A A A A A
Bible Book List

1 Reis 17O Livro (OL)

Elias é alimentado por corvos

17 Então Elias, o profeta de Tisbe, que morava em Gileade, disse ao rei Acabe: “Tão certo quanto é o Senhor Deus de Israel viver — o Deus a quem adoro e que sirvo — te garanto que não haverá nem chuva nem orvalho durante vários anos, até eu dizer basta!”

O Senhor disse a Elias: 3/4 “Vai para o oriente e esconde-te junto do ribeiro de Querite, num lugar a leste do sítio onde ele entra no rio Jordão. Bebe da água do ribeiro e come o que os corvos te trouxerem, porque mandei que eles te alimentassem.”

5/7 Elias fez assim como o Senhor lhe mandara e foi viver para junto do ribeiro. Os corvos traziam-lhe pão e carne de manhã e de tarde; e bebia a água do rio. Mas passado um tempo o ribeiro secou porque deixou de cair chuva sobre a terra.

A viúva de Zarefate

8/9 Então o Senhor disse-lhe: “Vai viver para a aldeia de Zarefate, perto da cidade de Sidom. Há lá uma viúva que te alimentará. Já lhe dei as minhas instruções.”

10 Foi para Zarefate e quando ia entrando na cidade viu uma mulher, viúva, apanhando lenha; e pediu-lhe de beber. 11 Quando ela ia buscar a água, ele pediu-lhe mais: “Traz-me também um pedaço de pão.”

12 Mas ela disse: “Garanto-te, pelo Senhor teu Deus, que não tenho um só pedaço de pão em casa. Tenho apenas uma mão-cheia de farinha e uma pequena porção de azeite no fundo dum jarro. Estava justamente a juntar alguns pedaços de lenha para cozinhar a minha última refeição, e depois deixar-me morrer de fome, com o meu filho.”

13/14 “Não estejas com medo! Vai e cozinha aquilo que consideras a tua última refeição, mas faz primeiro para mim um pequeno pão; depois verás que haverá suficiente alimento para ti e para o teu filho. Porque o Senhor Deus de Israel diz que haverá sempre bastante farinha e azeite nas botijas até que o Senhor mande a chuva e as searas tornem a crescer!”

15/16 Ela fez como Elias lhe mandou; e os três, Elias, ela e o filho, continuaram a poder comer, tanto quanto lhes foi necessário. Fosse qual fosse a quantidade necessária de que precisavam, as botijas estavam sempre cheias, tal como o Senhor prometera a Elias.

17 Um dia o filho da mulher adoeceu, e de tal maneira que morreu. 18 “Ó homem de Deus”, clamou ela, “que foi que me fizeste? Vieste aqui para me castigar pelos meus pecados e matar-me o meu filho?”

19/20 “Dá-me o teu menino”, respondeu-lhe Elias. Depois pegou no corpo do rapaz, levou-o para cima, para o quarto onde ele vivia e deitou-o na sua cama, clamando ao Senhor: “Ó Senhor meu Deus, porque é que mataste o filho desta viúva em casa de quem estou alojado?”

21 E estendeu-se três vezes sobre o corpo do menino, rogando ao Senhor: “Ó Senhor meu Deus, imploro-te que o espírito deste menino volte para ele.” 22 O Senhor ouviu a oração de Elias; o espírito do rapaz voltou e tornou a viver. 23 Elias pegou nele, desceu e deu-o à mãe. “Olha! Aqui está ele, vivo!”

24 “Agora tenho eu bem a certeza de que és um profeta”, retorquiu a mulher, “e que tudo o que dizes vem do Senhor!”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes