Add parallel Print Page Options

Só Deus resgata Israel

43 Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá, por ti. Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos, pela tua alma. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua semente desde o Oriente e te ajuntarei desde o Ocidente. Direi ao Norte: Dá; e ao Sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz.

Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos. Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e para que se ouça, e para que se diga: Verdade é. 10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não Salvador. 12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. 13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?

14 Assim diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós, enviei inimigos contra a Babilônia e a todos farei descer como fugitivos, isto é, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam. 15 Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. 16 Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho e nas águas impetuosas, uma vereda; 17 o que trouxe o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram e nunca se levantarão; estão extintos e como um pavio, se apagaram. 18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. 19 Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. 20 Os animais do campo me servirão, os dragões e os filhos do avestruz; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito. 21 Esse povo que formei para mim, para que me desse louvor.

22 Contudo, tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel. 23 Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso. 24 Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades. 25 Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro. 26 Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar. 27 Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim. 28 Pelo que profanarei os maiorais do santuário e farei de Jacó um anátema e de Israel, um opróbrio.

O único Salvador de Israel

43 Mas agora o Senhor que te criou, ó Jacob, aquele que te formou, ó Israel, diz-te: “Não tenhas medo, porque te resgatei! Chamei-te pelo teu nome, és meu! Quando passares pelas águas profundas de grandes tribulações, estarei contigo. Quando tiveres de atravessar rios de pesadas dificuldades, não te afundarás. Quando passares pelas labaredas da opressão, não ficarás queimado; será um fogo que não te consumirá. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o teu Salvador, o Santo de Israel. Dei o Egito, Cuche e Seba em troca da tua liberdade, como resgate. Outros morreram para que pudesses viver; negociei as suas vidas em troca da tua, porque para mim és precioso; és a minha honra e eu amo-te. Não tenham receio, pois eu estou convosco; juntar-vos-ei do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul. Trarei os meus filhos e filhas de novo para Israel, desde os cantos mais distantes da Terra. Virão todos os que me invocam como seu Deus, que se chamam pelo meu nome, pois foram criados para a minha glória. Fui eu quem os formou.

Tragam-nos de volta para mim, cegos como são e surdos, quando eu os chamo, embora tenham ouvidos e vista. Reúnam todas as nações! Qual de todos os seus ídolos foi capaz de anunciar previamente todas estas coisas? Qual deles pôde predizer um só dia que fosse, com antecipação? Quem pode servir de testemunha de qualquer coisa que eles tenham dito? Então, se não houver testemunhas, terão de confessar que só Deus diz a verdade. 10 Quanto a mim, eu tenho testemunhas, ó Israel, diz o Senhor! Vocês são as minhas testemunhas e os meus servos, escolhidos para me conhecerem e para crerem em mim, e para compreenderem que só eu sou Deus. Não há, nem houve, nem haverá outro Deus além de mim. 11 Eu sou o Senhor e não há outro Salvador! 12 De todas as vezes que vocês decidiram lançar fora os ídolos, dei-vos a conhecer o meu poder. Com uma só palavra minha vos salvei e vocês viram-no bem! Por isso, são testemunhas de como é realmente verdade. 13 De eternidade em eternidade, eu sou Deus. Ninguém há que possa impedir-me de fazer o que faço.”

A misericórdia de Deus e a infidelidade de Israel

14 O Senhor, o vosso Redentor, o Santo de Israel, diz: “Por vossa causa, enviarei um exército invasor contra Babilónia e a todos os de lá farei embarcar como fugitivos, isto é, os caldeus, nos navios com os quais se vangloriavam. 15 Eu sou o Senhor, o vosso Criador, o Santo e o Rei de Israel.

16 Eu sou o Senhor, capaz de abrir um caminho através das águas, mesmo no meio do mar. 17 Levei o poderoso exército do Egito com os seus carros de guerras, condutores e cavaleiros, para que morressem ali, sepultados sob as águas; as suas vidas apagaram-se como a chama duma vela. 18 Não lembrem nem considerem as coisas passadas. 19 Nada são em comparação com aquilo que irei realizar! Será algo inteiramente novo! Olhem, até já comecei! Não estão a ver? Farei um caminho através do deserto deste mundo, para que o meu povo regresse à sua pátria; farei aparecer rios para eles nesse deserto. 20 Os animais selvagens, chacais e corujas do deserto agradecer-me-ão, por lhes ter dado água no meio daquela aridez, por ter feito brotar ali fontes, a fim de que o meu povo, aqueles que escolhi, possa refrescar-se. 21 Formei Israel para mim e este povo ainda um dia me honrará perante todo o mundo.

22 Contudo, ó povo de Jacob, vocês não me invocaram, não pediram o meu auxílio e até se cansaram de mim! 23 Não me trouxeram cordeiros para os holocaustos, não quiseram honrar-me com sacrifícios, apesar de ser bem pouco aquilo que eu reclamava como oferta e como incenso! 24 Não me trouxeram incenso aromático, nem quiseram agradar-me com a gordura dos sacrifícios. A única coisa que decidiram oferecer-me foram pecados; até me cansaram com as maldades que praticaram.

25 Eu sou o único que pode anular os vossos pecados e faço-o por causa da minha própria justiça; nunca mais os levarei em conta. 26 Seria bem preferível que fossem vocês a lembrar-me as minhas promessas de perdão, porque temos de falar dos vossos pecados. Apresentem as vossas razões e pedidos de clemência, para que possa perdoar-vos. 27 O vosso primeiro antepassado pecou; todos os vossos representantes se revoltaram contra mim. 28 Foi por essa mesma razão que expulsei os vossos sacerdotes, entreguei Jacob à destruição e cobri Israel de vergonha.

When You’re Between a Rock and a Hard Place

43 1-4 But now, God’s Message,
    the God who made you in the first place, Jacob,
    the One who got you started, Israel:
“Don’t be afraid, I’ve redeemed you.
    I’ve called your name. You’re mine.
When you’re in over your head, I’ll be there with you.
    When you’re in rough waters, you will not go down.
When you’re between a rock and a hard place,
    it won’t be a dead end—
Because I am God, your personal God,
    The Holy of Israel, your Savior.
I paid a huge price for you:
    all of Egypt, with rich Cush and Seba thrown in!
That’s how much you mean to me!
    That’s how much I love you!
I’d sell off the whole world to get you back,
    trade the creation just for you.

5-7 “So don’t be afraid: I’m with you.
    I’ll round up all your scattered children,
    pull them in from east and west.
I’ll send orders north and south:
    ‘Send them back.
Return my sons from distant lands,
    my daughters from faraway places.
I want them back, every last one who bears my name,
    every man, woman, and child
Whom I created for my glory,
    yes, personally formed and made each one.’”

* * *

8-13 Get the blind and deaf out here and ready—
    the blind (though there’s nothing wrong with their eyes)
    and the deaf (though there’s nothing wrong with their ears).
Then get the other nations out here and ready.
    Let’s see what they have to say about this,
    how they account for what’s happened.
Let them present their expert witnesses
    and make their case;
    let them try to convince us what they say is true.
“But you are my witnesses.” God’s Decree.
    “You’re my handpicked servant
So that you’ll come to know and trust me,
    understand both that I am and who I am.
Previous to me there was no such thing as a god,
    nor will there be after me.
I, yes I, am God.
    I’m the only Savior there is.
I spoke, I saved, I told you what existed
    long before these upstart gods appeared on the scene.
And you know it, you’re my witnesses,
    you’re the evidence.” God’s Decree.
“Yes, I am God.
    I’ve always been God
    and I always will be God.
No one can take anything from me.
    I make; who can unmake it?”

You Didn’t Even Do the Minimum

14-15 God, your Redeemer,
    The Holy of Israel, says:
“Just for you, I will march on Babylon.
    I’ll turn the tables on the Babylonians.
Instead of whooping it up,
    they’ll be wailing.
I am God, your Holy One,
    Creator of Israel, your King.”

16-21 This is what God says,
    the God who builds a road right through the ocean,
    who carves a path through pounding waves,
The God who summons horses and chariots and armies—
    they lie down and then can’t get up;
    they’re snuffed out like so many candles:
“Forget about what’s happened;
    don’t keep going over old history.
Be alert, be present. I’m about to do something brand-new.
    It’s bursting out! Don’t you see it?
There it is! I’m making a road through the desert,
    rivers in the badlands.
Wild animals will say ‘Thank you!’
    —the coyotes and the buzzards—
Because I provided water in the desert,
    rivers through the sunbaked earth,
Drinking water for the people I chose,
    the people I made especially for myself,
    a people custom-made to praise me.

22-24 “But you didn’t pay a bit of attention to me, Jacob.
    You so quickly tired of me, Israel.
You wouldn’t even bring sheep for offerings in worship.
    You couldn’t be bothered with sacrifices.
It wasn’t that I asked that much from you.
    I didn’t expect expensive presents.
But you didn’t even do the minimum—
    so stingy with me, so closefisted.
Yet you haven’t been stingy with your sins.
    You’ve been plenty generous with them—and I’m fed up.

25 “But I, yes I, am the one
    who takes care of your sins—that’s what I do.
    I don’t keep a list of your sins.

26-28 “So, make your case against me. Let’s have this out.
    Make your arguments. Prove you’re in the right.
Your original ancestor started the sinning,
    and everyone since has joined in.
That’s why I had to disqualify the Temple leaders,
    repudiate Jacob and discredit Israel.”