A A A A A
Bible Book List

2 Crônicas 7O Livro (OL)

A consagração do templo

1/2 Quando Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu os sacrifícios! A glória do Senhor encheu o templo de tal forma que os sacerdotes nem podiam sequer lá entrar! Todo aquele povo que tinha estado ali a assistir caiu com o rosto em terra, adorou e louvou o Senhor quando viu tudo aquilo: “Como o Senhor é bom!”, exclamavam. “A sua bondade dura para sempre.”

Então o rei e todo o povo, consagraram o templo, oferecendo sacrifícios queimados ao Senhor. A contribuição de Salomão para esse fim foi de 22.000 bois e de 120.000 ovelhas. Os sacerdotes encontravam-se nos lugares que lhes eram atribuídos segundo as suas funções; os levitas acompanhavam com instrumentos os cânticos de louvor, “A bondade do Senhor dura para sempre”. Os instrumentos que usavam eram os que David ele próprio fizera e usara para o culto do Senhor. Chegando à altura em que os sacerdotes tocaram as trombetas, todo o povo se ergueu, e se pôs de pé.

Salomão consagrou o pátio interior do templo, para uso naquele dia como local de sacrifícios, porque estes eram tantos que se tornavam incomportável sacrificar no altar de cobre.

8/10 Nos sete dias seguintes, celebraram a festa dos tabernáculos, em que grande multidão chegava de toda a parte de Israel para participar. Vinham de Hamate, numa das extremidades do país, até ao ribeiro do Egipto, no lado oposto. No final, ao oitavo dia, realizaram um grande serviço religioso. Depois, estava-se no dia 7 de Outubro, o povo foi mandado para casa, no meio de grandes manifestações de alegria, e com muito contentamento interior, porque o Senhor tinha sido tão bom para David, para Salomão e para o seu povo Israel.

O Senhor aparece a Salomão

11 Salomão terminou assim a construção do templo, e também a do seu próprio palácio. Tudo conforme planeara. 12/14 Numa noite, aparaceu-lhe o Senhor que lhe disse: “Ouvi a tua oração, e decidi aceitar que este templo seja o sítio onde me será prestado culto. Se eu fechar os céus de forma a que não haja mais chuva, se ordenar aos gafanhotos que consumam as searas ou se enviar uma epidemia entre o povo, então, se o meu povo se humilhar, orar e me buscar, arrependendo-se dos seus pecados, eu responderei desde o céu, perdoarei-lhes os seus pecados e sararei a terra. 15/16 Estarei bem atento e favorável às orações feitas neste lugar. Porque escolhi este templo e o santifiquei para que o meu nome seja nele glorificado para sempre. Os meus olhos e o meu coração estarão aqui continuamente.

17/21 Quanto a ti mesmo, se andares nos meus caminhos, como andou David teu pai, se a tua vida se conformar com tudo quanto te ordenei, se respeitares os meus mandamentos e guardares a minha palavra, farei com que tu e os teus descendentes sejam sempre reis de Israel, conforme a promessa que fiz a David, teu pai. Mas se não me seguirem, se recusarem as leis que vos tenho dado, se servirem deuses-ídolos e os adorarem, então arrancarei este povo da minha terra que lhes dei, e este templo, que santifiquei para que o meu nome seja nele glorificado, será destruído. Farei com que o meu povo se torne um horror, uma desgraça que toda a gente receia que venha acontecer-lhes. Este edifício, em vez de ficar na história da terra como uma maravilha, tornar-se-á uma razão de espanto dos que falarem dele: ‘Porque é que o Senhor fez uma tal coisa tão terrível a esta terra e a este templo?’ 22 A resposta será, ‘Porque este povo abandonou o Senhor Deus dos seus pais, o Deus que os tirou da terra do Egipto, e puseram-se a adorar ídolos. Por isso é que lhes foi feito isto.’”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes