A A A A A
Bible Book List

João 17O Livro (OL)

Jesus fala com o Pai

17 Depois de ter falado em todas estas coisas, Jesus levantou o olhar para o céu e disse: “Pai, chegou a altura. Revela a glória de teu Filho para que ele te possa dar também glória a ti. Porque lhe deste autoridade sobre cada ser humano em toda a terra. Ele dá a vida eterna a todo aquele que tu lhe confiaste. E a vida eterna significa conhecer­te a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ao mundo. 4/5 Trouxe­te glória aqui na Terra fazendo o que me deste a fazer. E agora, Pai, dá­me a glória que eu tinha junto de ti, antes de o mundo começar.

Jesus ora pelos discípulos

6/8 Revelei­te a estes homens. Eles estavam no mundo, mas depois deste­mos. Foram sempre teus, e tu mos deste; e eles têm obedecido à tua palavra. Agora sabem que tudo o que tenho provém de ti. Porque lhes transmiti as ordens que me deste; e eles aceitaram­nas e sabem de certeza que eu desci à Terra vindo de ti, e crêem que me enviaste.

9/10 Peço, não pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque te pertencem. E todos eles, uma vez que são meus, te pertencem a ti também; e tu mos tornaste a dar com tudo o mais que é teu, e, assim, eles são a minha glória. 11 Agora vou deixar o mundo e deixá­los a eles também, para ir para junto de ti. Pai Santo, guarda­os sob o teu cuidado, todos aqueles que me deste, para que permaneçam unidos, como nós estamos unidos. 12 Durante o tempo que aqui estive, tenho conservado seguros em teu nome todos estes que me deste, guardando­os de modo que nenhum se perdeu, excepto aquele que tinha de perder­se, conforme predisseram as Escrituras.

13/14 E agora vou para junto de ti. Disse­lhes muitas coisas enquanto estive com eles, para que ficassem cheios da minha alegria. Dei­lhes os teus ensinamentos. E o mundo quer­lhes mal porque não se adaptam ao mundo, como eu também nele não tenho lugar. 15 Não te peço que os tires do mundo, mas que os conserves a salvo do poder de Satanás. 16 Eles não são parte deste mundo, como também eu o não sou. 17 Torna­os santos, ensinando­lhes as tuas palavras da verdade. 18 Assim como me enviaste ao mundo, também eu os envio ao mundo. 19 E dedico­me a ir ao encontro da sua necessidade de crescerem na verdade e santidade.

Jesus ora por todos os crentes

20 Não oro só por estes, mas também por todos os futuros crentes que venham a mim pelo testemunho que estes derem. 21 E a minha oração para todos eles é que estejam unidos, como tu e eu o estamos, Pai, para que, assim como estás em mim e eu em ti, também eles estejam em nós, e para que o mundo acredite que tu me enviaste.

22 Dei­lhes a glória que me deste, para que possam ser um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, e tudo perfeito num só, para que o mundo saiba que me enviaste e compreenda que os amas tanto como tu me amas a mim próprio. 24 Pai, quero tê­los comigo, aqueles que me deste, para que possam ver a minha glória. Essa glória deste­ma tu por me amares antes do princípio do mundo.

25/26 Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu conheço­te, e estes discípulos sabem que me enviaste. Eu revelei­te a eles e continuarei a revelar­te, para que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja também.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes