Add parallel Print Page Options

17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 20 Então, mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo.

21 Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. 22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. 23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.

Read full chapter

17 Ao ouvir aquilo, Jesus lhe disse:

—Feliz de você, Pedro, filho de João, pois esta verdade não lhe foi revelada por nenhum ser humano, mas sim por meu Pai que está no céu. 18 Eu lhe digo que você é Pedro, e que sobre esta pedra[a] eu construirei a minha igreja e os poderes da morte[b] não prevalecerão contra ela. 19 Eu lhe darei as chaves do reino de Deus: aquilo que você proibir aqui na terra será julgado no céu e o que você permitir aqui na terra será permitido no céu.[c]

20 Depois Jesus advertiu os discípulos para que eles não contassem a ninguém que ele era o Cristo.

Jesus fala de sua morte pela primeira vez

(Mc 8.31-9.1; Lc 9.22-27)

21 Desde aquela época, Jesus começou a explicar a seus discípulos que ele deveria ir a Jerusalém e sofrer muitas coisas nas mãos dos líderes, dos líderes dos sacerdotes e dos professores da lei. Ele também lhes explicou que iria ser morto e que no terceiro dia iria ressuscitar. 22 Pedro, então, chamando-o de lado, começou a chamar-lhe a atenção, dizendo:

—Que Deus não permita! De modo nenhum isso acontecerá com o senhor!

23 Mas Jesus se virou e disse a Pedro:

—Afaste-se de mim, Satanás[d]! Você é uma pedra de tropeço no meu caminho, pois não está pensando como Deus pensa, mas sim como as pessoas pensam!

Read full chapter

Footnotes

  1. 16.18 Pedro (…) esta pedra Pedro significa “rocha”. Era a forma grega do nome aramaico “Cefas”. Tanto nas Escrituras (Is 51.1,2), como na tradição judaica, Abraão era comparado com uma rocha que Deus podia usar para “construir” seu povo. Aqui Jesus dá a entender que Pedro é como Abraão. Da mesma forma, como Deus honrou Abraão pela sua fé, Jesus honra Pedro por manifestar de forma corajosa a sua fé.
  2. 16.18 os poderes da morte Literalmente, “As portas do Hades”. Ver Hades no vocabulário.
  3. 16.19 aquilo que você (…) permitido no céu Literalmente, “O que você atar na terra, também será atado no céu. O que você desatar na terra, também será desatado no céu”.
  4. 16.23 Satanás Significa “o inimigo”. Jesus quer dizer que Pedro, ao igual que Satanás, estava tentando que Jesus desistisse da sua missão.