A A A A A
Bible Book List

Atos 2Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

A vinda do Espírito Santo

Quando chegou o dia de Pentecostes [a], todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um som parecido com o de uma ventania, e que encheu toda a casa onde eles estavam sentados. E então apareceram línguas como de fogo que se espalharam e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo [b] e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o que o Espírito lhes concedia que falassem.

Estavam morando em Jerusalém judeus cheios de fé, que tinham vindo de todas as nações do mundo. Ao ouvirem aquele som, a multidão se ajuntou e todos ficaram muito admirados, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. Surpresos e assombrados, diziam uns aos outros:

—Não são galileus todos estes homens que estão falando? Como é, então, que cada um de nós os ouve falar em nossa própria língua nativa? Viemos da Pártia, da Média, do Elão, da Mesopotâmia, da Judéia, da Capadócia, do Ponto, da Ásia, 10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, que fica perto de Cirene. Alguns de nós são de Roma, 11 outros vieram de Creta e outros da Arábia. Alguns são judeus e outros são convertidos ao judaísmo. Nós os estamos ouvindo falar sobre a grandeza de Deus em nossas próprias línguas! 12 Eles estavam todos admirados e sem saber o que pensar, e diziam uns aos outros:

—O que quer dizer tudo isto?

13 Outros, porém, faziam pouco deles e diziam:

—Eles estão bêbados.

A mensagem de Pedro

14 Então Pedro se levantou junto com os onze apóstolos [c] e, em voz bem alta, começou a falar para a multidão, dizendo:

—Homens da Judéia! Todos vocês que estão morando em Jerusalém! Deixem que eu lhes diga uma coisa e prestem muita atenção ao que eu vou dizer. 15 Estes homens não estão bêbados como vocês pensam que estão, pois mal passa das nove horas da manhã! 16 Ao contrário! O que está acontecendo diz respeito ao que o profeta [d] Joel falou:

17 “Nos últimos dias—diz Deus—derramarei o meu Espírito [e] sobre todas as pessoas;
    seus filhos e suas filhas profetizarão [f],
    os jovens terão visões
    e os velhos terão sonhos.
18 Sim, naqueles dias derramarei o meu Espírito [g] nos meus servos homens e mulheres, e eles profetizarão [h].
19     Eu mostrarei maravilhas em cima, no céu,
    e sinais em baixo, na terra.
    Haverá sangue e fogo e nuvens de fumaça.
20     O sol se transformará em escuridão e a lua em sangue,
    antes de vir o grande e glorioso dia do Senhor.
21     E todos os que procurarem pelo Senhor serão salvos”. [i]

22 —Homens de Israel! Escutem o que eu vou dizer: Jesus de Nazaré foi um homem cujas credenciais foram aprovadas por Deus entre vocês, por meio de muitos milagres, maravilhas e sinais que o próprio Deus realizou por meio dele, como vocês bem sabem. 23 Esse homem foi entregue a vocês de acordo com o propósito e o prévio conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens maus, mataram-no, crucificando-o. 24 Deus, porém, o ressuscitou, livrando-o das dores da morte, pois não era possível que Ele fosse dominado por ela. 25 Pois Davi disse isto a respeito dele:

“Eu vi o Senhor sempre à minha frente;
    Ele está à minha direita para que eu não seja abalado.
26 Por isso, o meu coração está feliz,
    a minha boca fala coisas alegres
e o meu corpo vive em esperança.
27     Isso acontece porque o senhor não abandonará a minha alma no mundo dos mortos
    e também não permitirá que o seu Santo entre em decomposição.
28 O Senhor me revelou os caminhos da vida
    e me encherá de alegria com a sua presença”. [j]

29 —Irmãos! Eu posso lhes dizer com confiança a respeito do patriarca [k] Davi: Ele morreu, foi sepultado e o seu túmulo se encontra entre nós até os dias de hoje. 30 Ele era um profeta [l] e sabia que Deus lhe tinha jurado que um dos seus descendentes se sentaria no seu trono. 31 Vendo antecipadamente, Davi falou a respeito da ressurreição de Cristo. Davi disse que Cristo não seria abandonado no lugar dos mortos e também que seu corpo não entraria em decomposição. 32 Deus ressuscitou a Jesus e nós somos testemunhas disso. 33 Depois de ter sido levado para a direita de Deus, Ele recebeu do Pai o Espírito Santo [m], que o próprio Pai havia prometido, e derramou o que vocês agora estão vendo e ouvindo. 34 Porque não foi Davi quem subiu para o céu e ele mesmo diz:

“O Senhor disse ao meu Senhor:
Sente-se aqui do meu lado direito
35     até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés”. [n]

36 Portanto que todo o Israel tenha certeza de que esse mesmo Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo!

Os primeiros batismos

37 Ao ouvirem aquilo, todos sentiram um profundo remorso e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos [o]:

—O que devemos fazer então, irmãos?

38 Pedro lhes disse:

—Arrependam-se e cada um de vocês seja batizado [p] em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados de vocês. Então receberão o dom do Espírito Santo [q]. 39 Pois esta promessa é para vocês, para seus filhos e para todos aqueles que estão longe e a quem o Senhor, nosso Deus, chamar para si.

40 E Pedro continuava a testemunhar, e os encorajava com muitas outras palavras, dizendo:

—Salvem-se desta geração má!

41 Aqueles que aceitaram a sua mensagem foram batizados [r] e, mais ou menos, três mil pessoas foram adicionadas naquele dia.

A igreja cristã

42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos [s], à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Os apóstolos fizeram muitos sinais e maravilhas, e um sentimento de muito respeito tomou conta de todos. 44 Todos os que creram ficavam juntos e repartiam tudo o que tinham. 45 Eles venderam suas propriedades e os seus bens e distribuíram entre todos, conforme a necessidade de cada um. 46 Eles se reuniam no templo todos os dias, e dividiam o pão de casa em casa, repartindo a comida com alegria e com sinceridade no coração. 47 Eles louvavam a Deus e eram estimados por todas as pessoas. E todos os dias o Senhor aumentava aquele grupo com pessoas que iam sendo salvas.

Footnotes:

  1. Atos 2:1 + Pentecostes Dia de festa judaico (50 dias depois da Páscoa) quando se celebrava a colheita do trigo.
  2. Atos 2:4 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  3. Atos 2:14 + apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  4. Atos 2:16 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  5. Atos 2:17 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  6. Atos 2:17 + profetizar Falar por Deus.
  7. Atos 2:18 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  8. Atos 2:18 + profetizar Falar por Deus.
  9. Atos 2:21 Joel 2.28-32
  10. Atos 2:28 Salmo 16.8-11
  11. Atos 2:29 + patriarca(s) São os antepassados dos judeus; os líderes das doze famílias (tribos) do povo judeu.
  12. Atos 2:30 + profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  13. Atos 2:33 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  14. Atos 2:35 Salmo 110.1
  15. Atos 2:37 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  16. Atos 2:38 + batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  17. Atos 2:38 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  18. Atos 2:41 + batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  19. Atos 2:42 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes