A A A A A
Bible Book List

Jeremias 39O Livro (OL)

A queda de Jerusalém

39 Foi em Janeiro do nono ano do reinado de Zedequias, rei de Judá, que o rei Nabucodonozor e todo o seu exército veio de novo contra Jerusalém e a sitiou. Dois anos mais tarde, no dia 18 de Julho, conseguiram fazer uma brecha na muralha e a cidade caiu em poder deles; todos os chefes militares babilónicos penetraram nela e concentraram-se triunfalmente na porta do Meio. Nergal-Sarezer estava lá no meio deles, assim como também Sangar-Nebo, Sarsequim, mais o chefe da casa militar do rei, assim como muitos outros.

Quando o rei Zedequias e os seus militares se deram conta de que a cidade estava perdida, fugiram durante a noite, pela porta que está entre as duas muralhas, nas traseiras dos jardins do palácio, e foram-se através dos campos em direcção ao vale do Jordão. Mas os babilónios perseguiram o rei e apanharam-no nas planícies de Jericó, trazendo-o à presença de Nabucodonozor, rei de Babilónia, que se encontrava em Ribla, na terra de Hamate, onde pronunciou a sentença sobre ele. 6/7 O rei de Babilónia obrigou Zedequias a presenciar a matança dos seus próprios filhos, assim como de todos os nobres de Judá. Depois arrancou-lhe os olhos e mandou-o, amarrado com cadeias, para Babilónia.

Entretanto a tropa incendiava Jerusalém, incluindo o palácio, e deitava abaixo as muralhas da cidade. Depois Nebuzaradão, o comandante da guarda imperial, mandou para Babilónia o resto da população que ficara, mais aqueles que se tinham passado para eles. 10 Mas na terra de Judá deixou ainda alguma gente do povo, dos mais pobres, dando-lhes campos e vinhas.

11 Ao mesmo tempo o rei Nabucodonozor tinha dado ordens a Nebuzaradão para ir buscar Jeremias. 12 “Vê que não lhe aconteça nenhum mal”, disse. “Trata bem dele e fornece-lhe tudo o que pretender.” 13/14 E assim Nebuzaradão, o comandante da guarda, Nebuchazbã, chefe dos eunucos, Nergal-Sarezer, conselheiro do rei, e todos os outros oficiais começaram a dar passos para cumprir a ordem do rei. Enviaram pois soldados que tirassem Jeremias da prisão, e puseram-no sob os cuidados de Gedalias (filho de Aicão e neto de Safã). Jeremias ficou ali a viver entre o povo deixado na terra.

15 O Senhor tinha dado esta mensagem a Jeremias, antes dos babilónios terem chegado, e quando ainda estava na prisão:

16/18 “Manda este aviso a Ebede-Meleque, o etíope: O Senhor dos exércitos celestiais, o Deus de Israel, diz assim: Hei-de fazer com esta cidade tudo quanto tenho dito sobre ela; destruí-la-ei perante os vossos olhos, mas a ti, livrar-te-ei. Não serás morto por aqueles que vocês tanto temem. Como recompensa por teres confiado em mim, pouparei a tua vida e estarás em segurança.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes