A A A A A
Bible Book List

1 Crônicas 18O Livro (OL)

Vitórias de David

18 David subjugou por fim os filisteus, conquistou Gate e as localidades da vizinhança. Também conquistou Moabe e obrigou o seu povo a pagar-lhe um imposto anual. Conquistou o domínio do rei Hadadezer, de Zobá, até a Hamate, quando este rei tinha ido confirmar o seu domínio ao longo do rio Eufrates. David capturou um milhar dos seus carros, sete mil cavaleiros e vinte mil soldados. Inutilizou os cavalos dos carros de combate dele, com excepção de uma centena que guardou para seu uso.

5/8 Quando os sírios vieram de Damasco para socorrer Hadadezer, David matou vinte e dois mil deles; depois pôs uma guarnição das suas tropas em Damasco, a capital da Síria. Desta forma os sírios, igualmente, foram forçados a pagar-lhe um imposto anual. O Senhor dava a David vitórias para onde quer que fosse. Trouxe os escudos de ouro dos generais do rei Hadadezer a Jerusalém, assim como uma grande quantidade de cobre das cidades de Tibate e de Cum, pertencentes ao rei Hadadezer. (O rei Salomão, mais tarde, mandou derreter esse cobre e empregou-o no templo, fazendo com ele o lago de bronze, os pilares, e os instrumentos usados nos sacrifícios sobre o altar.)

9/11 Quando o rei Tou de Hamate soube que o rei David tinha destruído o exército de Hadadezer, enviou o seu filho Hadorão, para cumprimentar e felicitar o rei David pelo seu sucesso e apresentar-lhe muitos presentes de ouro, prata e bronze. Porque Hadadezer e Tou eram inimigos e tinham travado muitas guerras. O rei David dedicou estes presentes ao Senhor, tal como fizera com o ouro e a prata trazidos das nações de Edom, de Moabe, de Amom, de Ameleque e da Filisteia.

12 Por essa altura Abisai (filho de Zeruía) destruiu 18.000 edomitas no vale de Sal. 13 Pôs guarnições em Edom e forçou os edomitas a pagar impostos anuais a David. Esta foi outra amostra em como o Senhor dava a David vitórias sobre vitórias.

Os oficiais de David

14 David reinou pois sobre Israel e foi um justo e recto governante. 15/17 Joabe (filho de Zeruía) era o comandante do exército; Jeosafá (filho de Ailude) era o cronista do reino; Zadoque (filho de Aitube) e Abimeleque (filho de Abiatar) eram os principais sacerdotes; Savsa era o secretário geral do reino, assistente de David; Benaia (filho de Jeoiada) era o chefe da guarda pessoal do rei — formada por quereteus e peleteus, e os filhos do rei eram os seus ajudantes directos.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes