A A A A A
Bible Book List

2 Coríntios 11Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Paulo e os falsos apóstolos

11 Eu gostaria que vocês tivessem paciência comigo, mesmo quando falo alguma tolice. Por favor, tenham paciência!

Eu tenho um grande cuidado por vocês, um cuidado que vem de Deus. Eu os tenho preparado para apresentá-los como uma noiva pura a um só homem, Cristo, assim como prometi. Mas receio que, como Eva foi enganada pela astúcia da serpente, também as mentes de vocês sejam corrompidas e vocês se afastem da pura e sincera devoção a Cristo. Vocês têm muita paciência com quem os visita e anuncia um Jesus diferente daquele que nós lhes anunciamos! Vocês não se importam em receber um espírito diferente daquele que já receberam, ou uma mensagem de salvação diferente daquela que já aceitaram! Portanto, tenham paciência comigo também.

Eu não me acho inferior a qualquer um desses “super-apóstolos”. Talvez eu seja limitado na minha habilidade de falar, mas não sou no conhecimento. Ao contrário, por todas as maneiras temos feito vocês conhecerem isto em todas as coisas.

Por acaso eu cometi algum pecado pelo fato de viver humildemente para que vocês fossem exaltados, quando lhes anunciei as Boas Novas [a] gratuitamente? Explorei outras igrejas, recebendo salário, para poder servi-los. E durante o tempo que estive com vocês, ao passar necessidades, não incomodei ninguém. Os irmãos que vieram da Macedônia é que me ajudaram em tudo o que precisei. Em nada eu incomodei a vocês, e nem os incomodarei. 10 E ninguém nas regiões da Acaia [b] poderá tirar de mim esse orgulho. Digo isto com a verdade de Cristo que há em mim. 11 Por que não incomodo a vocês? Será que é porque eu não os amo? Deus sabe que isso não é verdade!

12 Mas o que faço e continuarei a fazer, é para evitar que aqueles tais “apóstolos” tenham qualquer motivo para se orgulhar. Eles gostariam que as pessoas pensassem que o trabalho de que eles se orgulham é igual ao nosso. 13 Tais homens são falsos apóstolos, trabalhadores mentirosos que fingem ser apóstolos [c] de Cristo. 14 E não é de admirar, pois até mesmo Satanás finge ser um anjo de luz. 15 Por isso não nos surpreende o fato de que os próprios servos de Satanás também finjam ser servos da justiça. Mas, no final, eles vão receber o que merecem pelo que têm feito.

Paulo fala dos seus sofrimentos como apóstolo

16 Eu repito: Que nenhum de vocês pense que eu sou tolo; mas se alguém pensar assim, então que me aceite como também aceita os tolos. Dessa forma eu também poderei me orgulhar um pouco. 17 Eu me orgulho porque tenho confiança em mim. Eu não falo com a autoridade do Senhor, mas como um tolo. 18 Desde que há muitas pessoas que se orgulham de suas vidas neste mundo, eu também vou me orgulhar. 19 Porque vocês, sendo inteligentes, toleram de boa vontade aqueles que são tolos. 20 Vocês até toleram aqueles que os escravizam, aqueles que os exploram, aqueles que os enganam, aqueles que pensam que são superiores a vocês e aqueles que lhes dão bofetadas. 21 É uma vergonha eu ter que dizer isto, mas nós fomos “fracos demais” para agir assim.

Porém, se alguém se atrever a se orgulhar de alguma coisa, eu também me atreverei (falo como um tolo). 22 Eles são hebreus [d]? Eu também sou. São israelitas [e]? Eu também sou. São descendentes de Abraão [f]? Eu também sou. 23 São servos de Cristo? Eu sou ainda mais (sou louco ao dizer isto). Trabalhei muito mais do que eles. Fui preso muito mais vezes e açoitado sem medida. Enfrentei o perigo da morte muitas vezes. 24 Cinco vezes os judeus me castigaram com trinta e nove chicotadas. 25 Em três ocasiões diferentes me bateram com varas, e uma vez fui apedrejado. Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou e cheguei a passar uma noite e um dia na água. 26 Fiz várias viagens, enfrentando perigos de rios, perigos de ladrões, perigos entre o meu próprio povo, perigos entre outros povos que não são judeus, perigos na cidade, perigos no campo, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos. 27 Tenho trabalhado duramente e até não poder mais. Muitas vezes tenho ficado sem dormir, sem comer e sem ter o que vestir; tenho passado fome, sede e frio. 28 Além de outros problemas, há o que pesa sobre mim diariamente: a preocupação com todas as igrejas. 29 Quando alguém está fraco, eu me sinto fraco também; quando alguém cai em pecado, eu também me sinto muito aflito.

30 Se tenho que me orgulhar, então vou me orgulhar das coisas que mostram como sou fraco. 31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é louvado para sempre, sabe que eu não minto. 32 Quando estive em Damasco, o governador que servia sob o comando do rei Aretas colocou guardas em volta da cidade para me prender. 33 Mas, num grande cesto, me desceram por uma janela do muro da cidade abaixo, e assim escapei das mãos do governador.

Footnotes:

  1. 2 Coríntios 11:7 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  2. 2 Coríntios 11:10 + Acaia A parte do sul da Grécia onde Corinto se localizava.
  3. 2 Coríntios 11:13 + apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  4. 2 Coríntios 11:22 + hebreus Um nome dado ao judeus do qual eles se gabavam.
  5. 2 Coríntios 11:22 + israelitas O povo judeu. Eles descenderam dos doze filhos de Jacó, que também era chamado de Israel.
  6. 2 Coríntios 11:22 + Abraão Um ancestral do povo judeu muito respeitado. Ele é considerado o pai do povo judeu.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes