A A A A A
Bible Book List

2 Crônicas 8O Livro (OL)

Salomão exerce as suas funções

Tinham-se passado já vinte anos desde que Salomão se tornara rei, e os seus projectos de grandes construções, como o templo e o palácio real, estavam concretizados. Por isso consagrou então as suas energias à reconstrução das cidades que Hirão rei de Tiro lhe dera, e repovoou-as com gente de Israel. Foi também por essa altura que Salomão atacou a cidade de Hamate-Zobá e a tomou. Edificou Tadmor no deserto, e construiu povoações em Hamate como centros de abastecimento. Fortificou as cidades de Bete-Horom de Cima e Bete-Horom de Baixo, ambas de reabastecimento, reconstruindo as muralhas e reforçando os portões das entradas. Edificou igualmente Baalate e outras cidades de depósito de abastecimentos nessa altura, construindo ao mesmo tempo povoações onde os seus carros de combate e os cavalos eram mantidos e guardados. Também construiu, tanto em Jerusalém como no Líbano e em todas as terras do seu domínio, tudo quanto teve em mente edificar.

7/10 Iniciou a prática, que se mantém ainda hoje em dia, de obrigar ao tributo de trabalho obrigatório os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus — descendentes daqueles povos que os israelitas não tinham destruído totalmente. Contudo, a isso nunca obrigou nenhum cidadão israelita; estes foram chamados, sim, mas para o serviço militar, como soldados e como oficiais, como condutores de carros de combate e como tropa de cavalaria; além disso tinha duzentos e cinquenta deles como responsáveis pelos diversos serviços da administração pública.

11 Salomão mudou as instalações da sua mulher, a filha do Faraó, da cidade de David para o novo palácio que lhe construira. “Ela não deve viver no palácio do rei David”, explicou ele, “porque a arca do Senhor esteve ali e é solo sagrado.”

12/15 Salomão ofereceu holocaustos ao Senhor sobre o altar que fizera e que estava defronte do pórtico do templo. O número dos sacrifícios variava de dia para dia, segundo as instruções dadas por Moisés; aos sábados havia sacrifícios extras, assim como nas luas novas e nas três festividades anuais — a celebração da Páscoa, a festividade das semanas e a festividade dos tabernáculos. Na atribuição das funções e dos postos que os sacerdotes deviam ocupar, seguiu o esquema que o seu pai tinha preparado; também aos levitas foi atribuído trabalho de louvor e de apoio às funções dos sacerdotes, de acordo com os deveres diários destes; colocou também as equipas de porteiros em cada entrada do templo. Salomão não fez a mais pequena alteração às ordens deixadas por David com respeito a estas funções assim como às do pessoal responsável pelo tesouro.

16 Assim, Salomão completou inteiramente a construção do templo.

17/18 O monarca foi às cidades portuárias de Eziom-Geber e de Elote em Edom para preparar a saída de uma frota que lhe fora enviada por Hirão. Este barcos, com uma tripulação experiente, que o rei Hirão lhe tinha mandado, trabalhando em conjunto com os homens de Salomão, foram a Ofir e trouxeram de lá dezasseis toneladas de ouro para o soberano de Israel.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes