A A A A A
Bible Book List

1 Samuel 10O Livro (OL)

Saul ungido por Samuel

10 Pegou então num recipiente contendo azeite e derramou-lho sobre a cabeça; beijou-o no rosto e disse-lhe: “Estou a fazer isto porque o Senhor te designou para seres o rei do seu povo Israel. Depois de me deixares, verás dois indivíduos junto ao túmulo de Raquel, em Zelza, na terra de Benjamim; dir-te-ão que os jumentos já foram encontrados, e que o teu pai está preocupado contigo e a perguntar-se: ‘Mas onde estará o meu filho?’

Quando chegares ao carvalho de Tabor verás três homens vindo na tua direcção, os quais vão adorar Deus em Betel; um deles trás consigo três cabritinhos, outro, três pães e o terceiro tem um garrafão com vinho. Eles hão-de cumprimentar-te e oferecer-te-ão dois dos pães, que deverás aceitar.

Após isso virás até Gibeate-Eloim, conhecido por o outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus. Quando lá chegares encontrarás um grupo de profetas descendo o outeiro e tocando vários instrumentos, um saltério, um tamborim, uma flauta e uma harpa e profetizando ao mesmo tempo. 6/8 Nessa altura o Espírito do Senhor virá sobre ti com poder, e profetizarás no meio deles; sentir-te-ás e actuarás como uma pessoa diferente. A partir daquela altura, as tuas decisões basear-se-ão no que melhor te parecer, de acordo com as circunstâncias, porque o Senhor te guiará. Vai então para Gilgal e espera sete dias por mim, porque hei-de lá ir para sacrificar holocaustos e sacrifícios de paz. Dar-te-ei mais instruções quando lá chegar.”

Saul feito rei

9/10 Depois de se despedir, ao encetar o caminho de regresso, Deus deu a Saul uma nova atitude, e todas as profecias de Samuel se realizaram. Quando ele e o criado chegaram ao outeiro de Deus, depararam com os tais profetas que vinham na direcção deles, e o Espírito do Senhor desceu sobre ele, começando também a profetizar. 11/12 Quando as pessoas que o conheciam ouviram aquilo exclamaram: “O quê? Saul um profeta?” E um dos seus vizinhos acrescentou: “E com um pai como o dele?” É esta a origem do provérbio que diz: “Está Saul também entre os profetas?”

13/14 Quando Saul acabou de profetizar, subiu o resto do outeiro até ao altar. Um tio dele perguntou-lhe nessa altura: “Mas então por onde é que tu andaste?”

“Fomos à procura dos jumentos, e não pudemos encontrá-los; depois resolvemos ir ao profeta Samuel para lhe perguntar onde poderiam estar os animais.”

15 “Ah sim? E que foi que ele disse?”, perguntou-lhe o tio.

16 “Que os jumentos já tinham sido encontrados!” Mas Saul não quis contar o resto, que tinha sido ungido como rei.

17/19 Samuel convocou todo o povo para uma assembleia em Mizpá, e deu-lhe esta mensagem do Senhor Deus: “Trouxe-te do Egipto e resgatei-te de todas as nações que te torturavam. Mas ainda que tenha feito tantas coisas a teu favor, rejeitas-te-me e disseste: ‘Queremos antes ter um rei!’. Pois bem, apresentem-se todos perante o Senhor, tribo a tribo, família a família.”

20/21 Samuel chamou portanto os chefes de tribo, todos juntamente, perante o Senhor, e a tribo de Benjamim foi escolhida por sorteio sagrado. Depois trouxe cada família de Benjamim perante o Senhor, e foi escolhida a família de Matri. Até que finalmente, sempre por sorteio sagrado, foi seleccionado Saul, filho de Cis. Mas quando foram à sua procura, tinha desaparecido! 22 E perguntaram ao Senhor: “Onde é que ele estará? Estará aqui entre nós?”

O Senhor respondeu: “Está escondido entre a bagagem.” 23 Foram então lá buscá-lo, trouxeram-no e puseram-no no meio de toda a gente — ele sobressaía em altura, acima dos ombros, em relação a fosse quem fosse!

24 Samuel disse a todos: “É este o homem que o Senhor escolheu para vosso rei. Não há outro igual em todo Israel!”

E o povo inteiro gritou: “Viva o rei!”

25 Samuel expôs-lhes novamente os direitos e deveres de um rei; escreveu-os num livro e guardou-o perante o Senhor. Depois despediu o povo.

26/27 Quando Saul foi para casa, em Gibeá, formou-se um grupo de homens, cujo coração foi tocado pelo Senhor, que se tornaram seus companheiros constantes. Houve no entanto alguns marginais que exclamavam: “Mas como é que esse indivíduo nos pode livrar?” E desprezaram-no, recusando trazer-lhe presentes. Porém Saul não ligou a isso.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes