A A A A A
Bible Book List

1 Coríntios 3O Livro (OL)

Paulo e Apolo, servos de Cristo

Meus irmãos, quando estive convosco, eu não pude falar­vos como se fossem cristãos amadurecidos. Tive que falar­vos como se fossem ainda criancinhas na vida cristã. Tive necessidade de vos alimentar com leite, em vez de alimento sólido, porque não teriam podido digeri­lo. Nem o podem ainda. Porque vocês são ainda cristãos controlados antes pelos seus próprios desejos e não pelos de Deus. Quando têm invejas uns dos outros e se dividem em grupos desavindos, não é isso prova de que ainda só querem fazer a vossa vontade, e de que se comportam como gente que ainda não pertence ao Senhor? Quando um de vocês diz, “Eu sou um seguidor de Paulo”, e outro diz, “Eu prefiro Apolo”, não estão a agir como descrentes?

Porque, afinal, quem sou eu, e quem é Apolo? Não somos nós apenas servos de Deus, cada um com a capacidade que o Senhor lhe deu, e por intermédio de quem se tornaram crentes? A minha missão consistiu em plantar a semente nos vossos corações; Apolo regou­a. Mas no fim de contas foi Deus — e não nós — quem fez crescer essa sementeira. A pessoa mais importante não é aquela que semeia, ou que rega. Deus sim é importante, porque só ele produz o crescimento. Apolo e eu estamos a trabalhar associadamente, ainda que cada um venha a ser recompensado segundo o trabalho próprio. Nós não somos mais do que cooperadores com Deus. Vocês são o campo de Deus. Vocês são o edifício construído por Deus e não por nós.

10 Deus, na sua bondade, ensinou­me a ser bom arquitecto; e assim eu pus os fundamentos, e agora outro continua a construção. Que cada um veja bem como edifica! 11 Ninguém pode pôr nenhum outro alicerce que não seja aquele que já está posto: Jesus Cristo. 12 Mas a verdade é que há muitas espécies de materiais que podem ser usados para construir sobre esse fundamento. Uns usam ouro, prata e pedras preciosas; mas outros empregam madeira e até feno, e mesmo palha! 13 Está a chegar a ocasião em que perante o tribunal de Cristo será posto à prova a espécie de material que cada construtor usou. O trabalho de cada um passará como que pelo fogo para que se possa constatar qual o que é realmente resistente. 14 Então quem trabalhou construindo sobre o bom alicerce e com o material conveniente, se a sua obra se tiver mantido, receberá a justa paga. 15 Mas se o edifício arder, grande será o prejuízo do seu construtor. Contudo ele próprio será salvo; mas é como um homem que tivesse escapado de um incêndio.

16 Vocês não se dão conta de que constituem o templo de Deus, e que o Espírito de Deus vive em vocês? 17 Se alguém estragar a casa de Deus, Deus o destruirá. Porque a habitação de Deus é santa; e cada um de vocês é o seu templo.

18 Não se enganem a si próprios. Se alguém se tem por muito sábio, neste mundo, faria melhor em deixar que o considerem louco, para aceder à verdadeira sabedoria. 19 Porque a sabedoria deste mundo não é mais do que loucura perante Deus. Como está escrito: “Deus usa a própria habilidade intelectual da criatura para a levar a reconhecer a sua própria fraqueza”. 20 E também: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e como os seus esforços são vãos”. 21 Por isso, que ninguém sinta orgulho em seguir um determinado líder. Porque Deus já vos deu tudo aquilo de que precisam. 22 Vocês têm Paulo, Apolo e Pedro para vos ajudarem. Deus deu­vos o mundo inteiro para usarem dele; vocês estão acima da vida e da própria morte; ele deu­vos o presente, e todo o futuro. Tudo é vosso, 23 e vocês pertencem a Cristo e Cristo pertence a Deus.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes