A A A A A
Bible Book List

Romanos 2Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Vocês também são pecadores

Se você, meu amigo, pensa que pode julgar os outros, está enganado. Porque quando você julga os outros está se condenando, pois você que está julgando pratica as mesmas coisas que condena. É Deus quem julga aqueles que praticam o mal; e nós sabemos que o seu julgamento é correto. E você, meu amigo, que julga os que fazem o mal, mas faz o mesmo que eles, pensa que vai escapar do julgamento de Deus? Ou será que você despreza a grande bondade de Deus, a sua tolerância e a sua paciência? Por acaso não sabe que a bondade dele devia levar você a mudar de atitude e de vida? Mas você é duro de coração e não quer mudar de atitude. Assim vai fazer com que o seu castigo seja cada vez pior; o castigo que o espera naquele dia de fúria, em que Deus revelará os seus julgamentos justos. Ele retribuirá a todas as pessoas de acordo com o procedimento de cada um. Deus dará vida eterna para aqueles que, pela persistência em fazer o bem, procuram glória, honra e imortalidade. Mas vai castigar furiosamente os que, por seu egoísmo, se recusarem a obedecer à verdade e seguirem a maldade. Haverá aflições e sofrimentos para todos os que fazem o mal; primeiro para os judeus e depois para todos os outros. 10 Mas haverá glória, honra e paz para todos os que fazem o bem; primeiro para os judeus e depois para todos os outros. 11 Porque Deus trata a todos da mesma maneira.

12 Tanto as pessoas que têm a lei [a], como aquelas que nunca ouviram falar dela, têm a mesma culpa quando pecam. Aquelas que não têm a lei e são pecadoras, estarão perdidas; e também aquelas que têm a lei e são pecadoras, serão condenadas pela lei. 13 Porque não são aqueles que ouvem a lei que são justos diante de Deus, mas aqueles que praticam o que a lei diz é que são declarados justos. 14 (As pessoas que não são do povo judeu não têm a lei. Quando, porém, elas fazem o que a lei manda, sem nem mesmo conhecer a lei, então elas mesmas são a sua própria lei. 15 Elas mostram que as obras exigidas pela lei estão escritas nos seus corações. As suas próprias consciências provam isso e os seus pensamentos os acusarão ou os defenderão). 16 Isto acontecerá no dia em que Deus, por meio de Jesus Cristo, julgar os segredos de todos, de acordo com as Boas Novas [b] que anuncio.

Os judeus e a lei

17 Você diz que é judeu. Você confia na lei [c] de Moisés e se gaba por estar junto de Deus. 18 Você conhece a vontade de Deus e sabe as coisas que têm importância porque foi educado na lei. 19 Você está convencido de que é um guia para os cegos e uma luz para os que caminham nas trevas. 20 Você pensa que é mestre dos ignorantes e professor daqueles que não sabem nada. Você pensa que sabe tudo e que tem toda a verdade porque você tem a lei. 21 Você ensina aos outros. Por que então não ensina a você mesmo? Você diz aos outros que não se deve roubar. Por que então você rouba? 22 Você diz que não se deve cometer adultério. Por que então você mesmo comete? Você odeia os ídolos. Por que então rouba os templos? 23 Você se orgulha da lei. Por que então desonra a Deus desobedecendo a essa mesma lei? 24 As Escrituras [d] dizem: “Os que não são judeus falam mal de Deus por culpa de vocês” [e].

25 Se você segue a lei [f], então a sua circuncisão [g] tem valor; mas, se você não obedece à lei, é como se você nunca tivesse sido circuncidado. 26 Se um homem não é circuncidado mas mesmo assim obedece aos mandamentos da lei, não será ele contado como um homem circuncidado? 27 Vocês, que são circuncidados escrita mas a ela não obedecem, serão julgados por aqueles que obedecem a essa lei apesar de não serem fisicamente circuncidados. 28 Porque não é judeu quem o é apenas no seu corpo físico, pois a verdadeira circuncisão não é feita somente por fora do corpo. 29 Porém, um verdadeiro judeu é aquele que o é por dentro e a circuncisão verdadeira é aquela feita no coração. Ela é feita pelo Espírito [h] e não pela lei escrita. O verdadeiro judeu recebe honra de Deus e não dos homens.

Footnotes:

  1. Romanos 2:12 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  2. Romanos 2:16 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  3. Romanos 2:17 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  4. Romanos 2:24 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  5. Romanos 2:24 “Os que … por culpa de vocês” Citação de Isaías 52.5.
  6. Romanos 2:25 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  7. Romanos 2:25 + circuncisão, cincuncidar Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha com Abraão (Gênesis 17.9-14).
  8. Romanos 2:29 + Espírito Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes