Add parallel Print Page Options

A mensagem de João Batista

(Mc 1.1-8; Lc 3.1-9; Jo 1.19-28)

Naquele tempo, João Batista apareceu e começou a proclamar no deserto da Judeia, dizendo:

—Mudem a sua forma de pensar e de viver, pois o reino de Deus está próximo.

Era a João Batista que o profeta Isaías estava se referindo quando disse:

“Uma voz clama no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor,
    e abram estradas retas para ele passar”.(A)

João usava roupas feitas de pelo de camelo e um cinto de couro amarrado na cintura. Ele se alimentava com gafanhotos e mel silvestre. Muita gente ia até ele para ouvir a sua mensagem. Eram pessoas vindas de Jerusalém, de toda a província da Judeia e também de toda a região das redondezas do rio Jordão. Elas confessavam os seus pecados e eram batizadas por João no rio Jordão.

Quando João viu que muitos dos fariseus e saduceus estavam se aproximando para serem batizados por ele, lhes disse:

—Raça de cobras venenosas! Quem ensinou a vocês como escapar do castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês mudaram o seu comportamento. Não comecem a dizer entre vocês mesmos: “Somos da família de Abraão”. Pois eu lhes digo que até destas pedras Deus é capaz de fazer parentes que vêm da família de Abraão! 10 O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não produz bom fruto será cortada e jogada no fogo.

11 —Eu os batizo em água como prova de que vocês decidiram mudar o seu comportamento. Mas aquele que vem depois de mim os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele é muito mais poderoso do que eu e não sou digno nem de tirar as sandálias dele. 12 Ele tem uma pá nas mãos para separar o trigo da palha. O trigo será juntado em seu depósito, mas a palha será queimada com um fogo que nunca se apaga.

Read full chapter