A A A A A
Bible Book List

Ezequiel 8O Livro (OL)

Idolatria no templo

Então, no dia 17 de Setembro, durante o sexto ano do cativeiro do rei Jeconias, enquanto falava com os anciãos de Judá em minha casa, o poder do Senhor Deus caiu sobre mim. 2/4 Vi algo que parecia ser um homem — da cintura para baixo era feito de fogo, e para cima o seu aspecto era o de bronze brilhante, luzindo como fogo. Estendeu aquilo que me pareceu ser uma mão e pegou-me pelos cabelos. O Espírito levantou-me entre o céu e a Terra, e numa visão de Deus transportou-me até Jerusalém, até à entrada do portão norte, onde havia um grande ídolo que tinha provocado a ira do Senhor. De repente a glória do Deus de Israel apareceu ali, tal como a vira antes no vale.

E disse-me: “Homem mortal, olha em direcção do norte”. Então olhei, e com efeito, a norte do portão do altar, à entrada, estava o ídolo. Acrescentou a seguir: “Homem mortal, estás a ver o que eles estão a fazer? Vês os grandes pecados que o povo de Israel está a praticar aqui mesmo, para me afastar do meu santuário? Mas vou-te mostrar pecados ainda maiores do que estes!”

Touxe-me até à porta do átrio do templo, e havia um buraco na pa­re­de. “Agora, abre mais aquele buraco na parede.” Obedeci e apareceu uma porta.

“Entra por essa porta e vê as coisas abomináveis que eles fazem aqui.” 10/11 Entrei. As paredes estavam cobertas com pinturas de toda a espécie de serpentes, de répteis e de criaturas abomináveis, além de todos os vários ídolos adorados pelo povo de Israel. Setenta anciãos de Israel ali estavam de pé, diante das pinturas, e, com eles, Jazanias (filho de Safã); e todos adorando aquilo. Cada um segurava num incensário, cujo fumo se elevava acima das cabeças.

12/13 Então o Senhor disse-me: “Homem mortal, vês de que está cheia a mente dos anciãos de Israel? E dizem: O Senhor não nos vê, já abandonou a Terra!” E acrescentou: “Vou mostrar-te pecados ainda maiores do que estes!”

14 Levou-me ao portão norte do templo e ali estavam mulheres sentadas, a chorar por Tamuz. 15 “Reparaste bem nisto? Pois vou mostrar-te coisas ainda mais abomináveis!”

16 Trouxe-me depois para o pátio interior do templo, e ali, à entrada, entre o pórtico e o altar de bronze, estavam cerca de 25 homens de pé, de costas voltadas para o templo do Senhor, virados para o oriente e adorando o Sol!

17/18 “Estás a ver isto? Para o povo de Israel tudo isto é como se nada fosse: o cometer estes terríveis pecados, levando a nação inteira para a adolatria, fazendo pouco de mim e acendendo a minha ira contra eles. Pelo que também procederei com furor. Não terei piedade nem pouparei seja quem for. Ainda que gritem por misericórdia, não os ouvirei.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes