A A A A A
Bible Book List

2 Coríntios 7O Livro (OL)

Pois que temos tais promessas, meus queridos amigos, purifiquemo­nos de tudo o que é moralmente imundo e errado, tanto no domínio do nosso corpo como do nosso espírito, e procuremos aperfeiçoarmo­nos e santificarmo­nos, vivendo no temor de Deus.

Paulo contente com a igreja

Mais uma vez vos pedimos: Façam­nos lugar no vosso coração. Nunca prejudicámos ninguém. Nunca enganámos fosse quem fosse. E nunca explorámos ninguém vivendo à sua custa. Não estou a dizer isto para censurar alguém, pois, como já vos disse, vocês estão nos nossos corações para a vida e para a morte. Temos grande confiança e orgulho em vocês. Vocês encorajaram­nos e consolaram­nos muito; apesar das provas, vocês têm­nos dado muita alegria.

Quando chegámos à Macedónia nem pudemos descansar. As dificuldades apareceram por todos os lados; à nossa volta lutas de toda a espécie, e no íntimo, inquietação. Mas Deus, que consola os abatidos, nos revigorou com a chegada de Tito. Foi uma alegria para nós a sua chegada, bem como a notícia que trouxe do encorajamento que recebeu quando esteve no vosso meio. Deu­me imensa satisfação saber como vocês esperavam pela minha visita, e verificar a vossa lealdade para comigo.

Já não estou arrependido de vos ter escrito aquela carta, embora tivesse chegado a estar ao ver como ela vos penalizou na altura, por um tempo. Estou mesmo contente por a ter enviado, não pela tristeza que vos deu, claro está, mas porque essa mesma tristeza vos fez arrependerem­se. Foi a espécie de tristeza que Deus espera que os seus filhos tenham. E assim podemos concluir que essa carta não vos foi prejudicial. 10 Porque Deus pode usar a tristeza nas nossas vidas para nos ajudar a desviar do pecado e procurar salvação. Não temos que lamentar este tipo de tristeza. Mas a tristeza sem arrependimento é do género que provoca a morte.

11 Vejam então quanto bem não produziu esta tristeza enviada por Deus. Com quanto fervor e sinceridade vocês repudiaram o pecado sobre o qual vos tinha escrito. Ficaram temerosos quanto ao que sucedera e ansiosos por que eu fosse ajudar­vos. Logo tomaram medidas para a resolução do problema e para o castigo daquele que pecara. Tudo fizeram para corrigir a situação. 12 Se vos escrevi não foi tanto por causa daquele que ofendeu, ou do que foi ofendido, mas para vos dar ocasião para, diante do Senhor, provarem quanto vocês nos amam.

13 Mas além do encorajamento que a vossa atitude nos transmitiu, foi também o contentamento de Tito pela simpatia com que vocês o receberam, e acalmaram as suas preocupações, que muito nos alegrou. 14 Antes de Tito partir eu garanti­lhe a vossa boa recepção, e falei­lhe mesmo no orgulho que sentia por vocês. Não tive pois razão de ficar desapontado. Provou­se assim que não só o que mandei a Tito dizer­vos era a verdade, como também que era verdade aquilo que eu disse a Tito a vosso respeito. 15 Ele sente agora mais estima do que nunca por vocês, lembrando­se da forma pronta como o escutaram e receberam o que vos disse, com o maior interesse e solicitude. 16 Sinto­me pois bem feliz por poder agora ter plena confiança em vocês.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes