A A A A A
Bible Book List

2 Crônicas 17O Livro (OL)

Jeosafá é rei de Judá

17 1/2 Jeosafá, seu filho, reinou em seu lugar e mobilizou-se para a guerra contra Israel. Pôs guarnições militares em todas as cidades fortificadas de Judá, em vários outros pontos, através do seu território e também nas povoações de Efraim que seu pai conquistara.

3/4 O Senhor estava com Jeosafá, porque andou nos caminhos rectos dos primeiros tempos do reinado do seu pai, e não prestou culto aos ídolos. Obedeceu aos mandamentos do Deus do seu pai inteiramente, ao contrário do que acontecia além fronteiras com Israel. Por isso o Senhor fortaleceu a sua posição como rei de Judá. Todo o povo cooperou, pagando as suas taxas. Em consequência tornou-se muito rico e muito popular. Andou sem hesitação alguma nos caminhos do Senhor — derrubou os altares pagãos sobre as elevações e destruiu os ídolos de Asera nos bosques.

7/8 No terceiro ano do seu reinado iniciou um vasto programa de educação religiosa. Para isso mandou os principais responsáveis da administração pública como professores para todas as cidades de Judá. Eram eles Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Netanel e Micaías. Também enviou levitas para esse efeito: Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jónatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias. Foram enviados igualmente os sacerdotes Elisama e Jeorão. Levaram cópias do Livro da Lei do Senhor para as cidades de Judá, a fim de com ele ensinarem a palavra de Deus ao povo.

10/11 Então o temor do Senhor caiu sobre os reinos vizinhos, de tal forma que todos eles se abstiveram de declarar guerra ao rei Jeosafá. Até alguns filisteus chegaram mesmo a trazer-lhe presentes e um tributo anual. Os árabes ofertaram-lhes sete mil e setecentos carneiros e um número igual de bodes.

12 Foi assim que Jeosafá se engrandeceu em extremo; e construiu fortalezas e povoações de reabastecimento por toda a terra de Judá. 13/18 Também o seu programa de obras públicas foi bastante intenso. Tinha um exército muito grande, estacionado em Jerusalém, a capital. Trezentos mil soldados estavam sob o comando do general Adna. Na hierarquia do comando vinha a seguir Joanã, com uma divisão de duzentos e oitenta mil homens. Depois, Amasias (filho de Zicri), um homem de grande consagração ao Senhor, que tinha a seu cargo duzentos mil soldados. Benjamim forneceu duzentos mil homens equipados com arcos e escudos, sob o comando de Eliada, um grande general. O segundo, de Benjamim, era Jeozabade, comandando cento e oitenta mil homens bem treinados para a guerra. 19 Eram tropas que estacionavam em Jerusalém, para além das que o rei colocara nas cidades fortificadas, por toda a terra de Judá.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes