A A A A A
Bible Book List

2 Coríntios 6Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Nós trabalhamos juntos com Deus e, por isso, pedimos: Não deixem que a graça [a] que vocês receberam de Deus fique sem valor. Pois Deus diz:

“Num dia favorável eu o ouvi
    e o socorri no dia da salvação”. [b]

Ouçam! Agora é o momento bem oportuno; hoje é o “dia da salvação”.

Não queremos que ninguém pense mal do nosso trabalho. Por isso, não fazemos nada que possa ofender alguém. Pelo contrário, fazemos tudo para mostrar que somos servos de Deus. Assim toleramos muitas coisas, e sofremos aflições, dificuldades e problemas. Somos surrados e atirados na prisão; somos acusados de desordens, trabalhamos duramente, atravessamos noites sem dormir e passamos fome. Mostramos ser servos de Deus pela nossa pureza de vida, pelo nosso conhecimento, pela nossa paciência e pela nossa bondade. Mostramos isto pelo Espírito Santo [c], por termos um amor sincero, por declararmos a verdade e pelo poder de Deus. Usamos a justiça como arma, tanto para ataque como para defesa. Algumas pessoas nos dão honra, outras nos desprezam. Algumas pessoas dizem bem de nós, outras dizem mal. Algumas pessoas dizem que nós somos mentirosos, mas nós dizemos a verdade.

Algumas pessoas nos tratam como desconhecidos, mas somos bem conhecidos. É como se estivéssemos morrendo, contudo estamos cheios de vida. Somos castigados, porém não mortos. 10 Temos muita tristeza, mas estamos sempre alegres. Somos pobres, mas enriquecemos a muitos. Não temos nada, mas possuímos tudo.

11 Falamos francamente com vocês que estão em Corinto. Abrimos para vocês os nossos corações. 12 O amor que nós temos por vocês não acabou. Ao contrário! São vocês que já não têm amor por nós. 13 Eu falo a vocês como se fossem meus filhos. Façam o que nós também fizemos a vocês: abram os seus corações para nós.

Não deve haver união entre cristãos e não-cristãos

14 Vocês não devem unir-se com aqueles que não crêem em Cristo, pois se vocês se unissem formariam uma junta desigual. Que relação pode existir entre a justiça e a maldade? O que há em comum entre a luz e a escuridão? 15 Que harmonia Cristo pode ter com Satanás? Ou que união pode haver entre uma pessoa que segue a Jesus e outra que não acredita nele? 16 Que relação há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois nós mesmos somos o templo do Deus vivo. Como Deus disse:

“Viverei e caminharei com eles;
serei o Deus deles e eles serão o meu povo”. [d]

17 “Portanto, saiam do meio deles
    e separem-se deles—diz o Senhor; —
não toquem mais em coisas impuras.
    Então, eu aceitarei vocês.” [e]

18 “Eu serei o seu Pai,
    e vocês serão para mim filhos e filhas — diz o Senhor Todo-poderoso.” [f]

Footnotes:

  1. 2 Coríntios 6:1 + graça A bondade divina.
  2. 2 Coríntios 6:2 Isaías 49.8
  3. 2 Coríntios 6:6 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  4. 2 Coríntios 6:16 Levítico 26.11-12
  5. 2 Coríntios 6:17 Isaías 52.11
  6. 2 Coríntios 6:18 2 Samuel 7.14
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes