Add parallel Print Page Options

O altar para os sacrifícios

27 —Faça um altar de madeira de acácia. O altar deve ser quadrado, com dois metros e vinte cinco centímetros de cada lado por um metro e trinta e cinco centímetros de altura. Em cada um dos seus quatro cantos, faça uma ponta em forma de chifre, que forme uma só peça com o altar. O altar deverá ser revestido de bronze.

—Faça de bronze todos os utensílios e as ferramentas que vão ser utilizadas no altar: recipientes para recolher as cinzas, pás, bacias, garfos para a carne e braseiros. Faça também uma grelha de bronze em forma de rede e coloque uma argola de bronze em cada um dos cantos da grelha. Depois coloque-a abaixo da beirada do altar, de maneira que a rede chegue até o meio do altar.

—Faça varas de madeira de acácia para o altar, as quais deverão ser revestidas de bronze. Coloque as varas nas argolas, nos dois lados do altar. Essas varas são para transportar o altar. O altar deve ser oco e de madeira. Faça conforme foi lhe mostrado no monte.

O pátio

—Faça um pátio para a Tenda Sagrada. No lado sul, o pátio terá uma parede feita de cortinas com quarenta e cinco metros de comprimento. As cortinas serão feitas de linho fino. 10 E serão sustentadas por vinte colunas colocadas em vinte bases de bronze. Os ganchos das colunas e os anéis serão de prata. 11 No lado norte, também haverá uma parede de cortinas de quarenta e cinco metros de comprimento, com vinte colunas e vinte bases de bronze. Os ganchos das colunas e os anéis serão de prata.

12 —No lado oeste haverá uma parede de cortinas de vinte e dois metros, com dez colunas e dez bases. 13 O lado leste, que está virado para o nascer do sol, também medirá vinte e dois metros e meio de largura. 14 Neste lado ficará a entrada do pátio. Um dos lados da entrada terá cortinas de seis metros e sessenta centímetros de comprimento, três colunas e três bases. 15 O outro lado também terá cortinas de seis metros e sessenta centímetros de comprimento, três colunas e três bases.

16 —Faça uma cortina de nove metros de comprimento para cobrir a entrada do pátio, de linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho e enfeitada com bordados. Essa cortina terá quatro colunas e quatro bases. 17 Todas as colunas ao redor do pátio terão argolas e ganchos de prata e bases de bronze. 18 O pátio medirá quarenta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura, e dois metros e vinte cinco centímetros de altura. As cortinas serão de linho fino e as bases de bronze. 19 Serão de bronze todos os utensílios usados nas cerimônias da Tenda Sagrada, e também as estacas da Tenda Sagrada e as estacas do pátio.

O azeite do candelabro

20 —Ordene aos israelitas que lhe tragam o mais puro azeite de oliveira e que mantenham o candelabro aceso toda a noite com este azeite. 21 Aarão e os seus filhos ficarão encarregados de manter as lâmpadas acesas diante do SENHOR todos os dias, do entardecer até o amanhecer. O candelabro deverá ser colocado na Tenda de Encontro, do lado de fora da cortina que está junto à arca da aliança. O povo de Israel e os seus descendentes deverão obedecer a esta ordem para sempre.

A roupa dos sacerdotes

28 —Chame o seu irmão Aarão e os seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Entre todos os israelitas, eles vão ser os meus sacerdotes. Faça para o seu irmão Aarão roupas sagradas, que lhe deem honra e respeito. Fale com pessoas que tenham habilidade, a quem eu dei o espírito de sabedoria, para que façam as roupas de Aarão. Roupas que mostrem que ele é meu sacerdote e que me serve. São estas as roupas que devem fazer: o peitoral, o éfode, o manto azul, a túnica branca bordada, o turbante e o cinto. Essas roupas sagradas serão feitas para o seu irmão Aarão e para os seus filhos. Assim eles poderão me servir como sacerdotes. Façam-nas com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho.

O éfode e o cinto

—O éfode deverá ser feito com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho, uma obra de arte. O éfode deverá ter duas ombreiras unidas pelas extremidades.

—O cinto deverá fazer parte do éfode e ser feito com cuidado. Também deverá ser feito com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul.

—Grave em duas pedras de ônix os nomes dos doze filhos de Israel. 10 Grave seis nomes numa pedra e seis na outra, por ordem de nascimento. 11 Escolha um bom ourives para gravar os nomes dos filhos de Israel nas duas pedras. A seguir, monte as duas pedras em engastes de ouro. 12 Coloque as duas pedras nas ombreiras do éfode, para lembrar ao povo de Israel. Aarão levará os seus nomes sobre os ombros para que o SENHOR se lembre do seu povo. 13 Faça também engastes de ouro 14 e duas pequenas correntes de ouro puro, trançadas como uma corda. Depois prenda as correntes aos engastes.

O peitoral

15 —Como o éfode, o peitoral de decisões deverá ser feito com fios de ouro, linho fino e fios de tecido, roxo e vermelho, uma obra de arte. 16 Faça o peitoral quadrado e dobrado em dois, em forma de bolsa. Cada lado deverá ter vinte e dois centímetros. 17 Depois coloque nele quatro filas de pedras preciosas. Na primeira fila coloque um rubi, um topázio e uma esmeralda. 18 Na segunda fila coloque uma turquesa, uma safira e um diamante. 19 Na terceira coloque um jacinto, uma ágata e uma ametista. 20 E na quarta, um crisólito, um ônix e um jaspe. As pedras devem ser montadas em encaixes de ouro. 21 Serão doze pedras ao todo, porque são doze os filhos de Israel. Em cada pedra será gravado o nome de uma das doze tribos de Israel.

22 —Faça para o peitoral pequenas correntes de ouro puro, trançadas como cordas, 23 e duas argolas de ouro para colocar nas extremidades do peitoral. 24 Prenda as duas correntes de ouro às duas argolas nas extremidades do peitoral. 25 Prenda as duas pontas das correntes aos dois engastes e coloque-os nas ombreiras do éfode, na parte da frente. 26 Faça mais duas argolas de ouro e coloque-as nas duas extremidades inferiores do peitoral, junto ao éfode. 27 Faça também duas argolas de ouro e coloque-as nas duas ombreiras do éfode, na parte inferior, na frente do éfode, junto da costura, acima do cinto do éfode. 28 As argolas do peitoral serão presas às argolas do éfode com o cordão azul, ligando o peitoral ao cinto para que não se separe. Assim o peitoral ficará por cima do cinto do éfode para que não se desprenda do éfode. 29 Desse modo, quando Aarão entrar no Lugar Santo, levará no peitoral de decisões, junto ao coração, os nomes dos doze filhos de Israel e o SENHOR se lembrará sempre deles. 30 Coloque também no peitoral de decisões o Urim e o Tumim. Desse modo, quando Aarão se apresentar diante do SENHOR, levará sempre junto ao seu coração as questões dos filhos de Israel.

Outras roupas dos sacerdotes

31 —Faça o manto do éfode com fios de tecido azul. 32 E com uma abertura ao centro, para a cabeça. Para que não se rasgue, reforce a abertura com uma gola. 33 Faça romãs com fios de tecido azul, roxo e vermelho e coloque-as em volta da bainha inferior do manto. Entre cada romã, em toda a volta, prenda um pequeno sino de ouro. 34 Os sinos de ouro e as romãs se alternarão por toda a volta da borda do manto. 35 Aarão deverá levar este manto quando fizer o serviço de sacerdote. O som dos sinos será ouvido quando ele entrar no Lugar Santo, diante do SENHOR, ou quando sair, para que não morra.

36 —Faça uma lâmina de ouro puro e grave esta inscrição nela, como se grava num selo: Dedicado ao Senhor. 37 Prenda a lâmina de ouro na parte da frente do turbante com uma fita azul. 38 Assim estará sempre sobre a testa de Aarão, desse modo não levará a culpa se houver algo que não esteja bem nas ofertas feitas pelo povo. Mas ele tem que levar sempre a lâmina na sua testa para que o SENHOR aceite as ofertas.

39 —Faça a túnica bordada e o turbante com linho fino. O cinto será muito bem bordado. 40 Também fará túnicas, cintos e turbantes para que os filhos de Aarão tenham glória e sejam respeitados. 41 Assim você deve vestir o seu irmão Aarão e os seus filhos. Depois deverá ungi-los com azeite e consagrá-los como sacerdotes ao meu serviço.

42 —Faça também para eles roupa interior que os cubra desde a cintura até às coxas. 43 Aarão e os seus filhos terão que vestir essa roupa sempre que entrem na Tenda do Encontro e quando se aproximarem do altar para servirem no Lugar Santo. Assim não cometerão nenhuma falta e não morrerão. Esta é uma ordem que Aarão e os seus descendentes devem sempre cumprir.