As Fronteiras de Canaã

34 Disse mais o Senhor a Moisés: “Dê ordem aos israelitas e diga-lhes: Quando vocês entrarem em Canaã, a terra que lhes será sorteada como herança terá estas fronteiras:

“O lado sul começará no deserto de Zim, junto à fronteira de Edom. No leste, sua fronteira sul começará na extremidade do mar Salgado[a], passará pelo sul da subida de Acrabim[b], prosseguirá até Zim e irá para o sul de Cades-Barnéia. Depois passará por Hazar-Adar e irá até Azmom, onde fará uma curva e se juntará ao ribeiro do Egito, indo terminar no Mar[c].

A fronteira ocidental de vocês será o litoral do mar Grande. Será essa a fronteira do oeste.

Esta será a fronteira norte: façam uma linha desde o mar Grande até o monte Hor, e do monte Hor até Lebo-Hamate. O limite da fronteira será Zedade, prosseguirá até Zifrom e terminará em Hazar-Enã. Será essa a fronteira norte de vocês.

10 Esta será a fronteira oriental: façam uma linha de Hazar-Enã até Sefã. 11 A fronteira descerá de Sefã até Ribla, no lado oriental de Aim, e prosseguirá ao longo das encostas a leste do mar de Quinerete[d]. 12 A fronteira descerá ao longo do Jordão e terminará no mar Salgado.

Será essa a terra de vocês, com as suas fronteiras de todos os lados”.

13 Moisés ordenou aos israelitas: “Distribuam a terra por sorteio como herança. O Senhor ordenou que seja dada às nove tribos e meia, 14 porque as famílias da tribo de Rúben, da tribo de Gade e da metade da tribo de Manassés já receberam a herança delas. 15 Estas duas tribos e meia receberam sua herança no lado leste do Jordão, frente a Jericó, na direção do nascer do sol”.

Read full chapter

Footnotes

  1. 34.3 Isto é, o mar Morto; também no versículo 12.
  2. 34.4 Isto é, dos Escorpiões.
  3. 34.5 Isto é, o Mediterrâneo; também nos versículos 6 e 7.
  4. 34.11 Isto é, mar da Galiléia.