Add parallel Print Page Options

Mais condenação para a Babilônia

51 O Senhor Deus diz:

— Eu farei com que venha um vento destruidor contra a Babilônia e o seu povo. Mandarei estrangeiros para destruírem o país como o vento que joga longe a palha. Quando chegar esse dia de destruição, eles atacarão de todos os lados e deixarão a terra deserta. Não permitam que os soldados da Babilônia atirem as suas flechas ou vistam as suas couraças. Não deixem de matar os jovens! Destruam todo o exército! Eles serão feridos e morrerão nas ruas das suas cidades. Eu, o Senhor Todo-Poderoso, não abandonei Israel e Judá. Mas o povo da Babilônia tem pecado contra mim, o Santo Deus de Israel. Fujam da Babilônia! Salve-se quem puder! Não sejam mortos por causa do pecado da Babilônia. Agora, eu me vingarei dela e lhe darei o castigo que merece. A Babilônia era na minha mão como um copo de ouro que fazia o mundo inteiro ficar bêbado. As nações beberam o vinho que havia nela e ficaram loucas. De repente, a Babilônia caiu e ficou arrasada. Chorem por ela! Arranjem remédio para as suas feridas, e assim talvez ela seja curada. Os estrangeiros que moravam lá disseram: “Quisemos ajudar a Babilônia, mas já era tarde demais. Vamos sair e voltar cada um para a sua pátria. Deus castigou com toda a sua força a Babilônia e a destruiu completamente.”

10 O Senhor Deus diz:

— O meu povo grita assim: “O Senhor mostrou que estamos certos. Vamos a Jerusalém contar ao povo o que o Senhor, nosso Deus, tem feito.”

11 O Senhor despertou o ânimo dos reis da Média porque ele quer destruir a Babilônia. É assim que ele vingará a destruição do seu Templo.

Os oficiais ordenam:

— Afiem as suas flechas! Aprontem os seus escudos! 12 Deem o sinal para atacar as muralhas de Babilônia! Reforcem a guarda! Coloquem sentinelas! Ponham homens de tocaia!

O Senhor Deus fez o que havia planejado; ele cumpriu a ameaça que tinha feito a respeito do povo da Babilônia. 13 A Babilônia tem muitos rios e muitos tesouros, mas chegou a hora, e o fio da sua vida está cortado. 14 O Senhor Todo-Poderoso jurou pela sua própria vida que ia trazer muitos homens para atacarem a Babilônia. Eles chegarão como uma nuvem de gafanhotos e darão o grito de vitória.

Hino de louvor a Deus

15 Pelo seu poder, o Senhor Deus fez a terra;
com a sua sabedoria, ele criou o mundo
e, com a sua inteligência, estendeu o céu como uma barraca.
16 Quando o Senhor dá ordem,
as águas rugem no céu.
Ele manda as nuvens subirem dos fins da terra.
Ele faz o raio para a chuva
e manda o vento sair dos seus depósitos.

17 Diante disso, todos os seres humanos são tolos e ignorantes;
todos os que fabricam ídolos ficam desapontados
porque fazem deuses falsos,
que não têm vida.
18 Esses ídolos não valem nada;
são uma tapeação.
Serão destruídos quando o Senhor vier castigá-los.

19 O Deus de Jacó não é assim;
foi ele quem fez todas as coisas
e escolheu Israel para ser o seu povo.
O seu nome é Senhor, o Todo-Poderoso.

Babilônia, poder destruidor nas mãos de Deus

20 O Senhor Deus diz:
“Babilônia, você foi o meu porrete de guerra,
você foi as minhas armas de combate.
Por meio de você, eu despedacei nações
e acabei com reinos.
21 Por meio de você, esmaguei cavalos e cavaleiros
e destruí carros de guerra
e aqueles que os dirigiam.
22 Por meio de você, matei homens e mulheres,
despedacei velhos e moços
e esmaguei homens e moças.
23 Por meio de você, esmigalhei pastores e os seus rebanhos,
despedacei lavradores e os seus bois de arado
e esmaguei governadores e altas autoridades.”

O castigo da Babilônia

24 O Senhor Deus diz:

— Vocês verão como vou fazer com que a Babilônia e o seu povo paguem por todo o mal que fizeram a Jerusalém. 25 Babilônia, você é como uma montanha que destrói o mundo inteiro; mas eu, o Senhor, sou seu inimigo. Eu a pegarei e arrasarei; eu farei você virar cinza. 26 Nenhuma das suas pedras será usada para uma nova construção. Você vai virar para sempre um deserto. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

27 — Deem o sinal de ataque! Toquem as cornetas para que os povos escutem! Preparem as nações para lutarem contra Babilônia! Digam aos reinos de Ararate, Mini e Asquenaz que ataquem. Indiquem um oficial para comandar o ataque. Tragam um grande número de cavalos, como se fossem uma nuvem de gafanhotos. 28 Preparem os reis da Média, as suas autoridades, os seus oficiais e todos os países que eles controlam, para que eles guerreiem contra Babilônia. 29 A terra treme e se abala porque o Senhor está fazendo o que planejou. Ele fará Babilônia virar um deserto onde não mora ninguém. 30 Os soldados babilônios pararam de lutar e ficam nas suas fortalezas. Perderam toda a coragem; parecem mulheres. Os portões da cidade estão quebrados, e as casas pegaram fogo. 31 Saem correndo mensageiros, um depois do outro, para contar ao rei da Babilônia que a cidade foi invadida de todos os lados. 32 O inimigo tomou as passagens do rio e pôs fogo nas fortalezas. Os soldados babilônios ficaram apavorados. 33 Dentro de pouco tempo, o inimigo os cortará e pisará como trigo no terreiro. O Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, está falando.

34 O rei da Babilônia cortou Jerusalém em pedaços
e a devorou.
Ele esvaziou a cidade como um jarro;
como um monstro, ele a engoliu.
Ele tirou o que queria
e jogou o resto fora.
35 Diga o povo de Sião:
“Que a Babilônia receba de volta a violência que nos fez!”
E diga ainda o povo de Jerusalém:
“Que a Babilônia seja castigada
pelo que sofremos!”

Deus ajudará Israel

36 Assim diz o Senhor Deus ao povo de Jerusalém:

— Defenderei a causa de vocês e os vingarei. Secarei a fonte de água da Babilônia e farei com que os seus rios sequem. 37 Então Babilônia se tornará um montão de pedras, onde vivem animais ferozes. Será um espetáculo horrível. Ninguém vai morar lá, e todos os que olharem para Babilônia ficarão horrorizados por causa do que aconteceu com ela. 38 Todos os babilônios rugem como leões e rosnam como leõezinhos. 39 Será que eles são esganados? Farei uma festa para eles. Eu os embriagarei e alegrarei. Aí eles dormirão e nunca mais acordarão. 40 Eu os levarei para serem mortos, como se fossem cordeiros, bodes e carneiros. Eu, o Senhor, estou falando.

A queda de Babilônia

41 O Senhor Deus diz:

— Babilônia, a cidade que era admirada em todo o mundo, foi tomada! Que espetáculo horrível ela se tornou para as outras nações! 42 O mar rolou sobre Babilônia e a cobriu com ondas violentas. 43 As cidades estão arrasadas; são como um deserto sem água, onde ninguém mora e por onde ninguém passa. 44 Eu castigarei Bel, o deus da Babilônia, e farei com que ele devolva as coisas que roubou. As nações não o adorarão mais.

— As muralhas de Babilônia caíram. 45 Povo de Israel, fuja de lá. Que cada um salve a sua vida do fogo da minha ira! 46 Não percam a coragem, nem fiquem com medo das notícias que ouvirem. Cada ano, se espalha uma notícia diferente; são notícias de violência na terra e de um rei lutando contra outro. 47 E assim está chegando a hora em que vou castigar os ídolos da Babilônia. Os moradores da sua terra ficarão com vergonha por causa da derrota, e todos serão mortos. 48 Quando Babilônia cair e for destruída pelo povo que vem do Norte, então tudo o que existe no céu e na terra cantará de alegria. 49 Babilônia matou gente em todo o mundo e agora ela cairá porque matou tantos israelitas. Eu, o Senhor, estou falando.

Mensagem aos judeus na Babilônia

50 O Senhor diz:

— Meu povo que está na Babilônia, vocês escaparam da morte! Agora andem! Não fiquem esperando! Embora estejam longe de casa, pensem em mim, o Deus de vocês, e lembrem de Jerusalém. 51 Vocês dizem: “Estamos envergonhados porque fomos insultados. Estamos humilhados porque os estrangeiros invadiram os lugares santos do Templo.” 52 Por isso, digo que está chegando a hora em que vou castigar os ídolos da Babilônia; e os feridos vão gemer, espalhados pelo país inteiro. 53 Mesmo que a Babilônia pudesse subir até o céu e construir ali uma fortaleza, ainda assim eu mandaria gente para destruí-la. Eu, o Senhor, estou falando.

A destruição de Babilônia

54 O Senhor Deus diz:
“Escutem os gritos em Babilônia,
gente chorando por causa da destruição que há no país.
55 Estou destruindo Babilônia
e fazendo com que ela fique quieta.
Como ondas violentas, os exércitos invadem
e atacam com gritos barulhentos.
56 Vieram para destruir Babilônia;
os seus soldados são presos,
e os seus arcos e as suas flechas são quebrados.
Eu, o Senhor, sou Deus que castiga o mal;
eu vou tratar Babilônia do jeito que ela merece.
57 Farei com que os seus governantes fiquem bêbados
e também os seus sábios, as suas autoridades e os seus soldados.
Eles vão dormir
e nunca mais vão acordar.
Sou eu, o Rei, quem está falando.
O meu nome é Senhor, o Todo-Poderoso.
58 As grossas muralhas de Babilônia serão completamente arrasadas,
e os seus altos portões serão destruídos pelo fogo.
Todo o trabalho dos povos não vale nada;
os esforços das nações se acabam nas chamas.”
O Senhor Todo-Poderoso falou.

A mensagem de Jeremias é enviada à Babilônia

59 Seraías, filho de Nerias e neto de Maaseias, era o oficial ajudante do rei Zedequias, de Judá. No quarto ano do reinado de Zedequias em Judá, Seraías estava de saída para a Babilônia, e então eu lhe dei algumas ordens. 60 Escrevi num livro como a Babilônia ia ser destruída e todas as outras coisas que iam acontecer com ela. 61 E disse a Seraías:

— Quando você chegar à cidade de Babilônia, faça questão de ler em voz alta tudo o que está escrito aqui. 62 Depois, ore assim: “Ó Senhor Deus, tu disseste que vais destruir este lugar, de tal modo que aqui não ficará nenhum ser vivo, nem pessoas nem animais. A cidade será como um deserto para sempre.” 63 Quando você acabar de ler para o povo este livro, amarre uma pedra nele e jogue-o no rio Eufrates. 64 Então diga: “Isto é o que acontecerá com a Babilônia — ela vai afundar e nunca mais se levantará, por causa da destruição que Deus vai trazer sobre ela.”

As palavras de Jeremias terminam aqui.

'耶 利 米 書 51 ' not found for the version: Chinese New Testament: Easy-to-Read Version.

再审判巴比伦

51 耶和华这样说:

“看哪!我必激动毁灭者的心,

去攻击巴比伦和住在立加米的人。

我必打发外族人去巴比伦簸扬它,

扬净它的地;

在它遭祸的日子,

他们必从四围攻击它。

不要容拉弓的拉他的弓,

也不要容战士穿上盔甲站起来;

不要顾惜巴比伦的年轻人,

要把它的全军灭绝。

它的全军必在迦勒底人的地被杀倒下,

在它的街道上被刺死。”

但以色列和犹大却不会被他们的 神万军之耶和华遗弃,虽然他们的地在以色列圣者面前充满了罪恶。

你仍要从巴比伦境内逃出来,

各自逃命!

不要因它的罪孽灭亡;

因为这是耶和华报复的时候,

他必向巴比伦施行应得的报应。

巴比伦曾是耶和华手中的金杯,

使全地都喝醉;

列国喝了它的酒,

就都疯狂乱性。

巴比伦必突然倾覆毁灭,

你们要为它哀号!

拿乳香来消除它的痛楚,

也许可以治好它。

我们本想医治巴比伦,但它没有治好。

我们离开它,各归本地去吧!

因为它的刑罚极大,上达于天,

直到云霄。

10 耶和华已为我们伸冤;

来吧!我们要在锡安宣扬耶和华我们 神的作为。

11 你们要磨尖箭头,拿起盾牌(“拿起盾牌”《七十士译本》译作“装满箭袋”);

耶和华定意要毁灭巴比伦,

所以激动玛代诸王的心;

这是耶和华的报复,

就是为他的殿而施行的报复。

12 你们要竖起旗帜,攻击巴比伦的城墙,

并要加强防卫,设立防哨,布下埋伏;

因为耶和华不但定意,

也必作成他攻击巴比伦居民的话。

13 你这住在众水旁,

多有财宝的啊!

你的结局到了,

你被剪除的时刻到了。

14 万军之耶和华指着自己起誓,说:

“我必使敌人充满你,像蝗虫一样布满你的全地,

他们必对你发出胜利的吶喊。”

15 耶和华用自己的能力创造了大地,

用自己的智慧坚立了世界,

又用自己的聪明展开了诸天。

16 他一发声,空中诸水就澎湃;

他使云雾从地极上腾;

他造了闪电和雷雨,

又使风从他的仓库里吹出来。

17 人人都是顽梗无知;

所有的金匠都因偶像羞愧,

因为他们铸造的像都是虚假,没有气息。

18 偶像都是虚无的,是荒谬可笑的作品;

到了讨罪的时候,它们必被除灭。

19 那作雅各产业的并不像这些偶像,

因为他是万物的创造者;

以色列是属他的民族,

万军之耶和华是他的名。

20 耶和华说:“你是我的铁锤,

作我的兵器;

我用你们打碎列国,

用你毁灭万邦。

21 我用你打碎战马和骑马的,

用你打碎战车和坐战车的。

22 我用你打碎男人和妇女,

用你打碎老年人和少年人,

用你打碎少男和少女。

23 我用你打碎牧人和他的羊群,

用你打碎农夫和他的耕牛,

用你打碎省长和总监。

24 “但我必在你们眼前报复巴比伦和迦勒底所有的居民在锡安所作的一切恶事。”这是耶和华的宣告。

25 “行毁灭的山哪,

就是毁灭全地的山哪!

我要和你作对,

我要伸手攻击你,

使你从山岩上滚下来,

使你成为烧毁了的山。”

这是耶和华的宣告。

26 “人必不从你那里取石头作房角石,

也不从你那里取石头作基石,

因为你必永远荒凉。”

这是耶和华的宣告。

27 “你们要在地上竖起旗帜,

在列国中吹号角,

使列国作好准备攻击巴比伦,

把亚拉腊、米尼、亚实基拿等国召来攻击她,

又指派元帅来攻击她,

使马匹像蝗虫汹涌上来。

28 你们要使列国作好准备攻击她,

使玛代诸王,

和她的省长、总监,

以及他们辖下各地的人民都作好准备攻击她。

29 大地震动翻腾,

因为耶和华攻击巴比伦所定的旨意立定不移,

要使巴比伦的地荒凉,

没有人居住。

30 巴比伦的勇士停止作战,

留在堡垒里面;

他们的勇士消退,

变成像妇人一样软弱。

巴比伦的房屋被火焚烧,

她的门闩都被折断。

31 驿卒一个接一个跑来,

报信的也相继而至,

向巴比伦王报告,

他的京城已经完全被攻取了。

32 渡口已经被占据了,

生满芦苇的沼泽也被火烧了,

军兵都惊慌失措。”

33 因为万军之耶和华以色列的 神这样说:

“巴比伦城(“城”原文作“女子”)好象正被踹平的禾场,

再过片时,她被收割的时候就到了。”

34 以色列人说:“巴比伦王尼布甲尼撒吞灭了我们,

使我们十分混乱,

又使我们成为空的器皿;

他像怪兽把我们吞下,他的肚塞满了我们的美物,

他却把我们吐出去。”

35 锡安的居民要说:

“愿巴比伦以强暴待我们(“我们”或译:“我和我骨肉之亲”)的罪归到巴比伦身上。”

耶路撒冷要说:

“愿流我血的罪归到迦勒底的居民身上。”

36 因此,耶和华这样说:

“看哪!我必为你的案件申诉,

为你报仇;

我必使巴比伦的河水枯竭,

使它们的水源干涸。

37 巴比伦必变成乱堆,

成为野狗的巢穴,

成为令人惊骇和嗤笑的对象,

没有人居住。

38 巴比伦人必像少壮狮子一起吼叫,

又像幼狮咆哮。

39 他们食欲大动的时候,我必为他们摆设筵席,

使他们喝醉,狂欢乱叫,

然后永远沉睡,不再醒来(这是耶和华的宣告)。

40 我必使他们像羊羔,

像公绵羊和公山羊一样下到屠宰之地。

41 示沙克怎么竟被攻取!

全地所称赞的怎么竟被占领!

巴比伦在列国中怎么竟成了令人惊骇的对象!

42 大海上涨漫过巴比伦,

它被汹涌的波浪淹没。

43 它的城镇变为荒凉,

成为干旱的地和沙漠,

没有人住在里面,

也没有人经过。

44 我必惩罚巴比伦的彼勒,

使它从口中吐出它所吞噬的;

列国必不再归附它,

巴比伦的城墙也倒塌了。

45 我的子民哪!你们要从它那里出来,

各自逃命,

躲避耶和华的烈怒。

46 你们不要心惊胆怯,

也不要因在境内听到的谣言惧怕;

因为今年有谣言传来,

明年也会有谣言传来,

境内有强暴的事,

官长互相攻击。

47 因此,你看,日子快到,

我必惩罚巴比伦的偶像;

巴比伦全地都必蒙羞,

所有被刺杀的人都必倒在境内。

48 那时天地和其中的一切,

都必因巴比伦的倾覆欢呼,

因为行毁灭的要从北方来攻击她。”

这是耶和华的宣告。

49 “巴比伦必因以色列被刺杀的人而倒下,

就如全地被刺杀的人因巴比伦而倒下。

50 那些已逃脱了刀剑的人哪!

走吧!不要站着,

要从远方记念耶和华,

心中惦念耶路撒冷。

51 我们因听见辱骂而蒙羞,

满面惭愧;

因为外族人进入了耶和华殿的圣所。

52 因此,看哪!日子快到,

这是耶和华的宣告。

我必惩罚巴比伦的偶像,

在巴比伦全境到处都有被刺伤的人在唉哼。

53 即使巴比伦升到天上,

即使它在高处建造难以进侵的堡垒,

但必有行毁灭的从我这里去攻击它。”

这是耶和华的宣告。

54 “听啊!有哀号的声音从巴比伦传出,

有大毁灭的声音从迦勒底人的地发出。

55 因为耶和华正在毁灭巴比伦,

使城中喧闹的声音灭绝。

敌军好象洪水,波浪澎湃,

发出吶喊的声音。

56 因为有一位行毁灭的来攻击巴比伦,

巴比伦的勇士被擒住,

他们的弓弩折断了,

因为耶和华是报应的 神,

他必报复巴比伦。

57 我必使巴比伦的领袖和智慧人,

省长、总监和勇士都喝醉,

永远沉睡,不再醒来。”

这是君王的宣告,

万军之耶和华是他的名。

58 万军之耶和华这样说:

“巴比伦宽阔的城墙必被夷为平地,

它高大的城门必被焚烧;

万民所劳碌的都必成空,

万族所辛劳的都付诸一炬。”

耶利米的预言传到巴比伦

59 犹大王西底家执政的第四年,玛西雅的孙子、尼利亚的儿子西莱雅和王同去巴比伦的时候,耶利米先知有话吩咐西莱雅,他是掌管住宿事务的官员。 60 耶利米把一切将要临到巴比伦的灾祸,就是这一切论到巴比伦的话,都写在一卷书上。 61 耶利米对西莱雅说:“你到了巴比伦以后,一定要宣读这一切话, 62 然后你要说:‘耶和华啊!论到这地方,你曾经亲自说过要把它剪除,使这地永远荒凉,没有人畜居住。’ 63 你宣读完这书卷以后,要把一块石头和书拴在一起,丢进幼发拉底河里, 64 然后说:‘巴比伦必因耶和华(“耶和华”原文作“我”)所要降给它的灾祸,照样沉下去,不再浮上来;它的人民也必灭没。’”耶利米的话到此为止。