A A A A A
Bible Book List

1 Reis 14O Livro (OL)

A profecia de Abias contra Jeroboão

14 Abias, filho de Jeroboão, ficou por esse tempo muito doente. O rei disse assim para a sua mulher: “Disfarça-te de forma a que ninguém te possa reconhecer como sendo a rainha e vai ter com Aías, o profeta que está em Silo — o homem que me anunciou que eu me tornaria rei. Leva-lhe um presente de dez pães, uma botija de mel e pergunta-lhe se o rapaz se restabelecerá.”

4/5 A sua mulher assim fez e foi até à casa de Aías em Silo. Este estava agora um homem muito idoso e já não podia ver bem. Mas o Senhor avisou-o de que a rainha viria ali, pretendendo fazer-se passar por outra pessoa, e perguntando-lhe acerca da saúde do filho que estava muito doente. E o Senhor comunicou-lhe o que devia dizer-lhe.

6/11 Assim quando Aías a ouviu chegar à porta, gritou de dentro: “Podes entrar, mulher de Jeroboão! Porque pretendes tu disfarçar-te de outra pessoa?” Depois disse-lhe: “Tenho más notícias para te dar. Leva ao teu marido esta mensagem da parte do Senhor Deus de Israel: ‘Fiz-te ascender de entre o povo comum até ao lugar de rei de Israel. Arranquei o reino à família de David e dei-to a ti; contudo não obedeceste aos meus mandamentos, como fez David meu servo. Os desejos do coração deste foram sempre de me obedecer e cumprir a minha vontade. Mas tu, sozinho, fizeste mais mal do que todos os outros reis antes de ti; arranjaste ídolos e acendeste a minha ira com os teus bezerros de ouro. Sendo pois que recusaste aceitar-me, trarei a consternação sobre o teu lar e sobre todos em Israel. Varrerei a tua família como se varre o esterco. Garanto-te que aqueles da tua família que morrerem na cidade serão comidos pelos cães; os que morrerem no campo serão comidos pelas aves.’”

12/16 Depois Aías disse à mulher de Jeroboão: “Vai para casa, e quando entrares na cidade a criança morrerá. Todo o Israel o chorará e o enterrará; mas ele será o único membro da tua família que terá um fim sossegado. Porque esta criança é a única coisa boa que o Senhor Deus de Israel vê em toda a família de Jeroboão. O Senhor sacudirá Israel tal como uma cana à beira duma torrente é abanada pela força das águas; arrancará o povo de Israel da boa terra dos seus pais e os espalhará para além do rio Eufrates, pois que suscitaram a ira do Senhor adorando ídolos. Ele abandonará Israel porque Jeroboão pecou e fez pecar todo o Israel com ele.”

17/18 A mulher de Jeroboão regressou a Tirza, e a criança faleceu no momento em que ela entrava na sua residência. Houve lamentações em toda a terra, tal como o Senhor predissera através de Aías.

19/20 O resto dos feitos de Jeroboão — as guerras que fez e outros acontecimentos do seu reino — estão relatados nas Crónicas dos Reis de Israel. Jeroboão reinou vinte e dois anos. Quando morreu, o seu filho Nadabe ocupou o trono.

Reboão é rei de Judá

21/24 Entretanto Reboão, o filho de Salomão, continuava sendo rei de Judá. Tinha quarenta e um anos de idade quando começou a reinar e esteve sobre o trono dezassete anos em Jerusalém, a cidade que, entre todas as cidades de Israel, o Senhor tinha escolhido para estar. (A mãe de Reboão chamava-se Naamá, uma mulher amonita.) Durante o seu reinado o povo de Judá, à semelhança de Israel, fez o que era mal e acendeu a ira do Senhor por causa do seu pecado, pois que foi pior do que o dos seus antepassados. Construíram nichos e obeliscos, assim como estátuas e ídolos sobre todas as colinas e debaixo de cada árvore verde. Espalhou-se a prostituição masculina pela terra e o povo de Judá tornou-se tão depravado como as nações pagãs que o Senhor tinha expulso da terra para dar lugar ao seu povo.

25/28 No quinto ano do reinado de Reboão, o rei Sisaque do Egipto atacou e conquistou Jerusalém. Pilhou o templo e o palácio real, levando tudo o que podia, incluindo os escudos de ouro que Salomão mandara fazer. Reboão, após isso, mandou fazer uns escudos de bronze para substituir os outros, e os guardas do palácio passaram a usar esses. Sempre que o rei ia ao templo, os guardas formavam em parada perante ele com os escudos e depois punham-nos novamente na casa da guarda.

29/31 Os outros acontecimentos respeitantes ao reinado de Reboão estão escritos nas Crónicas dos Reis de Judá. Houve constantemente guerra entre Reboão e Jeroboão. Quando aquele morreu (a sua mãe chamava-se Naamá, e era amonita) foi enterrado juntamente com os seus antepassados em Jerusalém. O seu filho Abião tomou lugar no trono.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes