A A A A A
Bible Book List

2 Crônicas 31 O Livro (OL)

31 Posteriormente deu-se início a uma campanha maciça contra o culto dos ídolos. Os que tinham estado em Jerusalém para a Páscoa regressaram às suas cidades em Judá, Benjamim, Efraim e Manassés, e destruíram os altares dos ídolos, os obeliscos dedicados a esse culto, assim como os bosques, e outros centros pagãos de idolatria. Então o povo das tribos do norte, que viera assistir à Páscoa, regressou aos seus pontos de origem.

Contribuições para o culto

2/3 Ezequias organizou os sacerdotes e os levitas em turnos, para oferecerem, uns os holocaustos e ofertas de paz, outros os louvores e cânticos ao Senhor. Fez também ele próprio uma contribuição pessoal em animais para as ofertas diárias, matinais e do fim do dia, assim como para as ofertas semanais de sábado e mensalmente para as festividades da lua nova, e ainda para outras celebrações, tal como era requerido pela lei de Deus. Para além disso, mandou ao povo de Jerusalém que trouxesse os dízimos aos sacerdotes e levitas, a fim de que pudessem dedicar-se inteiramente aos seus deveres, tal como exigia a lei de Deus.

5/7 O povo respondeu imediatamente, e generosamente, trazendo logo os primeiros frutos das suas colheitas: de trigo, do vinho, do azeite, do mel e de tudo o mais — traziam o dízimo de tudo o que recolhiam. Tudo era desposto em grandes montes. Aqueles de entre o povo que se tinham mudado para Judá, juntamente com o povo de Judá, também trouxeram os seus dízimos de gado —vacas e ovelhas— assim como daquilo que era consagrado ao Senhor. Os primeiros dízimos chegaram em Junho, e os montes de produtos foram crescendo até Outubro. Quando Ezequias mais as autoridades que o acompanhavam começaram a ver aqueles montes, todos deram graças a Deus e prestaram homenagem ao espírito reinante entre o povo.

9/10 O rei encontrou-se com os sacerdotes e os levitas, e trocou com eles impressões sobre todo aquele movimento de generosidade para com o Senhor. Azarias, o sumo sacerdote, da família de Zadoque, afirmou na ocasião: “Desde que estes dízimos todos aqui têm chegado, temos tido o suficiente para nos alimentarmos, e tudo o que aqui está é o que vai sobrando. O Senhor tem abençoado o seu povo!”

11/13 Ezequias deu ordens para preparar dependências de armazenamento no templo. E todos os fornecimentos dedicados ao Senhor foram trazidos à casa de Deus. Conanias o levita foi encarregado desses depósitos, secundado pelo seu irmão Simei, mais os seguintes ajudantes: Jeiel, Azarias, Naate, Asael, Jerimote, Jozabade, Eliel, Ismaquias, Maate e Benaia. Todos eles foram nomeados pelo rei e por Azarias o sacerdote supremo.

14/16 Core (filho de Imna o levita), que era responsável pela entrada do templo situada a oriente, ficou encarregado da distribuição das ofertas pelos sacerdotes. Os seus auxiliares eram: Eden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias. Os dons eram distribuídos aos clãs dos sacerdotes, nas suas cidades, com toda a equidade, tanto por grandes como por pequenos. Contudo, os sacerdotes em serviço no templo, e as suas famílias, recebiam directamente no templo os seus fornecimentos, pelo que não eram incluídos naquela distribuição.

17/19 Os sacerdotes eram registados nas listas genealógicas segundo os seus clãs; e os levitas, a partir da idade de vinte anos, eram inscritos de acordo com os seus turnos de serviço. Um provimento regular de alimentos era entregue a todas as famílias de sacerdotes devidamente inscritos, os quais não tinham outra fonte de recursos, visto que todo o seu tempo e energias eram devotados ao serviço de Deus no templo. Havia um sacerdote em cada uma das cidades deles que tinham a função específica da entrega pessoal dos fornecimentos alimentares a todos os outros seus colegas sacerdotes dessa área, assim como aos levitas devidamente registados.

20/21 Foi pois desta forma que o rei Ezequias superintendeu globalmente a distribuição pelo reino de Judá, velando para que tudo fosse feito com justiça e equidade perante o Senhor seu Deus. Esforçou-se tanto quanto possível para encorajar o respeito pela casa do Senhor, pela lei e por um viver que agradasse a Deus. E conseguiu!

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

2 Crônicas 31 Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)

31 E, acabando tudo isso, todos os israelitas que ali se achavam saíram às cidades de Judá e quebraram as estátuas, cortaram os bosques e derribaram os altos e altares por todo o Judá e Benjamim, como também em Efraim e Manassés, até que tudo destruíram; então, tornaram todos os filhos de Israel, cada um para sua possessão, para as cidades deles.

Ezequias regula as turmas dos sacerdotes e levitas

E estabeleceu Ezequias as turmas dos sacerdotes e levitas, segundo as suas turmas, a cada um segundo o seu ministério; aos sacerdotes e levitas para o holocausto e para as ofertas pacíficas, para ministrarem, e louvarem, e cantarem às portas dos arraiais do Senhor. Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos, e para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das Festas da Lua Nova, e das solenidades, como está escrito na Lei do Senhor. E ordenou ao povo, moradores de Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que se pudessem dedicar à Lei do Senhor. E, depois que essa ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, e de mosto, e de azeite, e de mel, e de toda a novidade do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. E os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas sagradas que foram consagradas ao Senhor, seu Deus; e fizeram muitos montões. No terceiro mês, começaram a fazer os primeiros montões e no sétimo mês acabaram. Vindo, pois, Ezequias e os príncipes e vendo aqueles montões, bendisseram ao Senhor e ao seu povo de Israel. E perguntou Ezequias aos sacerdotes e aos levitas acerca daqueles montões. 10 E Azarias, o sumo sacerdote da casa de Zadoque, lhe falou, dizendo: Desde que esta oferta se começou a trazer à Casa do Senhor, houve o que comer e de que se fartar e ainda sobejo em abundância, porque o Senhor abençoou ao seu povo, e sobejou esta abastança.

11 Então, disse Ezequias que se preparassem câmaras na Casa do Senhor, e as prepararam. 12 Ali, meteram fielmente as ofertas, e os dízimos, e as coisas consagradas; e isso estava a cargo de Conanias, o levita maioral, e Simei, seu irmão, o segundo. 13 Jeiel, e Azarias, e Naate, e Asael, e Jerimote, e Jozabade, e Eliel, e Ismaquias, e Maate, e Benaia eram superintendentes sob a direção de Conanias e Simei, seu irmão, por mandado do rei Ezequias e de Azarias, maioral da Casa de Deus. 14 E Coré, filho de Imna, o levita, porteiro da banda do oriente, estava encarregado das ofertas voluntárias a Deus, para distribuir as ofertas alçadas do Senhor e as coisas santíssimas. 15 E debaixo das suas ordens estavam Éden, e Miniamim, e Jesua, e Semaías, e Amarias, e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, para distribuírem com fidelidade a seus irmãos, segundo as suas turmas, tanto aos pequenos como aos grandes; 16 além dos que estavam contados pelas genealogias dos varões, da idade de três anos e daí para cima, a todos os que entravam na Casa do Senhor, para a obra de cada dia no seu dia pelo seu ministério nas suas guardas, segundo as suas turmas, 17 e os que estavam contados pelas genealogias dos sacerdotes, segundo a casa de seus pais, como também os levitas, da idade de vinte anos e daí para cima, nas suas guardas, segundo as suas turmas; 18 como também conforme as genealogias, com todas as suas crianças, e suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, por toda a congregação, porque, com fidelidade, estes se santificavam nas coisas consagradas. 19 Também dentre os filhos de Arão havia sacerdotes nos campos dos arrabaldes das suas cidades, em cada cidade, homens que foram contados pelo seu nome para distribuírem as porções a todo varão entre os sacerdotes e a todos os que estavam contados pelas genealogias entre os levitas.

20 E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro perante o Senhor, seu Deus. 21 E em toda obra que começou no serviço da Casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, com todo o seu coração o fez e prosperou.

Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)

Copyright 2009 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.

Viewing of
Cross references
Footnotes