A A A A A
Bible Book List

Atos 6Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

A escolha de sete ajudantes

Naqueles dias, ao se multiplicar o número dos discípulos, houve queixas daqueles judeus que falavam grego contra os judeus que falavam aramaico, pois as suas viúvas não estavam sendo atendidas na distribuição diária. Os doze apóstolos [a] reuniram todo o grupo de discípulos e disseram:

—Não está certo deixarmos de ensinar a mensagem de Deus [b] para fazermos a distribuição diária. Irmãos! Escolham entre vocês sete homens de confiança e que estejam cheios do Espírito [c] e de sabedoria para que nós os encarreguemos deste serviço. Dessa forma poderemos nos dedicar à oração e ao ensino da mensagem de Deus.

A sugestão agradou a toda a comunidade e eles escolheram: Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo [d]; Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, que era de Antioquia e tinha se tornado judeu. Os discípulos apresentaram estes homens aos apóstolos [e], e estes oraram e impuseram as suas mãos sobre eles. A mensagem do Senhor [f] se espalhava. O número de discípulos em Jerusalém se multiplicava e também um grande número de sacerdotes judeus aceitava a fé.

A prisão de Estêvão

Estêvão, um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder, fez grandes maravilhas e sinais entre o povo. Mas alguns dos homens da “Sinagoga [g] dos Homens Livres” (era assim que a chamavam), opuseram-se a ele. Eles eram judeus da região de Cirene, de Alexandria, da Cilícia e da Ásia e começaram a discutir com Estêvão. 10 Esses judeus, porém, não conseguiam vencer o Espírito [h] e a sabedoria com que Estêvão falava. 11 Então eles subornaram algumas pessoas que disseram:

—Nós ouvimos esse homem falar coisas ruins contra Moisés e contra Deus!

12 E dessa forma eles agitaram o povo, os anciãos e os professores da lei que o pegaram e o levaram para o Conselho Superior [i]. 13 Eles arranjaram também testemunhas falsas para falar contra Estêvão, e elas diziam:

—Esse homem nunca pára de falar contra este lugar santo e contra a lei [j]. 14 Nós o ouvimos dizer que Jesus de Nazaré vai destruir este templo e vai mudar todos os costumes que Moisés nos deu.

15 Todos os que estavam sentados no Conselho Superior [k] olharam bem para Estêvão e viram que o rosto dele parecia o rosto de um anjo.

Footnotes:

  1. Atos 6:2 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  2. Atos 6:2 + Boas Novas, mensagem de Deus As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  3. Atos 6:3 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  4. Atos 6:5 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  5. Atos 6:6 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  6. Atos 6:7 + mensagem do Senhor O mesmo que a mensagem de Deus.
  7. Atos 6:9 + Sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  8. Atos 6:10 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  9. Atos 6:12 + Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento.
  10. Atos 6:13 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  11. Atos 6:15 + Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes