A A A A A
Bible Book List

Marcos 3Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Jesus e o homem da mão aleijada

Numa outra ocasião, Jesus entrou novamente na sinagoga [a]. Encontrava-se lá também um homem que tinha uma das mãos aleijada. Algumas pessoas, porém, estavam lá somente para observar Jesus de perto. Eles queriam ver se Jesus iria curar alguém no sábado, pois assim eles poderiam acusá-lo. Jesus disse ao homem com a mão aleijada:

—Levante-se e coloque-se de frente para todos.

Depois Jesus perguntou:

—O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal? É permitido salvar uma vida ou destruí-la? Mas ninguém lhe respondeu nada. Jesus, então, olhou para eles à sua volta. Ele estava zangado e muito triste por causa da dureza dos seus corações. Ele se dirigiu ao homem e lhe disse:

—Estenda a sua mão.

O homem a estendeu e ela ficou curada. Os fariseus [b], então, saíram e, encontrando-se com os herodianos [c], começaram imediatamente a fazer planos para matá-lo.

A cura de muitos na praia

Jesus partiu com os seus discípulos para o lago da Galiléia, mas uma grande multidão o seguia. Eram pessoas vindas das regiões da Galiléia e da Judéia, de Jerusalém e da Iduméia. Muitos também eram de regiões que ficavam do outro lado do rio Jordão e dos arredores das cidades de Tiro e de Sidom. Eles formavam uma enorme multidão e tinham vindo porque ouviram falar de todas as coisas que Jesus fazia. A multidão era tão grande que Jesus pediu aos seus discípulos que lhe arranjassem um barco para que assim ele não fosse apertado pelo povo.

10 Ele já tinha curado muita gente e, por causa disso, muitos doentes tentavam a todo custo chegar mais perto de Jesus, a fim de poder tocar nele. 11 Quando os demônios [d] o viam, caíam no chão na sua frente e gritavam:

—Você é o Filho de Deus!

12 Mas Jesus os advertia severamente para que eles não dissessem quem ele era.

Jesus escolhe os doze apóstolos

13 Jesus subiu a um monte e chamou para si aqueles que ele queria. Eles foram e, 14 dentre eles, Jesus escolheu doze, a quem chamou de apóstolos [e]. Jesus os escolheu para que eles andassem sempre com ele, e também para que pudesse enviá-los a proclamar sua mensagem, 15 dando-lhes autoridade até para expulsar demônios [f]. 16 Estes doze foram os escolhidos: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; 17 os irmãos Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges (que quer dizer “Filhos do Trovão”); 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, o filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o cananeu; 19 e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.

Jesus e Belzebu

20 Depois disso Jesus voltou para casa, mas novamente uma grande multidão se reuniu. Havia tanta gente que Jesus e seus discípulos nem sequer podiam comer. 21 Quando os parentes de Jesus ficaram sabendo dessas coisas, foram buscá-lo, pois as pessoas estavam dizendo que ele tinha perdido a razão.

22 Os professores da lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam:

—Ele está possuído por Belzebu, o chefe dos demônios [g]! É pelo poder dele que Jesus expulsa os demônios!

23 Jesus, então, chamou-os para perto dele e, por meio de parábolas [h], lhes disse:

—Como é que Satanás pode expulsar Satanás? 24 Um reino que estiver dividido e lutar contra si mesmo, não pode durar. 25 Uma família que estiver dividida e lutar contra si mesma, não pode durar. 26 Se Satanás se opuser a si mesmo e estiver dividido, ele não durará, porém este será o seu fim. 27 Ninguém entra na casa de um homem forte para lhe roubar os bens sem primeiro amarrá-lo. Depois de fazer isso, então, o ladrão pode entrar e roubar a casa. 28 Digo a verdade a vocês: Os homens podem ser perdoados de todos os pecados que cometerem e também de todas as coisas más que disserem contra Deus. 29 Mas aquele que insultar o Espírito Santo [i], esse não será perdoado, uma vez que ele é culpado de pecado eterno.

30 (Jesus disse isto porque eles diziam que ele estava possuído por um demônio [j].)

A mãe e os irmãos de Jesus

31 Logo em seguida chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32 A multidão sentada à sua volta lhe disse:

—A sua mãe e os seus irmãos estão aí fora, perguntando por você.

33 Jesus, então, disse:

—Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?

34 Depois, olhando para os que estavam sentados no círculo ao seu redor, disse:

—Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. 35 Todo aquele que faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Footnotes:

  1. Marcos 3:1 + sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  2. Marcos 3:6 + fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  3. Marcos 3:6 + herodianos Um grupo político que seguia Herodes e sua família.
  4. Marcos 3:11 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  5. Marcos 3:14 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  6. Marcos 3:15 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  7. Marcos 3:22 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  8. Marcos 3:23 + parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas.
  9. Marcos 3:29 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  10. Marcos 3:30 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes