A A A A A
Bible Book List

Êxodo 17O Livro (OL)

Água da rocha

17 1/2 Depois, sob a ordem de Deus, o povo de Israel deixou o deserto de Sim, dirigindo­se por pequenas etapas a Refidim. Mas ao chegarem viram que não havia ali água! Então mais uma vez se queixaram e resmungaram contra Moisés: “Mas nós queremos água!”, gemeram eles.

“Tenham calma! Ou estarão vocês a tentar pôr à prova a paciência de Deus para convosco?”

Contudo atormentados pela sede gritavam: “Porque nos tiraste afinal do Egipto e nos trouxeste para morrermos aqui, nós, os nossos filhos e o gado?”

Então Moisés rogou ao Senhor: “Que hei­de eu fazer? Daqui a pouco apedrejam­me!”

5/7 “Toma os anciãos de Israel contigo”, disse­lhe o Senhor, “e levem o povo até ao Monte Horebe. Eu estarei ali sobre a rocha. Bate nela com a tua vara, a mesma com que bateste nas águas do Nilo, e sairá água da rocha, bastante para toda a gente.”

Moisés fez tudo assim como lhe tinha sido dito. Chamou pois aquele lugar Massá. Outras vezes o povo também se referia a ele pelo nome de Meribá, porque foi ali que o povo de Israel contendeu com o seu Deus e quiseram experimentá­lo dizendo: “Jeová vai ou não cuidar de nós?”

A derrota dos amelequitas

8/9 Então apareceram os amalequitas para combaterem contra o povo de Israel em Refidim. Moisés deu instruções a Josué para lançar uma mobilização geral, convocando todos os homens para combater os amalequitas. “Amanhã”, disse­lhe Moisés, “estarei no cimo do monte, com a vara de Deus na minha mão.”

10/13 Josué e os seus homens foram combater o exército de Ameleque enquanto Moisés, Arão e Hur subiram à colina. E todo o tempo que Moisés mantinha o braço levantado, Israel prevalecia e avançava sobre os seus inimigos; mas quando punha o braço para baixo para descançar, eram os amalequitas os mais fortes. Por fim Moisés tinha os braços de tal forma cansados que já não podia mais mantê­los elevados. Por isso Arão e Hur fizeram­no sentar­se numa pedra e puseram­se cada um do seu lado segurando­lhe os braços; e isto até ao pôr do Sol. Desta forma Josué e os seus homens desbarataram a gente de Ameleque.

14 O Senhor deu a Moisés as seguintes instruções: “Escreve isto tudo para que fique registado para sempre, de forma a que ninguém mais o esqueça, e avisa Josué de que hei­de apagar completamente os vestígios da vida de Ameleque.”

15/16 Moisés levantou um altar naquele sítio, a que chamou: Jeová­Nissi. “Visto que se levantou contra o trono do Senhor”, disse Moisés, “haverá para sempre guerra do Senhor contra Ameleque!”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes