Add parallel Print Page Options

Recenseamento dos israelitas

No primeiro dia do segundo mês[a] do segundo ano depois dos israelitas terem deixado o Egito, o Senhor deu as seguintes instruções a Moisés, que se encontrava nessa ocasião na tenda do encontro, enquanto Israel estava acampado no deserto de Sinai: “Faz um recenseamento de todos os homens israelitas, 3-5 a partir da idade de 20 anos, que sejam aptos para combater; indica também a tribo e a família de cada um.

Tu e Aarão ficarão responsáveis por essa iniciativa e serão assistidos pelos chefes de cada tribo, deste modo:

da tribo de Rúben: Elizur, filho de Sedeur;

da tribo de Simeão: Selumiel, filho de Zurisadai;

da tribo de Judá: Nassom, filho de Aminadabe;

da tribo de Issacar: Netanel, filho de Zuar;

da tribo de Zebulão: Eliabe, filho de Helom;

10 Dos filhos de José:

Elisama, filho de Amiude, pela tribo de Efraim;

Gamaliel, filho de Pedazur, pela tribo de Manassés;

11 da tribo de Benjamim: Abidã, filho de Gideoni;

12 da tribo de Dan: Aiezer, filho de Amisadai;

13 da tribo de Aser: Pagiel, filho de Ocrã;

14 da tribo de Gad: Eliasafe, filho de Deuel;

15 da tribo de Naftali: Airá, filho de Enã.”

16 Foram estes os nomeados para a tarefa indicada.

17 Moisés e Aarão, com os chefes acima indicados, 18 convocaram todos os homens de Israel no primeiro dia do segundo mês com idade a partir de 20 anos para virem registar-se e indicar a sua tribo e família, 19 tal como o Senhor ordenara a Moisés no deserto do Sinai.

Foi esta a contagem final:

20-21 Rúben, o filho mais velho de Jacob: 46 500;

22-23 Simeão: 59 300;

24-25 Gad: 45 650;

26-27 Judá: 74 600;

28-29 Issacar: 54 400;

30-31 Zebulão: 57 400;

32-33 José: Efraim: 40 500;

34-35 Manassés: 32 200;

36-37 Benjamim: 35 400;

38-39 Dan: 62 700;

40-41 Aser: 41 500;

42-43 Naftali: 53 400.

44-46 O total de homens israelitas recenseados, aptos para o exército, foi de: 603 550.

47 Esta relação não inclui os levitas, 48 porque o Senhor tinha dito a Moisés 49 que isentasse os levitas dessa obrigação e não os incluísse no recenseamento; 50-52 pois a sua atividade está relacionada com o tabernáculo e o seu transporte. O seu dever é viver junto dele; assim, quando tiver de ser deslocado, os levitas terão de o desmontar para tornar a armá-lo onde for preciso. Outra pessoa, quem quer que seja, que venha a tocar nele morrerá. Cada tribo levantará o seu acampamento em áreas separadas, com a sua bandeira própria. 53 Mas os levitas agrupar-se-ão à volta do tabernáculo como uma parede entre o povo e a severidade de Deus, que é santo, para os proteger da ira divina.

54 Todas estas instruções do Senhor a Moisés foram postas em execução.

Disposição das tribos quando acampadas

O Senhor deu mais as seguintes ordens a Moisés e a Aarão: “Cada tribo deverá ter o seu próprio espaço para instalar as tendas, cada uma sob o respetivo pendão e cada família com a respetiva insígnia, e hão de dispor-se de forma a que fiquem no meio da tenda do encontro.”

3-31 Será assim a sua localização relativa:

TriboChefeLocalizaçãoMembros recenseados
JudáNassom, filho de AminadabeA oriente74 600
IssacarNetanel, filho de ZuarJunto de Judá54 400
ZebulãoEliabe, filho de HelomJunto de Issacar57 400

Portanto, o total de todos aqueles que acampavam do lado de Judá era de 186 400. Estas três tribos eram as que seguiam à frente, quando todo o povo tinha de se deslocar para se instalar noutro sítio.

RúbenElizur, filho de SedeurA sul46 500
SimeãoSelumiel, filho de ZurisadaiJunto de Rúben59 300
GadEliasafe, filho de DeuelJunto de Simeão45 650

O total dos que ficavam do lado de Rúben foi pois de 151 450. E iam após o grupo anterior quando tinham que viajar. Só então vinha a tenda do encontro com os levitas. Sempre que se deslocavam, cada tribo mantinha-se sob a sua própria bandeira, tal como quando estavam acampados, separadas umas das outras.

EfraimElisama, filho de AmiudeA ocidente40 500
ManassésGamaliel, filho de PedazurJunto de Efraim32 200
BenjamimAbidã, filho de GideoniJunto de Manassés35 400

O total dos que faziam este conjunto com Efraim foi assim de 108 100; seguiam após os outros na linha de marcha.

DanAiezer, filho de AmisadaiA norte62 700
AserPagiel, filho de OcrãJunto de Dan41 500
NaftaliAirá, filho de EnãJunto de Aser53 400

Era pois o total dos que estavam do lado de Dan 157 600, e fechavam a coluna de marcha nas deslocações do povo.

32 Os exércitos de Israel totalizavam 603 550 indivíduos. 33 Não incluía os levitas, que não eram tidos nessa contagem, conforme a indicação de Senhor a Moisés.

34 Estabelecia assim o povo de Israel os seus acampamentos; cada tribo sob o seu estandarte, no local que o Senhor mostrava a Moisés.

A tribo de Levi

No tempo em que o Senhor falou a Moisés junto ao monte Sinai, eram os seguintes os filhos de Aarão: Nadabe, o mais velho, Abiú, Eleazar e Itamar. Eram todos ungidos como sacerdotes e separados para administrar as coisas sagradas no tabernáculo. Contudo, Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor no deserto de Sinai, quando lhe ofereceram fogo estranho que não era sagrado. E como não tinham filhos, ficaram apenas Eleazar e Itamar para assistirem a seu pai, Aarão.

Então o Senhor disse a Moisés: “Convoca a tribo de Levi e apresenta-os a Aarão e seus assistentes. Eles deverão seguir as suas instruções e cumprir com os deveres sagrados na tenda do encontro a favor do povo de Israel. Fica a seu cargo todo o material e mobiliário, assim como a manutenção da tenda do encontro. 9-10 Contudo, apenas Aarão e seus filhos poderão desempenhar as funções de sacerdote. Outra pessoa, seja quem for, que tentar executar essas funções deverá morrer.”

11 E disse-lhe mais o Senhor: 12 “Separei para mim os levitas em lugar dos filhos mais velhos do povo de Israel. Portanto, os levitas são meus em troca de todos os primogénitos. 13 Desde o dia em que matei os filhos mais velhos das famílias do Egito, separei para mim os primeiros filhos a nascer aos casais israelitas, assim como também aos próprios animais. São meus. Eu sou o Senhor.”

14 O Senhor falou-lhe de novo no deserto de Sinai, dizendo: 15 “Recenseia a tribo de Levi, indicando o número de pessoas em cada família. Conta cada indivíduo, de sexo masculino, a partir da idade de um mês.” 16 Foi o que Moisés fez, conforme a ordem recebida do Senhor, 17 sendo estes os nomes dos filhos de Levi e dos seus filhos:

Gerson, Coate e Merari.

18 Libni e Simei foram os filhos de Gerson que deram o nome às famílias descendentes dele.

19 Amrão, Izar, Hebrom e Uziel foram os filhos de Coate que deram o nome a outras tantas famílias descendentes dele.

20 Mali e Musi, filhos de Merari, deram igualmente o nome às duas famílias descendentes dele.

Estas são, portanto, as famílias de levitas, segundo os seus clãs.

21 Filho de Levi: Gerson. Netos de Levi (e nomes das famílias): Libni e Simei.

22 Ao todo, os homens com mais de um mês de idade eram 7500.

23-24 Chefe da clã: Eliasafe, filho de Lael.

Localização do acampamento: A oriente do tabernáculo.

25 Responsabilidades: Estas duas famílias de levitas têm a responsabilidade de cuidar da manutenção da tenda do encontro; das suas cobertas, das cortinas da entrada, das que rodeiam o pátio, 26 das portas do pátio, do altar, e das cordas para atar todo o tabernáculo, sempre que preciso.

27 Filho de Levi: Coate. Netos de Levi (e nomes das famílias): Amrão, Izar, Hebrom, Uziel.

28 Ao todo, os homens com mais de um mês de idade eram 8600. E ficaram como encarregados das funções do santuário.

29-30 Chefe do clã: Elizafã, filho de Uziel. Localização do acampamento:

A sul do tabernáculo.

31 Responsabilidades: As responsabilidades destas quatro famílias incidem sobre a arca, a mesa, o candelabro, os altares, os vários utensílios usados no tabernáculo, o véu, e todas as reparações que for necessário fazer em cada uma dessas coisas.

32 Nota: Eleazar, filho de Aarão, será o administrador responsável sobre os chefes dos levitas, com a especial responsabilidade da superintendência geral do santuário.

33 Filho de Levi: Merari. Netos de Levi (e nomes das famílias): Mali e Musi.

34 Ao todo, os homens com mais de um mês de idade eram 6200.

35 Chefe do clã: Zuriel, filho de Abiail.

Localização do acampamento: A norte do tabernáculo.

36 Responsabilidades: Têm de cuidar de toda a estrutura do tabernáculo, das tábuas, das varas, das colinas, das bases, e também de todos os recipientes, assim como de equipamento necessário para o seu uso; 37 e ainda das estacas e cordas.

38 A área oriental em relação à tenda do encontro foi reservada para as tendas de Moisés, de Aarão e dos filhos, que tinham a responsabilidade superior do tabernáculo, a favor de Israel. Quem não fosse sacerdote nem levita e tentasse aproximar-se do tabernáculo teria de ser executado.

39 Assim, o total dos levitas, segundo a contagem de Moisés e de Aarão, de acordo com a ordem do Senhor, foi de 22 000 indivíduos do sexo masculino, a partir de um mês de idade.

40 Então o Senhor disse a Moisés: “Recenseia agora os filhos primogénitos dos israelitas, a partir de um mês de idade, e faz o registo de cada nome. 41 Quanto aos levitas, esses serão meus, eu sou Senhor, como substitutos dos primogénitos dos israelitas; também me pertencem as primeiras crias do gado do povo.”

42 Assim fez Moisés o censo dos filhos mais velhos do povo de Israel, tal como o Senhor lhe ordenara, 43 sendo o total de homens com mais de um mês de idade, de 22 273.

44 Disse o Senhor a Moisés: 45 “Dá-me os levitas em lugar dos primeiros filhos que nascerem aos israelitas, e também o gado dos levitas em lugar dos primeiros nascidos do gado de Israel. Sim, os levitas serão meus. Eu sou o Senhor. 46 Quanto aos 273 indivíduos que ultrapassam o número equivalente dos levitas (22 000) 47-48 hão de ser resgatados, dando a Aarão e aos seus filhos a quantia de cinco peças de dinheiro por cabeça. Cada peça de dinheiro tem o valor de 11,5 gramas de prata; conforme o peso do santuário.”

49 Dessa forma, recebeu Moisés o dinheiro em resgate dos primogénitos israelitas que estavam em excesso relativamente ao número dos levitas. 50 O dinheiro assim coletado atingiu um montante de 16 quilos de prata, 51 que Moisés deu a Aarão e filhos como o Senhor ordenara.

Os coatitas

Então o Senhor disse a Moisés e a Aarão: “Tomem a soma do grupo familiar de Coate, da tribo de Levi. Serão contados todos os do sexo masculino, entre 30 e 50 anos, capazes de trabalharem na tenda do encontro.

Estes são os seus deveres quanto às coisas santas: Quando o acampamento for chamado a deslocar-se, Aarão e os filhos entrarão primeiramente na tenda do encontro e descerão o véu, cobrindo a arca do testemunho com ele. Seguidamente, cobrirão o próprio véu com a coberta de peles de couro fino[b] e, sobre esta, um pano azul. Porão ainda as varas na arca.

Depois deverão estender igualmente um pano azul sobre a mesa, na qual está exposto o pão da Presença, e colocarão os pratos, as colheres, as taças, os jarros, e também o pão sobre esse tecido. Porão em cima disso tudo um pano carmesim; e finalmente uma coberta pele de couro fino. Então enfiarão as varas de transporte nos lados da mesa.

Depois disso, cobrirão o candelabro com um pano azul, assim como as lâmpadas, os apagadores, os espevitadores e o reservatório de azeite. 10 Todo este conjunto de objetos será depois coberto com peles de couro fino, feito o seu acondicionamento, será colocado sobre uma armação, para ser transportado.

11 Deverão depois estender um pano azul sobre o altar de ouro, cobri-lo com uma pele de couro fino, e pôr as varas nos seus cantos.

12 Todos os outros utensílios do tabernáculo deverão ser acondicionados num tecido azul, cobertos com pele de couro fino, e postos numa armação de transporte.

13 Hão de ser tiradas as cinzas do altar e este será coberto com um pano de púrpura. 14 Todos os utensílios do altar devem ficar sobre ele; braseiros, garfos, pás, bacias e outros recipientes, e uma coberta de peles de couro fino, estendida sobre eles. Finalmente, as varas de transporte serão enfiadas lateralmente, nos seus lugares.

15 Quando Aarão e os seus filhos tiverem terminado esta tarefa, os homens de Coate chegar-se-ão e carregarão os embrulhos, levando-os para onde o acampamento se deslocar. Mas não deverão tocar nos objetos sagrados, senão morrerão. Esta é portanto a sagrada tarefa dos descendentes de Coate na tenda do encontro.

16 Eleazar, filho de Aarão, terá a responsabilidade do azeite para a iluminação, do incenso aromático, da oferta diária de cereais, do azeite da unção; na realidade, terá até a supervisão de todo o tabernáculo; tudo ali estará à sua responsabilidade.”

17 Então o Senhor disse a Moisés e a Aarão: 18 “Atenção que as famílias dos coatitas não se destruam a si mesmas! 19 Para que eles não morram quando transportam as coisas santas, farás o seguinte: Aarão e os seus filhos entrarão e indicarão a cada um o que deve transportar. 20 No entanto, eles nunca deverão entrar no santuário, nem sequer por um momento, nem olhar para os objetos sagrados; senão morrerão.”

Os gersonitas

21 Disse mais o Senhor a Moisés: 22 “Toma o número dos gersonitas da tribo de Levi 23 todos os homens entre 30 e 50 anos, capazes para o trabalho sagrado com a tenda do encontro. 24 Serão estas as suas funções: 25 levarão as cortinas do tabernáculo, mais propriamente o conjunto da tenda do encontro, com as cobertas, as peles de couro fino, a cortina da porta; 26 e ainda as cortinas do pátio e as da entrada deste; também deverão transportar as suas cordas e todos os acessórios respetivos. 27 São plenamente responsáveis por tudo isto que foi referido. Aarão ou os seus filhos deverão indicar-lhes as tarefas; 28 mas os gersonitas serão diretamente responsáveis perante Itamar, sacerdote, filho de Aarão.

Os meraritas

29 Agora, conta os homens do grupo das famílias descendentes de Merari, da tribo de Levi, 30 entre 30 e 50 anos, capazes para o serviço da tenda do encontro. 31 Quando a tenda do encontro tiver de ser deslocada, deverão transportar toda a armação, as bases, 32 as tábuas, assim como a estrutura envolvente do pátio, com as suas bases, estacas, cordas, e tudo o resto que esteja relacionado com isso e que sirva para a sua conservação. Distribui as tarefas por cada homem, notando o seu nome. 33 A divisão de Merari será igualmente responsável perante Itamar, filho de Aarão.”

As divisões de levitas são contadas

34 Moisés, Aarão e os outros chefes tomaram o número dos homens da divisão de Coate, 35 dos que tinham entre 30 e 50 anos, capazes para o serviço da tenda do encontro; 36 e acharam que havia um total de 2750. 37 Tudo isto foi feito para dar cumprimento às instruções do Senhor a Moisés.

38-48 Idêntica contagem foi feita à divisão de Gerson, totalizando 2630 indivíduos. Quanto à de Merari, contaram-se 3200.

Moisés, Aarão e os chefes de Israel acharam que todos os levitas entre 30 e 50 anos, aptos para o serviço da tenda do encontro e para o seu transporte, constituíam um total de 8580 pessoas. 49 Este censo foi realizado em resposta às ordens do Senhor a Moisés, o qual indicou para cada um a sua função e o que devia transportar.

Footnotes

  1. 1.1 Mês de Zive. Entre a lua nova do mês de abril e o mês de maio.
  2. 4.6 Acerca deste tipo de pele, o termo hebraico tem significado incerto. Pode significar couro à base de pele de um animal mamífero marinho, provavelmente o dugongo, ou significar um tipo fino e duradouro de couro à base de animais que foram domesticados.