel continuava crescendo e agradando o SENHOR e o povo.

27 O SENHOR falou a seguinte mensagem para Eli através de um homem de Deus[i]:

—Os seus pais eram escravos do faraó, mas eu me revelei a eles. 28 Dentre todas as tribos de Israel, eu escolhi a sua tribo para que vocês fossem sacerdotes, oferecessem sacrifícios no altar, queimassem incenso e vestissem o éfode. Também deixei que a sua família recebesse a carne dos sacrifícios que o povo de Israel me oferece. 29 Então por que despreza os meus sacrifícios e as minhas ofertas? Por que honra os seus filhos mais do que a mim? Vocês engordam com o melhor da carne que o povo de Israel me oferece.

30 —Eu, o SENHOR, Deus de Israel, prometi que a sua família e os seus descendentes seriam os meus sacerdotes para sempre, mas agora eu digo que isso nunca acontecerá! Pois honrarei aqueles que me honram e humilharei aqueles que me desprezam. 31 Chegarão os dias em que destruirei toda a sua família, ninguém da sua família chegará a ser velho. 32 Farei bem a Israel, mas, na sua casa, só haverá calamidades, ninguém viverá muitos anos. 33 Não acabarei de uma só vez com os seus descendentes, um deles continuará servindo no meu altar e chegará à velhice. Mas os outros serão mortos pela espada.[j] 34 Isto será o sinal de que vou fazer isso: os seus dois filhos, Hofni e Fineias, morrerão no mesmo dia. 35 Eu mesmo colocarei um sacerdote fiel, que me ouvirá e fará tudo o que eu quero. Fortalecerei a sua família e sempre servirá diante do meu rei escolhido.[k] 36 Então toda pessoa que restar da sua família virá se inclinar diante dele para pedir dinheiro ou pão. Eles dirão: “Por favor, dê-me trabalho como sacerdote, não tenho nada para comer”.

Footnotes

  1. 2.1 rir dos meus inimigos Literalmente, “Minha boca se abre completamente por causa dos meus inimigos”.
  2. 2.6 sepulcro ou “Sheol”, o mundo dos mortos.
  3. 2.8 e tira a sua tristeza Literalmente, “levanta os pobres das cinzas”.
  4. 2.8 O SENHOR (…) lhe pertence Literalmente, “Todo o mundo, até suas fundações, pertencem ao SENHOR, que coloca o mundo nos seus pilares”.
  5. 2.10 escolhido Literalmente, “ungido”.
  6. 2.16 ofereça a gordura Neste tipo de oferta, a gordura do animal era a parte do animal que era queimada em sacrifício a Deus.
  7. 2.18 éfode de linho Roupa usada pelos sacerdotes.
  8. 2.20 em pagamento (…) ao SENHOR De acordo com Qumran e a LXX. O TM tem: “em troca do que pediu ao SENHOR”.
  9. 2.27 homem de Deus Outra forma de referir-se a um profeta.
  10. 2.33 pela espada De acordo com Qumran e a LXX. O TM tem: “como homens”.
  11. 2.35 meu rei escolhido Literalmente, “meu ungido”. Ver Ungir no vocabulário.