A A A A A
Bible Book List

Ezequiel 48O Livro (OL)

A divisão da terra

48 Esta é a lista das tribos, com o território que cada uma receberá. Dan: Desde a fronteira do norte, no Mediterrâneo, através de Hetlom, até Labweh, e depois até Hazer-Enom, na fronteira entre Damasco ao sul e Hamate ao norte. São esses os limites a leste e a oeste, da terra. Aser: o seu território fica ao sul do de Dan e tem as mesmas fronteiras a leste e a oeste. Naftali: fica ao sul de Aser e tem também as mesmas fronteiras a leste e a oeste. Manassés: fica ao sul de Naftali, com os mesmos limites a leste e a oeste. 5/7 A seguir, para o sul, fica Efraim, depois Rúben e por fim Judá, todos com as mesmas linhas de limite a leste e a oeste.

8/14 Ao sul de Judá fica a terra atribuída ao templo. Tem os mesmos limites a leste a oeste do que as unidades territoriais das outras tribos, com o templo ao centro. Esta área do templo terá 13 quilómetros de comprimento e 11 quilómetros de largura. Além disso haverá uma faixa de território com 13 quilómetros de comprimento e 5,5 quilómetros de largura, de norte a sul, rodeando o templo. Será para os sacerdotes, os filhos de Zadoque, que me obedeceram e não pecaram com o povo de Israel e o resto da tribo de Levi. É sua porção especial de terra, que lhe é atribuída, a mais sagrada de todas. A seguir a essa área está outra onde viverão os levitas. Será do mesmo tamanho e com a mesma forma que a primeira. Juntas, medirão 13 quilómetros por 11 quilómetros. Nenhuma parte desta terra especial poderá ser vendida, negociada ou arrendada a outros, pois que pertence ao Senhor. É santa.

15/19 A faixa de terra de 13 quilómetros de comprimento por 2,5 quilómetros de largura, ao sul da secção atribuída ao templo, será para uso público, com uma cidade no centro. A própria cidade será quadrada, com 2 quilómetros de largura. Uma terra aberta para pastagens rodeará a cidade, aproximadamente nuns 145 metros. No exterior da cidade, e estendendo-se numa faixa de 5 quilómetros, a leste e a oeste, na margem da terra sagrada, haverá um campo para agricultura pertencente à cidade, para uso público. Será aberto a quem quer que trabalhe na cidade, seja qual for a sua origem em Israel.

20 Toda esta área, incluindo as terras sagradas e as terras da cidade, será um quadrado de 13 quilómetros de largo.

21/22 A terra, para ambos os lados desta área, estendendo-se, para leste e para oeste, até às fronteiras de Israel, pertencerá ao príncipe. Esta terra, que ficará entre as porções atribuídas a Judá e Benjamim, terá 13 quilómetros, será quadrada, de cada lado das terras, tanto da sagrada como da terra da cidade.

23/29 As secções dadas às tribos restantes, são as seguintes: Benjamim: estende-se através de todo o território de Israel, desde a fronteira do oriente até à do ocidente. Ao sul desta fica a de Simeão, estendendo-se igualmente entre estas duas fronteiras, oriental e ocidental. Depois é Issacar, com os mesmos limites. A seguir vem Zebulão com a mesma forma. Gad, também, com os mesmos limites, mas em que a sua fronteira a sul vai de Tamar até às fontes de Maribate-Cades, seguindo depois pela ribeira do Egipto até ao Mediterrâneo. É este o loteamento que se fará entre cada tribo, conforme a palavra do Senhor Deus.

As portas da cidade

30/34 Cada porta da cidade terá o nome de cada uma das tribos de Israel, em sua honra. A norte, na sua muralha de dois quilómetros, haverá três entradas, uma com o nome de Rúben, outra de Judá e outra de Levi. A leste, na muralha igualmente de dois quilómetros, haverá também três portas, com os nomes de José, Benjamim e Dan. A sul, na muralha que terá o mesmo comprimento, haverá as portas de Simeão, de Issacar e de Zebulão. E a oeste, da mesma maneira, ver-se-ão as portas de Gad, de Aser e de Naftali.

35 O perímetro total da cidade medirá dez quilómetros; e chamar-se-á: O Senhor Está Ali.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes