A A A A A
Bible Book List

Atos 18Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Em Corinto

18 Depois disto, Paulo deixou a cidade de Atenas e foi para Corinto. Lá ele encontrou um judeu chamado Áqüila, natural da região do Ponto. Ele e sua esposa, Priscila, tinham vindo da Itália há pouco tempo, porque o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo, então, foi visitá-los e acabou ficando ali para trabalhar com eles, pois tinham a mesma profissão—fazer tendas. Todos os sábados Paulo discutia na sinagoga [a] e tentava convencer tanto os judeus como aqueles que não eram judeus.

Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo passou a dedicar todo o seu tempo à proclamação da mensagem [b], testemunhando aos judeus que Jesus é o Cristo. Quando os judeus se opuseram a Paulo e o insultaram, ele sacudiu a poeira de suas roupas como uma advertência contra eles e lhes disse:

—Se vocês se perderem, a culpa será somente de vocês. A minha consciência está tranqüila e, de agora em diante, eu irei para os que não são judeus.

E, saindo dali, Paulo foi para a casa de Tício Justo, homem temente a Deus e que morava ao lado da sinagoga [c]. Tanto Crispo, o chefe da sinagoga, como toda a sua família, creram no Senhor. Muitos dos coríntios, que também ouviram a Paulo, creram e foram batizados [d]. Uma noite o Senhor disse a Paulo em sonho:

—Não tenha medo. Continue falando às pessoas e não desista, 10 pois eu estou com você. Ninguém lhe atacará ou lhe fará mal, porque tenho muitas pessoas nesta cidade.

11 Então Paulo permaneceu ali por um ano e meio, ensinando a mensagem de Deus [e] entre eles.

Paulo e o governador Gálio

12 Quando Gálio era governador da Acaia, os judeus, num esforço conjunto, atacaram a Paulo e o levaram ao tribunal, 13 dizendo:

—Este homem está convencendo o povo a adorar a Deus de maneira contrária à lei [f].

14 Quando Paulo ia falar, Gálio disse aos judeus:

—Se isto fosse uma injustiça ou um crime sério, seria razoável que eu os escutasse. 15 Mas desde que isto é uma questão a respeito de palavras, de nomes, e da própria lei [g] de vocês, vocês que a resolvam por si mesmos. Eu me recuso a ser juiz em casos deste tipo.

16 E os expulsou do tribunal. 17 Então, todos eles agarraram a Sóstenes, o chefe da sinagoga [h], e o espancaram em frente do tribunal. Gálio, entretanto, nem se incomodava com isso.

Paulo volta para Antioquia

18 Paulo permaneceu ali ainda por vários dias, mas depois despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, juntamente com Priscila e Áqüila. Em Cencréia Paulo raspou a cabeça, pois tinha feito uma promessa a Deus. 19 Depois eles chegaram à cidade de Éfeso, onde Paulo deixou a Priscila e Áqüila. Ele mesmo, porém, entrando na sinagoga [i], discutia com os judeus. 20 Estes lhe pediram para que ficasse com eles por mais tempo, mas Paulo recusou e, 21 ao partir, disse:

—Se Deus quiser, eu voltarei.

E partiu da cidade de Éfeso.

22 Depois de chegar a Cesaréia, ele foi para Jerusalém. Ali cumprimentou a igreja e, em seguida, partiu para a cidade de Antioquia. 23 Depois de ter permanecido lá por algum tempo, Paulo partiu e viajou de cidade em cidade por toda a região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos.

Apolo em Éfeso

24 Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural da cidade de Alexandria. Ele era um bom orador e conhecia muito bem as Escrituras [j]. 25 Ele tinha sido instruído no caminho do Senhor; falava com bastante entusiasmo e ensinava de maneira correta a respeito de Jesus, apesar de conhecer somente o batismo [k] de João. 26 Ele falava sem medo na sinagoga [l] e, quando Priscila e Áqüila o ouviram, chamaram-no de lado e lhe explicaram melhor o caminho de Deus. 27 Apolo, então, quis ir para a região da Acaia. Os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos de lá pedindo que o recebessem bem quando ele chegasse. Ele foi uma grande ajuda para aqueles que, pela graça [m], tinham acreditado, 28 pois derrotava os argumentos dos judeus em público e com muita coragem, provando pelas Escrituras que Jesus é o Cristo.

Footnotes:

  1. Atos 18:4 + sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  2. Atos 18:5 + mensagem O mesmo que a mensagem de Deus.
  3. Atos 18:7 + sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  4. Atos 18:8 + batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  5. Atos 18:11 + mensagem de Deus As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  6. Atos 18:13 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  7. Atos 18:15 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  8. Atos 18:17 + sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  9. Atos 18:19 + sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  10. Atos 18:24 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  11. Atos 18:25 + batismo, batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  12. Atos 18:26 + sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  13. Atos 18:27 + graça A bondade divina.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes