A A A A A
Bible Book List

Gálatas 4Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

O que eu quero dizer é que, enquanto o herdeiro é criança, ele não é diferente do escravo, embora tudo lhe pertença. Enquanto é criança, ele tem de obedecer àqueles que tomam conta dele. Mas quando atingir a idade determinada pelo seu pai, então ficará livre. Assim também nós, quando éramos crianças, éramos escravos dos poderes espirituais que governam este mundo. Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho. Ele nasceu de uma mulher e viveu debaixo da lei [a] para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de podermos ser adotados como filhos de Deus.

E como vocês são filhos, Deus enviou o Espírito [b] de seu Filho para os nossos corações. O Espírito clama: “Pai, querido Pai” [c]. Portanto, vocês já não são mais escravos, mas sim filhos. E, desde que vocês são filhos, Deus também os fez herdeiros.

O amor de Paulo pelos gálatas

Antigamente vocês não conheciam a Deus. Eram escravos de deuses que não são verdadeiros. Mas agora que conhecem a Deus (ou melhor, agora que Deus os conhece), por que estão voltando outra vez para esses poderes espirituais que são fracos e pobres? Vocês querem tornar-se escravos deles novamente? 10 Por que vocês estão celebrando dias especiais, meses, estações e anos? 11 Eu temo por vocês. Receio que todo meu trabalho entre vocês não tenha valido nada.

12 Irmãos, eu lhes suplico: Sejam como eu. Afinal, eu me tornei igual a vocês. Não que vocês tenham me feito algum mal 13 mas, como vocês sabem, foi porque eu estava doente que lhes anunciei as Boas Novas [d] a primeira vez. 14 Apesar da minha doença ter sido um grande peso, vocês não me desprezaram nem me expulsaram. Pelo contrário! Vocês me receberam como se eu fosse um anjo de Deus, como se eu fosse o próprio Jesus Cristo! 15 Vocês estavam tão felizes! O que foi que aconteceu? Eu posso afirmar que, se fosse possível, vocês teriam tirado os seus próprios olhos para os dar a mim. 16 Por acaso me tornei inimigo de vocês por lhes dizer a verdade?

17 Essas pessoas que querem que vocês obedeçam a lei [e] bem que tentam convencê-los, mas não é para o bem de vocês. Elas querem convencê-los a se afastar de mim, para que vocês se virem somente para elas. 18 É sempre bom ter um grande interesse por alguém, desde que seja para o bem, e não apenas quando eu estou aí com vocês.

19 Meus filhos, estou novamente sofrendo por vocês, como uma mãe quando sofre as dores de parto. E continuarei sofrendo até que vocês venham a ser como Cristo. 20 Eu gostaria de estar aí agora, e falar com vocês em outro tom de voz, pois eu não sei o que fazer a respeito de vocês.

O exemplo de Agar e Sara

21 Vocês que querem estar debaixo da lei [f], digam-me uma coisa: Vocês não sabem o que a lei diz? 22 As Escrituras [g] dizem que Abraão [h] tinha dois filhos: um de uma mulher escrava e outro de uma mulher livre. 23 O filho da mulher escrava nasceu de maneira natural, mas o filho da mulher livre nasceu por causa de uma promessa que Deus fez a Abraão.

24 Estas coisas têm um sentido figurado, pois estas duas mulheres representam duas alianças. Uma aliança foi dada no Monte Sinai, e gerou um povo destinado para a escravidão. Esta aliança corresponde a Agar. 25 Agar é como o Monte Sinai na Arábia, e corresponde à cidade de Jerusalém atual. Esta cidade é escrava, e todos os que lá estão são escravos da lei. 26 Mas a Jerusalém celestial é livre, e ela é a nossa mãe. 27 Pois as Escrituras [i] dizem:

“Alegre-se você, mulher que não pôde ter filhos!
Grite e cante de alegria, você que nunca sentiu as dores de parto.
Porque a mulher desprezada terá mais filhos
    do que a mulher que vive com o marido”. [j]

28 Porém vocês, irmãos, são filhos de Deus por causa da promessa, como Isaque era. 29 Naquela época o filho que tinha nascido de maneira natural perseguia ao que tinha nascido através do Espírito. Agora também acontece o mesmo. 30 Mas o que dizem as Escrituras [k]? “Expulse a mulher escrava e o seu filho, porque de maneira nenhuma o filho da escrava vai ser herdeiro com o filho da mulher livre” [l]. 31 Portanto, irmãos, nós somos filhos da mulher livre, e não da mulher escrava.

Footnotes:

  1. Gálatas 4:4 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  2. Gálatas 4:6 + Espírito Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  3. Gálatas 4:6 “Pai, querido Pai” Literalmente “ Abba, Pai”. As crianças judias chamavam seus pais de “abba”, que traduzido quer dizer “papai”.
  4. Gálatas 4:13 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  5. Gálatas 4:17 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  6. Gálatas 4:21 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  7. Gálatas 4:22 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  8. Gálatas 4:22 + Abraão Um ancestral do povo judeu muito respeitado. Ele é considerado o pai do povo judeu.
  9. Gálatas 4:27 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  10. Gálatas 4:27 Isaías 54.1
  11. Gálatas 4:30 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  12. Gálatas 4:30 “Expulse a … livre” Citação de Gênesis 21.10.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes