A A A A A
Bible Book List

2 Crônicas 15O Livro (OL)

O despertamento de Asa

15 Então o Espírito de Deus veio sobre Azarias (filho de Obede), e este foi encontrar-se com o rei Asa, quando regressava da batalha. “Escuta-me Asa! Ouçam todos, gente dos exércitos de Judá e de Benjamim!”, gritou ele. “O Senhor estará convosco enquanto vocês estiverem com ele! Sempre que o buscarem, o acharão. Mas se lhe virarem as costas, ele vos deixará. Durante muito tempo em Israel o povo não prestou culto ao verdadeiro Deus, nem teve sacerdotes para os ensinar. Viveram sem as leis de Deus. Contudo, sempre que se voltavam para o Senhor Deus de Israel, e na sua angústia o procuravam, ele socorria-os. Nos tempos de rebelião contra Deus não havia paz. E a nação era perturbada por toda a espécie de problemas. Aumentava o crime por toda a parte. Havia guerras do exterior, e conflitos internos de cidades contra cidades. Era Deus quem os afligia com todos esses apertos. Mas vocês, gente de Judá, esforcem-se por fazer o bem e não se desencorajem, porque serão recompensados.”

Ouvindo esta mensagem de Deus, Asa encheu-se de coragem e destruiu todos os ídolos das terras de Judá e de Benjamim, assim como das povoações que tinha ocupado nas colinas de Efraim. Reconstruiu também o altar do Senhor diante do templo.

9/14 Depois convocou todo o povo de Judá, de Benjamim e os imigrantes de Israel (porque muita gente viera dos territórios de Efraim, de Manassés e de Simeão, em Israel, ao verem que o Senhor Deus estava com o rei Asa). Todos vieram a Jerusalém, em Junho do décimo quinto ano do reinado de Asa, e sacrificaram ao Senhor setecentos bois e sete mil cordeiros —era parte do despojo capturado na batalha. Em seguida fizeram uma promessa solene de prestar culto unicamente ao Senhor Deus dos seus pais, e concordaram em que, se alguém recusasse adorá-lo, deveria morrer— fosse velho ou novo, homem ou mulher. Assim afirmaram bem alto essa jura de lealdade a Deus, acompanhados de toques de trombetas e de buzinas. 15 Estavam todos felizes com esta aliança feita com Deus, pois formularam-na com uma vontade decidida e com todo o seu coração. Buscaram o Senhor acima de todas as coisas e encontraram-no; por isso deu paz em toda a nação.

16 O rei Asa retirou a sua avó Maaca a distinção de ser rainha-mãe por ter sido ela quem fez o horrível ídolo de Asera; destruiu pois esse ídolo desprezível, despedaçou-o e queimou-o, deitando as cinzas no ribeiro de Cedron. 17/18 Mas em Isarel não foram removidos os templos de ídolos. No entanto em Judá e em Benjamim o coração do rei Asa foi recto perante Deus todo o tempo da sua vida. Tornou a trazer para o templo as taças e as bacias de prata e de ouro que o seu pai tinha consagrado ao Senhor. 19 Foi assim que não houve mais guerra até ao trigésimo quinto ano do reinado de Asa.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes