A A A A A
Bible Book List

2 Crônicas 13O Livro (OL)

Abião é rei de Judá

13 1/2 Abião tornou-se rei de Judá, com a sua corte em Jerusalém, no décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, rei de Israel. Reinou três anos. O nome da sua mãe era Micaia (filha de Uriel de Gibeá).

Logo no princípio do seu reinado rebentou novamente a guerra entre Judá e Israel. Judá, sob o comando do próprio rei Abião, reuniu um exército de 400.000 soldados preparados, que se confrontou com uma força israelita duas vezes mais numerosa, formada de gente aguerrida e corajosa, conduzidas também pelo próprio rei Jeroboão.

4/9 Quando as forças militares de Judá chegaram ao monte Zemaraim, na região das colinas de Efraim, o rei Abião gritou para o rei Jeroboão e para os soldados israelitas: “Escutem! Não se lembram vocês que o Senhor Deus de Israel jurou a David que seriam sempre os descendentes de David os reis em Israel? O vosso rei Jeroboão não é mais do que um servo do filho David, e que traiu o seu Senhor. Toda uma banda de rebeldes indignos se juntou a ele, desafiando Reboão, o filho de Salomão, o qual era novo e medroso, por isso não pôde fazer-lhes frente.

Estarão vocês verdadeiramente convencidos de que podem derrotar o reino do Senhor, conduzido por um descendente de David? O vosso exército é duas vezes superior ao meu, mas vocês têm convosco a maldição desses bezerros de ouro que estão no vosso meio, e que Jeroboão mandou fazer-vos, chamando-lhes deuses! Vocês lançaram fora os sacerdotes do Senhor e os levitas, designando no lugar deles sacerdotes pagãos. À semelhança dos povos de outras terras, aceitam como sacerdotes seja quem for que se chegue com um novilho e com sete carneiros para a consagração. Um qualquer pode ser sacerdote desses que nem sequer são deuses nenhuns!

10 Quanto a nós, o Senhor é o nosso Deus e não o abandonámos. Só os descendentes de Arão são os nossos sacerdotes, e só os levitas podem secundá-los nas suas funções. 11/12 Queimam holocaustos todas as manhãs e tardes — ofertas queimadas e ofertas de incenso; colocam o pão da presença sobre a mesa santa. O lampadário de ouro é aceso todas as noites. Nós somos cuidadosos no cumprimento das instruções do Senhor nosso Deus; mas vocês abandonaram-no. Portanto, como vêem, Deus está connosco. Ele é o nosso chefe. Os seus sacerdotes, tocando as trombetas, irão à nossa frente na luta contra vocês. Ó povo de Israel, não guerreiem contra o Senhor Deus de vossos pais, pois não ganharão!”

13/17 Entretanto Jeroboão tinha mandando escondidamente parte do seu exército dar a volta por detrás das forças de Judá, para os atacarem de surpresa. Dessa forma Judá ficou cercada, com adversários atrás e à frente. Clamaram então pela misericórdia do Senhor, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Os homens de Judá começaram a gritar. Enquanto iam gritando Deus interveio a favor de Abião e a corrente da batalha voltou-se contra Jeroboão e as tropas de Israel, tendo sido mortos 500.000 soldados de elite, israelitas, naquele dia.

18/20 Foi desse modo que Judá, dependendo do Senhor Deus dos seus pais, derrotou Israel, perseguiu Jeroboão e capturou algumas das suas povoações, como Betel, Jesaná, Efrom e os subúrbios respectivos. O rei Jeroboão nunca mais recuperou o poder que tivera, durante a vida de Abião. Mais tarde o Senhor feriu-o e morreu. 21/22 Entretanto o rei Abião de Judá tornara-se muito forte. Casou com catorze mulheres e teve vinte e dois filhos e dezasseis filhas. A sua biografia completa e os seus discursos estão relatados na História de Judá do profeta Ido.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes