A A A A A
Bible Book List

2 Reis 14O Livro (OL)

Amazias é rei de Judá

14 1/2 Durante o segundo ano do reinado de Jeoás, rei de Israel, o rei Amazias começou a reinar sobre Judá; tinha vinte e cinco anos nessa ocasião, e reinou em Jerusalém durante vinte e nove anos. (A sua mãe chamava-se Jeoadim, natural de Jerusalém.) Foi um bom rei aos olhos do Senhor, ainda que não à semelhança do seu antepassado David. Mas foi tão bom rei como o seu pai Joás. Contudo também ele não soube destruir inteiramente os nichos sobre as colinas, e dessa forma o povo continuou a sacrificar e a oferecer incenso aí.

5/6 Logo que pôde confirmar a sua posição como rei, matou os homens que lhe tinham assassinado o pai; mas poupou os filhos deles, porque quis respeitar a ordem que o Senhor tinha dado, na lei de Moisés, em como os pais não serão castigados pela culpa dos filhos, nem estes, pela dos seus pais: cada qual deverá carregar com a condenação dos seus próprios pecados.

Certa ocasião Amazias matou dez mil edomitas no vale do Sal; também conquistou Sela e mudou-lhe o nome em Jocteel, assim sendo conhecida até ao dia de hoje.

Um dia enviou uma mensagem ao rei Jeoás de Israel (filho de Jeoacaz e neto de Jeú), desafiando-o a mobilizar o exército e a vir combater contra ele.

Mas o rei Jeoás respondeu-lhe: “Um simples cardo do Líbano pediu assim ao poderoso cedro: ‘Dá-me a tua filha para que seja mulher do meu filho’. Mas precisamente nesse momento passou um animal selvagem que pisou o cardo e o esmagou! 10 Tu destruíste Edom e estás muito orgulhoso por isso; contudo dou-te este conselho: fica contente com a vitória que obtiveste, mas deixa-te ficar onde estás! Porque é que havias de provocar um desastre, não só para ti como para Judá?”

11/14 Mas Amazias não quis ouvi-lo, e por isso Jeoás, rei de Israel, mandou preparar o seu exército. A batalha começou em Bete-Semes, uma das povoações de Judá. O rei de Judá foi derrotado e a tropa fugiu. Amazias o rei foi capturado e o exército de Israel avançou sobre Jerusalém e derrubou a sua muralha desde a porta de Efraim até à porta da Esquina, numa distância de cerca de duzentos metros. O rei Jeoás ficou com muito despojo de guerra, e mais todo o ouro e prata do templo e do tesouro do palácio, assim como as taças de ouro. Depois regressou a Samaria.

15/16 O resto dos acontecimentos referentes ao reinado de Jeoás, e à sua guerra contra o rei Amazias, está relatado nas Crónicas dos Reis de Israel. Quando Jeoás morreu foi sepultado em Samaria junto aos outros reis de Israel.

Jeroboão seu filho reinou em seu lugar.

17/20 Amazias viveu quinze anos mais que Jeoás, e o resto da sua biografia está escrito nas Crónicas dos Reis de Judá. Houve mesmo uma conspiração contra ele em Jerusalém de tal forma que teve de fugir para Laquis; no entanto os seus adversários mandaram lá assassinos a soldo que o mataram. O seu corpo foi mandado para Jerusalém numa urna puxada a cavalos e foi enterrado no cemitério real, na cidade de David.

21/22 Então seu filho Azarias ascendeu ao trono; tinha a idade de dezasseis anos. Depois da morte de seu pai, edificou a povoação de Elate, e entregou-a a Judá.

Jeroboão II é rei de Israel

23/27 Entretanto, sobre Israel, Jeroboão II tornara-se rei, durante o décimo quinto ano do reinado de Amazias, rei de Judá. O reinado de Jeroboão durou quarenta e um anos. Mas foi um mau rei, tanto quanto Jeroboão I, filho de Nebate, que foi o responsável pela introdução generalizada do culto dos ídolos entre o povo. Jeroboão II recuperou os territórios que Israel perdera entre Hamate e o Mar Morto, tal como o Senhor Deus de Israel tinha predito através de Jonas (filho de Amitai) de Gate-Hefer. Porque o Senhor viu a grande miséria em que se encontrava Israel, sem ninguém que viesse em seu auxílio. O Senhor não dissera que apagaria o nome de Israel sobre a terra; por isso serviu-se do rei Jeroboão II para o salvar.

28/29 O mais da biografia de Jeroboão II, tudo o que fez, o seu grande poder, as suas batalhas e como recuperou Damasco e Hamate (que tinha sido tomada por Judá) estão narrados nas Crónicas dos Reis de Israel. Quando faleceu, Jeroboão II foi sepultado com os outros reis de Israel, e o seu filho Zacarias reinou em seu lugar.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes