A A A A A
Bible Book List

Hebreus 10:1-17O Livro (OL)

O sacrifício único de Cristo

10 Ora, sendo que o antigo sistema da lei judaica era apenas uma sombra dos benefícios que ainda estavam para vir, e não transmitiam a imagem exacta das realidades espirituais, é evidente que nunca esses sacrifícios, que se repetiam continuamente ano após ano, podiam purificar perfeitamente os que se chegavam a Deus. Se assim fosse, um só sacrifício teria bastado. Os participantes no acto de adoração teriam sido purificados de uma só vez, nunca mais tendo sentido o sentimento de culpa sobre as suas consciências.

Esses sacrifícios, pelo contrário, vêm lembrar­lhes continuamente, todos os anos, o seu pecado. Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire a culpa dos pecados. 5/7 Foi por isso que Cristo, quando veio ao mundo, disse:

“Sacrifícios e ofertas não quiseste,
    mas formaste­me um corpo.
Não são animais queimados em oferta pelo pecado o que tu reclamas.
Então eu disse:
‘Aqui venho, ó Deus, para fazer a tua vontade,
    tal como está escrito a meu respeito no livro do Senhor’.”

Repare­se então que diz: “não quiseste sacrifícios nem ofertas nem animais queimados pelo pecado — isso não te agrada” (embora seja exigido pela lei de Moisés). E acrescenta depois: “Aqui venho, ó Deus, para fazer a tua vontade”. Isso significa que tirou o primeiro sistema para instituir um segundo. 10 E foi porque Jesus Cristo executou a vontade de Deus, oferecendo por uma só vez a sua própria vida em sacrifício, que nós somos limpos do pecado.

11 Na antiga aliança, os sacerdotes deviam todos os dias executar muitas vezes os mesmos sacrifícios que nunca podiam apagar os pecados. 12 Mas Cristo, tendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, válido para sempre, está sentado no lugar de maior honra, à direita de Deus, 13 onde espera que todos os seus inimigos lhe fiquem submetidos sob os seus pés. 14 Por meio daquela única oferta da sua própria vida, Cristo tornou perfeitos para sempre aqueles que são santificados.

15/17 E o Espírito Santo confirma que isto é assim mesmo, quando inspirou estas palavras:

“Este é o pacto que depois hei­de fazer com o povo de Israel,
    diz o Senhor:
Escreverei as minhas leis nos seus entendimentos,
elas estarão gravadas nos seus corações”. E,
“Não me lembrarei mais dos seus pecados,
    nem das suas más acções”.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes