A A A A A
Bible Book List

2 Crônicas 36O Livro (OL)

Jeoacaz é rei de Judá

36 1/2 Sucedeu-lhe no trono Jeoacaz, seu filho. Tinha vinte e três anos quando começou a reinar, mas reinou apenas três meses. Foi deposto pelo rei do Egipto, que exigiu de Judá um tributo anual de três mil quilos de prata e trinta quilos de ouro. O rei do Egipto pôs no seu lugar Eliaquim, irmão do rei anterior, mudando-lhe o nome para Joaquim. Entretanto Jeoacaz foi levado prisioneiro para o Egipto.

Joaquim é rei de Judá

Tinha Joaquim vinte e cinco anos quando começou a reinar. Reinou onze anos em Jerusalém. Foi um mau rei. 6/8 Por fim, Nabucodonozor rei da Babilónia conquistou Jerusalém, e levou-o em cadeias para Babilónia. Nabudoconozor levou também parte das taças de ouro do templo, e outras coisas mais, colocando-as no seu próprio templo em Babilónia. O resto dos feitos de Joaquim, e toda a maldade que praticou, está registado nos Anais dos Reis de Judá. Seu filho Jeconias subiu ao trono em seu lugar.

Jeconias é rei de Judá

9/10 Tinha Jeconias oito anos quando começou a reinar; mas foi rei apenas por três meses e dez dias. Foi um mau reinado, aos olhos de Deus. Na primavera seguinte foi mandado vir para Babilónia pelo rei Nabucodonozor. Nessa altura muitos tesouros do templo foram levados para Babilónia, e Nabucodonozor designou rei, em seu lugar, o seu irmão Zedequias.

Zedequias é rei de Judá

11/13 Zedequias tinha vinte e um anos quando começou a reinar, tendo sido de onze anos o tempo em que foi rei em Jerusalém. Foi também um mau rei, aos olhos do Senhor, tendo recusado dar ouvidos aos conselhos de Jeremias, o profeta, que lhe transmitia as mensagens do Senhor. Rebelou-se contra Nabucodonozor, apesar de lhe ter feito uma jura de lealdade. Zedequias era um homem duro e obstinado, sempre resistindo a obedecer ao Senhor Deus de Israel.

14 Todas as altas personagens da nação, incluindo os sacerdotes principais, prestavam culto aos ídolos das nações vizinhas e poluíam o templo do Senhor Deus em Jerusalém.

A queda de Jerusalém

15 Jeová, o Deus dos seus antepassados, mandou-lhes profetas, que os avisavam repetidas vezes e insistentemente, pois tinha compaixão do seu povo e pena do seu templo. 16 O povo ria-se das mensagens de Deus, desprezava a sua palavra, troçava dos profetas. Até que não foi mais possível conter a ira do Senhor, e deixou enfim de ser possível empreender uma reforma do povo.

17 O Senhor trouxe o rei da Babilónia contra eles, que lhes matou os jovens, mesmo quando fugiam para dentro do próprio templo, que não teve piedade com ninguém, que matou donzelas e velhos! O Senhor usou o rei da Babilónia para os destruir completamente. 18 Também levou consigo todos os utensílios do templo, coisas grandes e pequenas, assim como todo o resto dos tesouros da casa do Senhor e do palácio real. Tomou também consigo os filhos dos reis e altos dignitários. 19 O seu exército deitou fogo ao templo, derrubou as muralhas de Jerusalém, queimou as casas apalaçadas, destruiu, enfim, tudo o que havia de precioso no templo. 20 Os sobreviventes levou-os como escravos para Babilónia, ao seu serviço pessoal e dos seus filhos. Mais tarde aconteceu que o reino de Babilónia foi vencido pelo rei da Pérsia. 21 Assim se cumpriu a palavra do Senhor, comunicada através de Jeremias, de que a terra deveria repousar durante setenta anos, para compensar os anos em que o povo recusou observar o sábado.

22/23 No primeiro ano do rei Ciro, da Pérsia, o Senhor despertou o espírito deste rei, levando-o a fazer a seguinte proclamação, através de todo o reino, a qual mandou pôr por escrito: “Todos os reinos da Terra me foram dados pelo Senhor Deus dos céus, que me deu instruções para que lhe construísse um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Todos os que são seu povo devem regressar a Israel, para dar cumprimento a essa tarefa, e o Senhor será com eles.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes