A A A A A
Bible Book List

2 Reis 2O Livro (OL)

Elias é arrebatado

Chegou então a altura do Senhor levar Elias para o céu num remoinho! Elias disse a Eliseu, quando deixaram Gilgal: “Fica aqui, porque o Senhor disse-me que fosse a Betel.”

Mas Eliseu respondeu-lhes: “Garanto-te por Deus e pela tua alma que não te deixarei!”

Foram pois a Betel juntos. Aí, os jovens profetas da escola de Betel vieram ao encontro deles e perguntaram a Eliseu: “Sabes que o Senhor vai levar Elias hoje para si?

“Sim, calem-se!” respondeu Eliseu. “Já sei isso.”

Elias disse a Eliseu: “Peço-te que fiques aqui em Betel, porque o Senhor mandou-me a Jericó.”

Mas Eliseu tornou a responder: “Juro-te por Deus e pela tua vida que não te deixarei.” Foram assim até Jericó.

Os estudantes da escola de Jericó vieram ter com Eliseu e perguntaram-lhe: “Sabes que o Senhor vai levar Elias hoje para o céu?”

Eliseu respondeu: “Estejam calados. Eu sei bem isso!”

Elias disse a Eliseu: “Por favor, fica aqui, porque o Senhor mandou-me ao rio Jordão.”

Eliseu respondeu como anteriormente: “Juro-te por Deus e pela tua alma que não te deixarei.”

Lá foram juntos e chegaram ao rio Jordão, enquanto os cinquenta jovens profetas ficavam a ver, à distância. Elias tirou a capa, dobrou-a e bateu com ela na água; a torrente dividiu-se e eles passaram a seco.

Quando chegaram ao outro lado, Elias disse a Eliseu: “Pede-me o que quiseres, antes que eu seja levado.”

E Eliseu respondeu: “Peço-te que me dês uma dobrada porção do teu poder profético.”

10 “Pedes uma dura coisa. Mas se puderes vêr-me quando for levado de junto de ti, obterás o que pretendes. Se não, não a terás.”

11 Enquanto iam caminhando e conversando, de repente um carro de fogo apareceu e passou pelo meio deles, separando-os; Elias foi assim levado para os céus num remoinho.

12 Eliseu, que viu tudo, gritou: “Meu pai! Meu pai! O carro de Israel com os condutores!”

Quando o carro desapareceu Eliseu rasgou a sua roupa. 13/14 Depois pegou na capa de Elias, voltou para a margem do Jordão e bateu na água com ela. “Onde está o Senhor Deus de Elias?”, exclamou ele. A corrente separou-se e Eliseu passou em seco para o outro lado.

15 Quando os moços profetas de Jericó viram o que acontecera, disseram: “O espírito de Elias ficou em Eliseu!” E foram ter com ele para o felicitar respeitosamente. 16 “Senhor, basta que digas uma palavra e cinquenta dos nossos colegas que mais bem correm irão à procura do teu senhor no deserto; talvez o Espírito do Senhor o tenha deixado sobre qualquer monte, ou ravina.”

“Não”, disse Eliseu: “Não façam nada disso.”

17 Mas eles continuaram a insistir a ponto de o importunarem; por fim acedeu: “Está bem. Vão lá.” Foram então cinquenta rapazes à procura dele durante três dias, mas não o acharam. 18 Eliseu estava ainda em Jericó quando eles voltaram: “Não vos disse para não irem?”

Purificação da água

19 Uma delegação dos responsáveis da cidade de Jericó veio falar a Eliseu: “Temos um problema: a cidade está bem localizada, como podes ver; mas a água é má e a terra é estéril.”

20 “Está bem, tragam-me uma tigela nova, cheia de sal.” Trouxeram-lha. 21 Depois dirigiu-se ao poço da povoação e deitou lá para dentro o sal dizendo: “O Senhor curou estas águas. Não mais causarão nem morte nem infertilidade.” 22 Na verdade as águas ficaram purificadas, tal como Eliseu dissera.

Os rapazes fazem troça de Eliseu

23/25 De Jericó dirigiu-se a Betel. Quando ia andando no caminho, certos rapazes da cidade começaram a troçar dele. “Sobe, careca!”, gritavam eles. “Sobe, careca!” Ele voltou-se e amaldiçoou-os em nome do Senhor; apareceram então duas ursas que saíam dos bosques, e mataram quarenta e dois deles. Depois foi para o monte Carmelo e finalmente voltou para Samaria.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes