A A A A A
Bible Book List

1 Crônicas 22O Livro (OL)

Preparações para o templo

22 David disse mais: “Será aqui mesmo, neste sítio na eira de Ornã, que hei-de mandar construir o templo do Senhor e o altar principal para as ofertas que a nação fizer.”

2/4 David deu ordem para que todos os residentes estrangeiros em Israel preparassem blocos de pedras de cantaria, quadrados, para a construção do templo. Também prepararam ferro em grande quantidade com o qual fabricaram pregos para as portas e para as inúmeras junturas. Foi tanto o cobre derretido que nem se achou necessário estar a pesá-lo. Os homens de Tiro e de Sidom trouxeram a David grandes toros de madeira de cedro.

5/6 “O meu filho Salomão ainda é novo e sem experiência”, disse David, “e o templo do Senhor tem de ser uma obra maravilhosa, com uma fama e uma glória de nível mundial. Por essa razão começo eu agora estes preparativos.” Foi pois essa a razão que levou David a armazenar os materiais necessários à construção, antes da sua morte. Chamou o seu filho Salomão e deu-lhe formalmente ordem expressa de construir um templo para o Senhor Deus de Israel.

7/10 “Eu teria querido construí-lo, eu próprio”, disse-lhe David, “mas o Senhor disse-me para não fazer isso. ‘Mataste muita gente, em muitas e grandes batalhas’, disse-me o Senhor. ‘Encheste a terra com muito sangue, aos meus olhos: por isso não serás tu quem me construirá o templo. Mas dar-te-ei um filho’, disse-me Deus, ‘que será um homem pacífico; farei com que tenha paz com os povos vizinhos, seus inimigos. O seu nome será Salomão, e darei paz e sossego a Israel durante o seu reinado. Construirá pois o meu templo, ser-me-á como um filho e serei o seu pai; farei com que os seus descendentes reinem sobre todas as gerações em Israel.’

11/13 Portanto, meu filho, que o Senhor seja contigo, te faça prosperar e que construas o templo do Senhor, como ele te manda. Que o Senhor te dê sabedoria e discernimento para guardares todos os seus mandamentos, quando te fizer rei de Israel. Porque se obedeceres cuidadosamente às ordens e às leis que ele deu a Israel, pela boca de Moisés, certamente prosperarás. Esforça-te e tem coragem; não tenhas medo, não recues!

14/16 Através dos meus combates consegui recolher três mil e quinhentas toneladas de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata, e tanto ferro e cobre que nem foi preciso estar a pesar; também juntei muita madeira e pedras para a construção. Isto é apenas o ponto de partida — tu farás o resto. Tens também ao teu serviço muitos pedreiros, carpinteiros e outros artífices competentes e em grande número; assim como ourives que sabem trabalhar o ouro e a prata, e artesãos para trabalharem com ferro e com cobre. Portanto, mãos à obra e que o Senhor seja contigo!”

17 David deu também ordens para que todos os líderes de Israel dessem apoio ao seu filho neste projecto. 18/19 “O Senhor vosso Deus está convosco”, declarou ele. “Deu-vos paz com as nações limítrofes, pois foi em nome do Senhor e para o seu povo que as conquistei. Portanto esforcem-se, com toda a alma, por obedecer ao Senhor vosso Deus, e em breve hão-de trazer a arca e as outras peças do santuário para o templo do Senhor!”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes