Add parallel Print Page Options

Funções dos cantores em seus turnos

25 E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, e com alaúdes, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério: dos filhos de Asafe, Zacur, e José, e Netanias, e Asarela, filhos de Asafe, a cargo de Asafe, que profetizava debaixo da direção do rei Davi; dos filhos de Jedutum, Gedalias, e Zeri, e Jesaías, e Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai Jedutum, para tanger harpas, o qual profetizava, louvando e dando graças ao Senhor; dos filhos de Hemã, Buquias, e Matanias, e Uziel, e Sebuel, e Jerimote, e Hananias, e Hanani, e Eliata, e Gidalti, e Romanti-Ézer, e Josbecasa, e Maloti, e Hotir, e Maaziote. Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar a corneta. Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas. Todos estes estavam ao lado de seu pai para o canto da Casa do Senhor, com saltérios, e alaúdes e harpas, para o ministério da Casa de Deus; e, ao lado do rei, Asafe, e Jedutum, e Hemã. E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito. E deitaram as sortes acerca da guarda igualmente, assim o pequeno como o grande, o mestre juntamente com o discípulo.

Saiu, pois, a primeira sorte a Asafe, a saber: a José; a segunda, a Gedalias; e eram ele, e seus irmãos, e seus filhos, ao todo, doze; 10 a terceira, a Zacur, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 11 a quarta, a Izri, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 12 a quinta, a Netanias, seus filhos, e seus irmãos, doze; 13 a sexta, a Buquias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 14 a sétima, a Jesarela, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 15 a oitava, a Jesaías, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 16 a nona, a Matanias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 17 a décima, a Simei, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 18 a undécima, a Azarel, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 19 a duodécima, a Hasabias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 20 a décima terceira, a Subael, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 21 a décima quarta, a Matitias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 22 a décima quinta, a Jerimote, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 23 a décima sexta, a Hananias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 24 a décima sétima, a Josbecasa, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 25 a décima oitava, a Hanani, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 26 a décima nona, a Maloti, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 27 a vigésima, a Eliata, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 28 a vigésima primeira, a Hotir, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 29 a vigésima segunda, a Gidalti, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 30 a vigésima terceira, a Maaziote, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 31 a vigésima quarta, a Romanti-Ézer, e seus filhos, e seus irmãos, doze.

Os grupos de música

25 Davi e os chefes do exército separaram para o serviço os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum. Eles profetizavam acompanhados de harpas, liras e pratos. Esta é a lista dos encarregados deste trabalho conforme seu serviço:

Dos filhos de Asafe estavam Zacur, José, Netanias e Asarela. Asafe os dirigia, e ele profetizava debaixo das ordens do rei.

Dos filhos de Jedutum eram seis: Gedalias, Zeri, Isaías, Simei, Hasabias e Matitias. Jedutum os dirigia e ele, ao som da harpa, profetizava para agradecer e louvar ao SENHOR.

Dos filhos de Hemã estavam Buquias, Matitias, Uziel, Sebuel, Jeremote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ézer, Josbecasa, Maloti, Hotir e Maaziote. Todos eles eram filhos de Hemã, vidente do rei. Deus tinha prometido a Hemã que o tornaria um homem muito poderoso. Hemã teve ao todo catorze filhos e três filhas.

Seu pai dirigia a todos quando cantavam no templo do SENHOR, com acompanhamento de pratos, harpas e liras nos serviços da casa de Deus. Asafe, Hemã e Jedutum estavam debaixo da direção do rei. Ao todo eles eram duzentos e oitenta e oito músicos peritos, incluindo seus outros parentes que eram cantores capacitados para louvar ao SENHOR. Sorteavam entre eles os turnos do serviço, sem distinção entre mais velhos e mais novos nem entre mestres e discípulos.

O primeiro turno correspondia a José, o asafita;

o segundo, a Gedalias e seus doze parentes;

10 o terceiro, a Zacur com seus filhos e parentes, doze ao todo;

11 o quarto, a Izri com seus filhos e parentes, doze ao todo;

12 o quinto, a Netanias com seus filhos e parentes, doze ao todo;

13 o sexto, a Buquias, com seus filhos e parentes, doze ao todo;

14 o sétimo, a Jesarela com seus filhos e parentes, doze ao todo;

15 o oitavo, a Isaías com seus filhos e parentes, doze ao todo;

16 o nono, a Matanias com seus filhos e parentes, doze ao todo;

17 o décimo, a Simei com seus filhos e parentes, doze ao todo;

18 o décimo primeiro, a Azareel com seus filhos e parentes, doze ao todo;

19 o décimo segundo, a Hasabias com seus filhos e parentes, doze ao todo;

20 o décimo terceiro, a Subael com seus filhos e parentes, doze ao todo;

21 o décimo quarto, a Matitias com seus filhos e parentes, doze ao todo;

22 o décimo quinto, a Jeremote com seus filhos e parentes, doze ao todo;

23 o décimo sexto, a Hananias com seus filhos e parentes, doze ao todo;

24 o décimo sétimo, a Josbecasa com seus filhos e parentes, doze ao todo;

25 o décimo oitavo, a Hanani com seus filhos e parentes, doze ao todo;

26 o décimo nono, a Maloti com seus filhos e parentes, doze ao todo;

27 o vigésimo, a Eliata com seus filhos e parentes, doze ao todo;

28 o vigésimo primeiro, a Hotir com seus filhos e parentes, doze ao todo;

29 o vigésimo segundo, a Gidalti com seus filhos e parentes, doze ao todo;

30 o vigésimo terceiro, a Maaziote com seus filhos e parentes, doze ao todo;

31 o vigésimo quarto, a Romanti-Ézer com seus filhos e parentes, doze ao todo.