A A A A A
Bible Book List

2 Reis 15O Livro (OL)

Azarias é rei de Judá

15 1/2 O novo rei de Judá foi Azarias. O seu pai era Amazias, o rei anterior. A sua mãe chamava-se Jecolia; era de Jerusalém. O seu reinado durou 52 anos, com sede em Jerusalém. Começou a reinar com 16 anos. Em Israel: o rei Jeroboão reinava já havia 27 anos quando Azarias subiu ao trono. Azarias foi um bom rei e agradou ao Senhor, tal como acontecera com seu pai Amazias.

4/5 Mas à semelhança dos seus antecessores, também ele não destruiu os altares no cimo das colinas onde o povo continuava a fazer sacrifícios e a oferecer incenso queimado. Por causa disso o Senhor castigou-o com lepra, tendo ficado assim até ao dia da sua morte; em consequência dessa enfermidade foi obrigado a viver continuamente numa casa à parte, sozinho. Seu filho Jotão era o regente do reino.

6/7 O resto dos acontecimentos da vida de Azarias está relatado nas Crónicas dos Reis de Judá. Quando Azarias faleceu, foi sepultado junto dos seus antepassados, na cidade de David, e o seu filho Jotão tornou-se rei.

Zacarias é rei de Israel

O novo rei de Israel foi Zacarias. O seu pai era Jeroboão, o rei anterior. O seu reinado durou 6 meses. Em Judá: O rei Azarias era rei havia já 38 anos, quando aquele ascendeu ao trono. 9/10 Mas Zacarias foi um mau rei aos olhos do Senhor, tal como muitos dos seus antecessores. Semelhantemente a Jeroboão I, o filho de Nebate, encorajou Israel a pecar, prestando culto aos ídolos. Então Salum (filho de Jabes) conspirou contra ele e assassinou-o em Ibleão, tomando a coroa em seu lugar. 11/12 O mais da história do reinado de Zacarias encontra-se nas Crónicas dos Reis de Israel. (Assim se concretizou a palavra do Senhor dirigida a Jeú em como o seu filho, o seu neto e o seu bisneto seriam reis de Israel.)

Salum é rei de Israel

13 O novo rei de Israel foi Salum. O seu pai era Jabes. O seu reinado durou 1 mês. Em Judá: o rei Uzias (também chamado Azarias) nessa altura tinha sido rei havia já 39 anos. 14/15 Um mês depois de Salum ter ascendido ao trono, Menaem (filho de Gadi) veio a Samaria de Tirza e assassinou-o, ocupando o trono em seu lugar. Outros detalhes acerca de Salum e dessa conspiração estão consignados nas Crónicas dos Reis de Israel.

Menaem é rei de Israel

16 Menaem destruiu a povoação de Tifsa, assim como os seus arredores, porque os seus habitantes se recusaram a aceitá-lo como rei; matou pois toda a população e chegou mesmo ao ponto de desventrar mulheres grávidas.

17 O novo rei de Israel foi Menaem. O seu reinado durou 10 anos, com sede em Samaria. Em Judá: O rei Azarias por essa ocasião era já rei havia 39 anos. 18 Mas Menaem foi um mau rei. Prestou culto a ídolos, tal como muito antes já fizera Jeroboão I, e levou o povo de Israel a pecar gravemente. 19/20 O rei Pul da Assíria invadiu a terra. Menaem subornou-o a troco de umas trinta e quatro toneladas de prata, para que ele se retirasse do país. Menaem teve depois de extorquir esse dinheiro da mão de todos os poderosos e ricos da terra, sob a forma de uma taxa especial de meio quilo de prata por pessoa. 21/22 O resto dos acontecimentos da história do rei Menaem está escrito nas Crónicas dos Reis de Israel. Quando morreu, seu filho Pecaías tornou-se o novo rei.

Pecaías é rei de Israel

23 O novo rei de Israel foi Pecaías. O seu pai foi o rei anterior, Menaem. O seu reinado durou 2 anos, sediado em Samaria. Em Judá: Azarias reinava já havia 50 anos. 24 Mas Pecaías foi um mau rei e continuou com o culto aos ídolos que Jeroboão I (filho de Nebate), tinha iniciado, e levou Israel por maus caminhos.

25/26 Então Peca (filho de Remalias), o comandante geral do seu exército, conspirou contra ele, acompanhado de mais cinquenta homens de Gileade, e assassinou-o no palácio de Samaria. (Argobe e Arie foram também mortos nessa revolta.) Assim Peca tornou-se o novo rei. Tudo o mais da história do rei Pecaías está narrado nas Crónicas dos Reis de Israel.

Peca é rei de Israel

27 O novo rei de Israel foi Peca. O seu pai foi Remalias. O seu reinado durou 20 anos, com assento em Samaria. Em Judá: o rei Azarias reinava havia já 52 anos. 28/29 Peca foi também um mau rei, e prosseguiu nos caminhos de Jeroboão I (filho de Nebate) que levou todo o Israel ao pecado do culto dos ídolos. Foi durante o seu reinado que o rei Tiglate-Pileser atacou Israel. Capturou as povoações de Ijom, de Abel-Bete-Maaca, de Janoa, de Quedes, de Hazor, de Gileade, de Galileia, e de toda a terra de Naftali. Levou os habitantes para a Assíria, como cativos. 30 Então Oseias (filho de Ela) conspirou contra Peca e assassinou-o, ocupando o trono em seu lugar. O novo rei de Israel foi Oseias. Em Judá: Jotão (filho de Uzias) era rei havia 20 anos. 31 O resto da história de Peca está registado nas Crónicas dos Reis de Israel.

Jotão é rei de Judá

32/33 O novo rei de Juda foi Jotão. O seu pai foi o rei Uzias. Idade com que começou a reinar: 25 anos. O seu reinado durou 16 anos, com sede em Jerusalém. A sua mãe chamava-se Jerusa e era filha de Zadoque. Em Israel: nessa altura Peca (filho de Remalias) era rei havia 2 anos.

34/36 De uma maneira geral Jotão foi um bom rei. Tal como seu pai Uzias, conduziu-se nos caminhos do Senhor. No entanto não soube destruir os nichos que estavam nas colinas, e onde o povo ia oferecer sacrifícios e queimava incenso. Foi durante o seu reinado que a porta superior do templo foi construída. Os outros acontecimentos da vida de Jotão encontram-se nas Crónicas dos Reis de Judá.

37/38 Naqueles dias o Senhor levou o rei Rezim da Síria e o rei Peca de Israel a atacarem Judá. Quando Jotão faleceu, foi sepultado junto dos outros reis de Judá no cemitério real, no bairro de Jerusalém chamado a cidade de David. O seu filho Acaz ocupou o trono.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes