A A A A A
Bible Book List

1 Reis 6O Livro (OL)

Salomão edifica o templo

Foi na primavera do quarto ano do reinado de Salomão que ele começou efectivamente a construção do templo; 480 anos depois do povo de Israel ter deixado a escravidão do Egipto.

O templo tinha trinta metros de comprimento, dez de largura e quinze de altura. A fachada principal tinha um pórtico de dez metros de comprimento e cinco de fundo. Tinha janelas com grades.

5/6 Fez também edificar compartimentos em todo o comprimento de ambos os lados do templo, contra as paredes exteriores. Estes quartos eram da altura de três andares, sendo o do primeiro piso de dois metros e meio de largura, o segundo piso de três metros e o de cima, três e meio. Os compartimentos estavam ligados à parede do templo por vigas que se prendiam a blocos no exterior da parede, portanto as vigas não estavam inseridas mesmo na parede.

As pedras usadas na construção do templo foram assentes sem o ruído de martelo nem de qualquer outro instrumento semelhante.

Para o andar inferior dos compartimentos laterais entrava-se pelo lado direito do templo, e havia umas escadas em caracol até ao segundo andar; um outro lanço de escadas levava até ao último piso, o terceiro. Acabada a edificação, Salomão mandou revesti-la toda, incluindo as traves e os pilares, com cedro. 10 Tal como se disse, havia de cada lado da construção, encostado às paredes laterais, um anexo de quartos, ligado ao edifício com vigas de cedro. Cada andar desse anexo media dois metros e meio de altura.

11/13 Então o Senhor deu a Salomão a seguinte mensagem respeitante ao templo que estava a construir: “Se andares de acordo com a minha palavra e seguires os meus mandamentos e instruções, farei o que disse ao teu pai David: Viverei no meio do povo de Israel e nunca os desampararei.”

14/18 Por fim o templo ficou acabado. Todo o interior foi revestido de cedro, do chão ao tecto; o sobrado foi feito com pranchas de cipreste. Igual revestimento sofreu a câmara interior, no fundo do templo — o lugar santíssimo — também do chão ao tecto, com tábuas de cedro; só que estas tiveram de ser cortadas à medida do compartimento, portanto, tábuas de dez metros; para o resto do templo — para além do lugar santíssimo — empregaram-se tábuas de vinte metros. Por todo o edifício, o revestimento de cedro que cobria a pedra das paredes tinha incrustados botões de flores e flores abertas.

19/22 O compartimento interior era onde estava a arca da aliança do Senhor. Este santuário interior tinha dez metros de comprimento, dez metros de largura e dez metros de altura. As paredes e o tecto eram cobertos de ouro puro. Salomão fez um altar de cedro para esta sala. Depois mandou revestir o resto do interior do templo com ouro puro, incluindo o altar de cedro; fez também umas cadeias de ouro para proteger a entrada do lugar santíssimo.

23/28 Para o interior deste, fez as estátuas de dois querubins de madeira de oliveira, cada uma delas com cinco metros de altura. Foram postos lado a lado de tal forma que com as asas abertas, as do lado exterior tocassem em ambas as paredes laterais, e as do interior se tocassem uma à outra, no centro da peça; cada asa media portanto dois metros e meio e cada querubim, com as asas abertas atingia o dobro dessa medida — os dois anjos eram pois de medidas iguais. Estavam recobertos de ouro.

29/30 Havia figuras de querubins, palmeiras, flores abertas incrustradas nas paredes do templo e do santuário interior; o chão de ambos os lugares também estava revestido de ouro.

31/32 A entrada para o lugar santíssimo eram portas com cinco lados, de madeira de oliveira, tinham também querubins desenhados, palmeiras e flores abertas; e tudo recoberto de ouro.

33 Mandou igualmente fazer ombreiras de madeira de oliveira para a entrada do templo. 34/35 Colocaram-se duas portas duplas, feitas de madeira de cipreste; cada porta dobrava-se sobre si mesma. Também estas portas tinham os mesmos desenhos — querubins, palmeiras, flores abertas — todas revestidas cuidadosamente de ouro.

36 As paredes do átrio interior tinham três fiadas de pedras lavradas intercaladas com uma de vigas de cedro.

37/38 Os alicerces do templo foram postos no mês de Maio do quarto ano do reinado de Salomão, e todo o edifício ficou inteiramente completo, com todos os seus acabamentos, em Novembro do décimo primeiro ano do seu reinado. Levou portanto sete anos a construir.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes