A A A A A
Bible Book List

Lucas 10Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

A missão dos setenta e dois discípulos

10 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois [a] homens e os mandou ir, dois em dois a sua frente, para todas as cidades e lugares aonde ele mesmo pretendia ir. E disse a eles:

—A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, orem ao Senhor da colheita para que ele mande trabalhadores para a sua colheita. Vão e lembrem-se: Eu estou mandando vocês como cordeiros para o meio de lobos. Não levem nem bolsa, nem sacola, nem sandálias e nem parem no caminho para cumprimentar ninguém. Em qualquer casa que vocês entrarem, a primeira coisa que devem dizer é: “Que a paz esteja nesta casa!” Se ali morar um homem de paz, a paz de vocês ficará com ele. Mas se aquele que morar ali não for um homem de paz, ela voltará para vocês. Permaneçam naquela casa e comam e bebam o que derem a vocês, pois todo trabalhador merece o seu salário. Não fiquem andando de casa em casa. E em qualquer cidade a que vocês chegarem e forem bem recebidos, comam o que as pessoas derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam-lhes: “O reino de Deus está próximo de vocês”. 10 Mas, em qualquer cidade a que vocês chegarem e não forem bem recebidos, vão para as ruas e digam: 11 “Até o pó desta cidade que grudou em nossos pés, nós sacudimos contra vocês! Mas saibam disto: O reino de Deus está próximo”.

12 —E eu lhes digo uma coisa: Naquele dia haverá mais tolerância para com as pessoas de Sodoma [b] do que para com as daquela cidade.

As cidades sem fé

13 —Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos em Tiro e Sidom, há muito tempo que esses povos já se teriam arrependido. E para mostrar que estavam arrependidos, ter-se-iam sentado, vestidos com roupa de luto e cobertos com cinzas. 14 Por isso, no julgamento, haverá mais tolerância para com as cidades de Tiro e Sidom do que para com vocês. 15 E você, cidade de Cafarnaum? Pensa que será elevada até o céu? Você será jogada no lugar dos mortos! 16 Quem ouve a vocês, ouve a mim. Quem rejeita a vocês, rejeita a mim. E quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou.

A volta dos setenta e dois

17 Os setenta e dois voltaram alegres e disseram:

—Senhor, até mesmo os demônios [c] estavam sujeitos a nós em seu nome!

18 Ele lhes disse:

—Vi Satanás cair do céu como um raio! 19 Escutem: Eu dei a vocês autoridade para pisarem cobras e escorpiões. Dei também autoridade a vocês sobre todo o poder do inimigo. Nada lhes fará mal. 20 Mas não se alegrem com o fato de que os espíritos estão sujeitos a vocês. Alegrem-se com o fato de que os nomes de vocês estão escritos no céu. 21 Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo [d], Jesus ficou muito alegre e disse:

—Pai! Senhor do céu e da terra! Eu lhe agradeço por ter escondido estas coisas dos sábios e dos entendidos e por tê-las mostrado aos que são simples. Sim, Pai, pois esta era a sua vontade. 22 Todas as coisas foram dadas a mim pelo meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

23 Então Jesus virou-se para os discípulos e lhes disse em particular:

—Felizes são os olhos que vêem aquilo que vocês vêem! 24 Eu digo que muitos profetas [e] e reis desejaram ver as coisas que vocês vêem, mas não viram. Eles desejaram ouvir as coisas que vocês ouvem, mas não ouviram.

O bom samaritano

25 Numa ocasião, um professor da lei se levantou e tentou colocar Jesus à prova, dizendo:

—Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?

26 Jesus lhe disse:

—O que está escrito na lei [f]? Como você interpreta o que está escrito nela?

27 Ele respondeu:

—“Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de todo o seu entendimento” [g]. E também: “Ame ao seu próximo assim como você ama a si mesmo” [h].

28 Jesus então lhe disse:

—Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá.

29 Mas, querendo se justificar, ele disse a Jesus:

—E quem é o meu próximo?

30 Jesus respondeu:

—Certo homem ia de Jerusalém para Jericó quando foi assaltado por ladrões. Eles lhe tiraram a roupa, bateram nele e depois foram embora deixando o homem quase morto. 31 Por acaso um sacerdote estava passando por aquele caminho e, quando viu o homem, atravessou para o outro lado da estrada. 32 Da mesma forma, um levita [i] também passou por ali e, quando o viu, também atravessou para o outro lado da estrada. 33 Um samaritano [j], porém, que também estava viajando por aquele mesmo caminho, teve pena do homem quando o viu. 34 Chegou perto dele e fez curativos em suas feridas, colocando azeite e vinho nelas. Depois disso, colocou o homem em seu jumento e o levou a uma hospedaria e cuidou dele. 35 No dia seguinte, o samaritano deu duas moedas de prata [k] ao dono da hospedaria e lhe disse: “Tome conta dele. Se por acaso gastar mais do que isto, pagarei o restante quando voltar”.

36 —Quem destes três você acha que foi o próximo do homem assaltado pelos ladrões?

37 O professor da lei então respondeu:

—Aquele que socorreu o homem.

Jesus lhe disse:

—Vá e faça a mesma coisa.

Marta e Maria

38 Jesus e os seus discípulos continuaram seu caminho até chegarem a certa vila, onde foram recebidos por uma mulher chamada Marta. 39 Marta tinha uma irmã chamada Maria. Maria sentou aos pés de Jesus para ouvir o que ele dizia, 40 enquanto Marta estava ocupada com o serviço da casa. Marta, então, chegou perto de Jesus e disse:

—O senhor não se importa que a minha irmã me deixe trabalhando sozinha? Diga-lhe para vir me ajudar!

41 O Senhor lhe respondeu:

—Marta, Marta! Você se preocupa e se incomoda com muitas coisas! 42 Somente uma coisa é necessária! Eu digo isto porque Maria escolheu a melhor parte por si mesma e isso não lhe será tirado.

Footnotes:

  1. Lucas 10:1 setenta e dois Lucas provavelmente escreveu 72, mas algumas cópias gregas do livro de Lucas dizem 70.
  2. Lucas 10:12 + Sodoma Uma cidade que Deus destruiu para castigar as pessoas más que moravam lá.
  3. Lucas 10:17 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  4. Lucas 10:21 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  5. Lucas 10:24 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  6. Lucas 10:26 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  7. Lucas 10:27 “Ame ao Senhor … entendimento” Citação de Deuteronômio 6.5.
  8. Lucas 10:27 “Ame ao seu próximo … mesmo” Citação de Levítico 19.18.
  9. Lucas 10:32 + levita(s) Os levitas eram homens da família de Levi que ajudavam os sacerdotes judeus com seus serviços no templo.
  10. Lucas 10:33 + samaritano(s) Habitantes de Samaria; eles eram em parte judeus, mas os judeus não os aceitavam como verdadeiros judeus. Eles se odiavam.
  11. Lucas 10:35 moedas de prata Literalmente “denários”. O denário era uma antiga moeda de prata romana.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes