Add parallel Print Page Options

Jerusalém é restituída à sua glória

60 Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E as nações caminharão à tua luz, e os reis, ao resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntaram e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas se criarão ao teu lado.

Então, o verás e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão. A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efa; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão e publicarão os louvores do Senhor. Todas as ovelhas de Quedar se congregarão junto a ti, e os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glória. Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas, às suas janelas? Certamente, as ilhas me aguardarão, e, primeiro, os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, a sua prata e o seu ouro com eles, na santificação do nome do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, porquanto te glorificou.

10 E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão, porque, no meu furor, te feri, mas, na minha benignidade, tive misericórdia de ti. 11 E as tuas portas estarão abertas de contínuo: nem de dia nem de noite se fecharão, para que tragam a ti as riquezas das nações, e, conduzidos com elas, os seus reis. 12 Porque a nação e o reino que te não servirem perecerão; sim, essas nações de todo serão assoladas.

13 A glória do Líbano virá a ti; a faia, o pinheiro e o buxo conjuntamente, para ornarem o lugar do meu santuário, e glorificarei o lugar em que assentam os meus pés. 14 Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão à planta dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a Cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel.

15 Em vez do desprezo e do aborrecimento a que foste votada, de modo que ninguém passava por ti, porei em ti uma excelência perpétua, um gozo de geração em geração. 16 E mamarás o leite das nações e te alimentarás aos peitos dos reis; e saberás que eu sou o Senhor, o teu Salvador, e o teu Redentor, e o Possante de Jacó. 17 Por cobre trarei ouro, e por ferro trarei prata, e, por madeira, bronze, e, por pedras, ferro; e farei pacíficos os teus inspetores e justos, os teus exatores. 18 Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou destruição, nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas, louvor. 19 Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a lua te alumiará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória. 20 Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará, porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão. 21 E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. 22 O menor virá a ser mil, e o mínimo, um povo grandíssimo. Eu, o Senhor, a seu tempo o farei prontamente.

A salvação é proclamada

61 O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os de antes destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. E haverá estrangeiros que apascentarão os vossos rebanhos, e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis das riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis. Por vossa dupla vergonha e afronta, exultarão pela sua parte; pelo que, na sua terra, possuirão o dobro e terão perpétua alegria. Porque eu, o Senhor, amo o juízo, e aborreço a iniquidade; eu lhes darei sua recompensa em verdade e farei um concerto eterno com eles. E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão como semente bendita do Senhor.

10 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas joias. 11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Jeová fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.

A glória futura de Jerusalém

62 Por amor de Sião, me não calarei e, por amor de Jerusalém, me não aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa. E as nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor nomeará. E serás uma coroa de glória na mão do Senhor e um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Assolada; mas chamar-te-ão Hefzibá; e à tua terra, Beulá, porque o Senhor se agrada de ti; e com a tua terra o Senhor se casará. Porque, como o jovem se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus.

Ó Jerusalém! Sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite se não calarão; ó vós que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós, nem estejais em silêncio, até que confirme e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra.

A glória de Jerusalém

60 Levante-se e brilhe, ó Jerusalém, porque chegou a sua luz
    e a glória do SENHOR brilha sobre você como o sol da manhã.
A escuridão cobre a terra,
    densas trevas cobrem as nações,
mas o SENHOR brilha sobre você
    e sobre você aparecerá a sua glória.
Então as nações virão para a sua luz
    e reis serão atraídos pelo brilho do seu amanhecer.

Levante os olhos, olhe ao seu redor.
    Todos se reúnem e vêm para você.
Os seus filhos vêm de longe
    e as suas filhas estão ao lado deles.
Então você verá isso e ficará radiante de alegria,
    ficará emocionada e cheia de orgulho.
Os tesouros de nações distantes pertencerão a você
    e as riquezas das nações serão entregues a você.
Uma multidão de camelos virá de Midiã e de Efá.
    A sua terra ficará coberta por eles.
Virão todos os de Sabá,
    eles trarão ouro e incenso,
    e cantarão louvores ao SENHOR.
Todos os rebanhos de Quedar se juntarão a você.
    Os carneiros de Nebaiote estarão à sua disposição.
O SENHOR diz:
“Eles serão uma oferta agradável no meu altar.
    Assim honrarei o meu glorioso templo.

“Quem são estas multidões que voam como nuvens,
    e como pombas voltam para o seu pombal?
São nações distantes que se juntam a mim;
    na frente vêm os navios de Társis.
Trazem de longe os seus filhos, com ouro e prata,
    para honrar o SENHOR, seu Deus,
    o Santo de Israel, que encheu você com honra.
10 Estrangeiros reconstruirão as suas muralhas,
    e os seus reis servirão você.

“Castiguei você quando eu estava irado,
    mas agora, com amor, mostrarei a minha boa vontade.
11 As suas portas permanecerão sempre abertas,
    elas não se fecharão nem de dia nem de noite.
Assim você poderá estar sempre recebendo as riquezas das nações
    que os seus reis vão trazer.
12 Pois toda nação ou reino que não servir você perecerá,
    será completamente destruído.
13 A glória do Líbano será sua:
    pinheiros, abetos e ciprestes serão seus,
para embelezar o meu santo templo;
    glorificarei o lugar do meu trono.
14 Os descendentes dos que a oprimiram
    virão inclinar-se diante de você.
Todos os que a desprezaram
    cairão aos seus pés.
Eles a chamarão de ‘A cidade do SENHOR’,
    ‘A Sião do Santo de Israel’.

15 “Em vez de abandonada e desprezada,
    sem ninguém que a visitasse,
farei com que seja uma fonte permanente de orgulho
    e de alegria para todas as gerações futuras.
16 Você beberá o leite das nações,
    será amamentada pelos seios de rainhas.
Assim saberá que eu sou o SENHOR, o seu Salvador,
    o seu Redentor, o Deus Poderoso de Jacó.
17 Em vez de bronze vou trazer ouro para você,
    prata em vez de ferro,
bronze em vez de madeira,
    e ferro em vez de pedras.
Farei com que a paz seja o seu supervisor,
    e a justiça, o seu governador.
18 Não se ouvirá mais falar de violência na sua terra,
    nem de ruína e destruição dentro das suas fronteiras.
Você chamará as suas muralhas de ‘Salvação’
    e as suas portas, de ‘Louvor’.

19 “Não será o sol que iluminará você durante o dia,
    nem o brilho da lua durante a noite,
porque o SENHOR será a sua luz para sempre,
    o seu Deus será o seu esplendor.
20 O seu sol nunca mais vai se pôr,
    e a lua não diminuirá o seu brilho,
pois o SENHOR será a sua luz para sempre,
    e nunca mais haverá dias de luto.
21 Todo o seu povo será justo
    e possuirá a terra para sempre.
Eles são o renovo que plantei,
    a obra das minhas mãos, são eles que mostram a minha glória.
22 A família mais pequena terá milhares de pessoas,
    e a pessoa menos importante se tornará numa nação poderosa.
Eu sou o SENHOR;
    na hora certa farei com que tudo aconteça depressa”.

As boas notícias anunciadas

61 O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim,
    o SENHOR me escolheu
    para anunciar as boas notícias aos pobres.
Ele me enviou para curar os aflitos,
    proclamar a libertação dos cativos
    e anunciar a liberdade aos prisioneiros.
Ele me enviou para proclamar o ano em que o SENHOR mostrará a sua bondade,
    e o dia em que o nosso Deus se vingará.
Fui enviado para consolar os que choram,
    e para pôr sobre os que choram em Sião
uma coroa em vez de cinzas,
    o óleo de alegria em vez de luto,
e um manto de louvor
    em vez de um espírito de tristeza.
Então serão chamados de árvores da justiça,
    carvalhos plantados pelo SENHOR.

Eles reconstruirão as velhas ruínas
    e levantarão as casas destruídas.
Reconstruirão as cidades arruinadas,
    destruídas há muito tempo.
Estrangeiros cuidarão dos seus rebanhos
    e as pessoas de fora trabalharão nos seus campos e vinhas.
Vocês serão chamados sacerdotes do SENHOR,
    e servos do nosso Deus.
Vocês gozarão da riqueza das nações
    e terão orgulho dos bens que eles tinham.
Em vez da vergonha, o meu povo receberá o dobro da riqueza deles;
    em vez da desonra, ele receberá terras e ficará alegre.
Sim, o meu povo possuirá uma porção dupla na sua terra
    e terá uma alegria eterna.

“Porque eu, o SENHOR, amo a justiça,
    mas odeio o roubo e a maldade.
Eu cumprirei o que prometi ao meu povo
    e farei com eles uma aliança eterna.
Os seus descendentes serão conhecidos entre as nações
    e os seus filhos entre os povos.
Todos os que os virem reconhecerão
    que eles são um povo abençoado pelo SENHOR”.

10 O SENHOR me encheu de alegria,
    todo o meu ser está cheio de felicidade!
Ele me vestiu de salvação
    e pôs sobre mim o manto de justiça.
Fiquei como um noivo vestido para o seu casamento,
    como uma noiva cheia de joias.
11 Porque, assim como a terra produz as plantas
    e as sementes brotam no jardim,
assim o Senhor DEUS fará crescer a justiça,
    e o seu louvor diante de todas as nações.
62 Por amor a Sião não ficarei em silêncio,
    por amor a Jerusalém não me calarei;
até que a sua justiça brilhe como o amanhecer,
    e a sua salvação brilhe como uma chama.
Então as nações verão a sua justiça,
    e todos os reis, a sua glória.
Todos a chamarão por um novo nome
    que o próprio SENHOR lhe dará.
Você será como uma coroa brilhante na mão do SENHOR;
    como um turbante real que pertence a Deus.
Não será mais chamada de “Cidade abandonada”,
    nem a sua terra, “Destruída”.
O seu nome será “Meu prazer”,
    e a sua terra, “Minha esposa”,
porque o SENHOR tem muito prazer em você,
    e a sua terra se casará com ele.
Como um jovem que se casa com uma jovem,
    assim quem a reconstrói se casará com você.
Como uma noiva é a alegria do noivo,
    assim também você será a alegria de Deus.

Coloquei sentinelas sobre as suas muralhas, ó Jerusalém.
    Que eles orem sempre, de dia e de noite, que nunca se calem.
Nunca se cansem
    de lembrar ao SENHOR as suas promessas.
Não deixem que o SENHOR descanse até que tenha restaurado Jerusalém
    e faça dela o louvor de toda a terra.