A A A A A
Bible Book List

1 Crônicas 21O Livro (OL)

David conta os homens de guerra

21 Satanás conseguiu trazer uma desgraça sobre Israel, incitando David a fazer um recenseamento de Israel. “Faz o recenseamento completo de todo o povo, de uma ponta à outra da terra, e traz-me os totais”, disse ele a Joabe e os outros chefes.

Mas Joabe objectou: “Ainda que o Senhor multiplicasse o seu povo cem vezes mais, não continuaria ele a pertencer-te? Então porque é que queres fazer uma coisa dessas? Porque levas tu Israel a pecar?”

4/6 Porém o rei contra-argumentou e Joabe acabou por fazer o que lhe fora ordenado. Foi assim por toda a terra de Israel e voltou a Jerusalém. O total da população verificou-se ser de 1.100.000 homens em idade de serviço militar em Israel, e de 470.000 em Judá. Mas não incluiu as tribos de Levi e de Benjamim nestes números, porque esta iniciativa do rei lhe pareceu muito mal.

Deus também não se agradou com este recenseamento e castigou Israel por isso. Mas David disse a Deus: “Pequei gravemente, ao fazer tal coisa. Peço-te que me perdoes, porque reconheço que agi loucamente.”

9/12 Então o Senhor disse a Gad, o profeta na corte de David: “Vai dizer a David: ‘O Senhor propõe-te três coisas à escolha. Escolhe a que preferes: três anos de fome no país, três meses de destruições por parte dos inimigos de Israel, ou três dias de uma praga mortal, trazida pelo anjo do Senhor sobre o povo. Pensa nisso e dá-me a resposta, para que a transmita a quem me enviou.’”

13 “É uma decisão que me dá grande angústia”, respondeu David. “Contudo, prefiro cair nas mãos do Senhor, do que ficar à mercê do poder dos homens, pois sei que a misericórdia do Senhor é muito grande.”

14/16 Foi dessa maneira que o Senhor mandou uma praga sobre Israel, de tal forma que chegaram a morrer 70.000 pessoas. Durante essa praga Deus enviou um anjo para destruir Jerusalém; mas, antes de ele começar, Deus, por causa da muita compaixão que sentiu por ela, mandou ao anjo destruidor: “Pára! Já basta.” O anjo do Senhor estava sobre a eira de Ornã, o jebusita. Quando David viu o anjo do Senhor, entre o céu e a terra, com a sua espada desembainhada apontada para Jerusalém, tanto ele como os anciãos de Israel revestiram-se de pano de saco, e caíram por terra perante o Senhor.

17 David disse a Deus: “Fui eu quem pecou, ordenando esse recenseamento. Mas estas ovelhas, que fizeram elas de mal? Ó Senhor meu Deus, destrói-me antes a mim e à minha família, mas não o teu povo.”

18/21 O anjo do Senhor disse ao profeta Gad que desse instruções a David para construir um altar ao Senhor na eira de Ornã, o jebusita. David foi ter com Ornã, que estava, nesse momento, a malhar o trigo. Ornã viu o anjo, ao virar-se; mas os seus quatro filhos fugiram e esconderam-se. Entretanto Ornã reparou em David que se aproximava. Deixou logo a eira e foi inclinar-se com o rosto em terra perante o rei David.

22 David disse-lhe: “Vende-me esta eira, pelo preço exacto por que vale, para que construa aqui um altar ao Senhor e a praga cesse.”

23 “Fica já com ela, meu senhor, e usa-a como melhor quiseres”, respondeu Ornã a David. “Toma também os bois para o holocausto; até os instrumentos que aí estão de madeira podem servir de lenha para o fogo, e o trigo poderá ser para uma oferta de cereais. Tudo te dou.”

24 “Não. Quero comprar-ta pelo seu preço; não posso tomar do que é teu e dá-lo a Deus. Não oferecerei a Deus sacrifícios que nada me custem!” 25/26 David pagou pois a Ornã sete quilos de ouro, e construiu ali um altar ao Senhor, sacrificando holocaustos e ofertas de paz sobre ele. A seguir invocou o Senhor, que respondeu enviando fogo do céu para queimar as ofertas que estavam no altar.

27/30 Deus mandou que o anjo pusesse a espada na bainha. Quando David viu que o Senhor respondera, fez novos sacrifícios. Nessa altura o tabernáculo e o altar que Moisés mandara fazer estavam na colina de Gibeão; mas David não teve tempo de ir até lá para implorar ao Senhor, pois que estava aterrorizado com a espada ameaçadora do anjo de Jeová.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes