A A A A A
Bible Book List

1 Crônicas 11O Livro (OL)

David é feito rei sobre Israel

11 1/2 Então os líderes de Israel foram ter com David em Hebrom e disseram-lhe assim: “Somos teus parentes, e mesmo quando Saul era rei, eras tu quem conduzia os nossos exércitos à batalha e os tornavas a trazer em segurança. Foi a ti que o Senhor teu Deus disse, ‘Serás o pastor do meu povo Israel. Serás o seu rei.’”

David conquista Jerusalém

3/8 David fez uma aliança com eles perante o Senhor; e eles ungiram-no rei de Israel, tal como o Senhor dissera a Samuel. Depois David e os líderes foram a Jerusalém (ou Jebus, como era habitualmente chamada) onde os jebusitas, os que tinham habitado originalmente na terra, viviam. Mas o povo de Jebus recusou deixá-los entrar. Por isso David capturou a fortaleza de Sião, chamada mais tarde a cidade de David, dizendo para os seus homens: “O primeiro que matar um jebusita tornar-se-á comandante-em-chefe!” Joabe, o filho de Zeruía, foi o primeiro; por isso se tornou general do exército de David. David ficou a viver nessa fortaleza e essa é a razão por que essa área de Jerusalém é chamada cidade de David. Estendeu a área de urbanização à volta da fortaleza, enquanto que Joabe reconstruiu o resto de Jerusalém.

David tornou-se cada vez mais famoso e poderoso, porque o Senhor dos exércitos celestiais era com ele.

Os homens poderosos de David

10 São os seguintes os nomes de alguns dos mais bravos guerreiros de David (os quais também encorajaram os líderes de Israel a fazer David rei, tal como o Senhor aliás dissera que havia de acontecer):

11 Jasobeão (filho de um homem de Hacmom) era o líder dos três maiores heróis de entre os homens de David. Uma vez matou 300 homens com a sua lança.

12/14 O segundo desses três maiores foi Elazar (filho de Dodo), um membro do sub-clã de Aió. Estava com David na batalha contra os filisteus em Pasdamim. O exército israelita encontrava-se num campo de cevada, e começava já a fugir dos filisteus. Ele contudo pôs-se no meio do campo, defendendo-o tenazamente e ferindo os filisteus. Em consequência o Senhor deu-lhes uma grande vitória.

15/17 Numa outra vez, três homens, pertencentes ao grupo dos trinta, foi ter com David, quando este vivia escondido na gruta de Adulão. Os filisteus estavam acampados no vale de Refaim; David no momento do acontecimento encontrava-se numa fortaleza. Uns guerreiros filisteus tinham ocupado Belém. David a certa altura expressou o seguinte desejo: “Quem me dera poder beber da água daquele poço de Belém que está junto à porta!” 18/19 Então esses três homens romperam através desse posto avançado dos filisteus, tiraram água do poço e trouxeram-na a David! David contudo recusou; em vez de a beber, derramou-a como oferta perante o Senhor, dizendo: “Nunca faria tal coisa! Nunca beberia uma água que representa afinal o sangue destes homens, que arriscaram as suas vidas para a ir buscar!”

20/21 Abisai, irmão de Joabe, foi comandante desses trinta. Ganhou esse lugar de liderança entre os trinta, matando 300 homens com a sua lança numa só ocasião. Era não só o chefe deles como o mais famoso dos trinta; contudo não atingiu o prestígio dos três, já referidos.

22/25 Benaia, cujo pai foi um valente guerreiro de Cabzeel, matou os dois famosos gigantes de Moabe. Também conseguiu matar um leão numa cova, numa altura em que tinha caido muita neve. Noutra ocasião matou um egípcio que media dois metros e meio de altura, e cuja lança era tão grossa como uma barra de tecelão. Benaia dirigiu-se contra ele tendo apenas na mão uma vara, e conseguiu arrancar ao outro a lança, com que acabou por o matar. Foi quase tão grande como os referidos três, e era muito famoso entre os trinta. David fê-lo capitão da sua guarda pessoal.

26/47 Outros famosos guerreiros entre os homens de David foram:

Asael, irmão de Joabe; El-Hanã (filho de Dodo), de Belém; Samote, de Harode; Helez, de Pelom; Ira (filho de Iques), de Tecoa; Abiezer, de Anatote; Sibecai, de Husate; Ilai, de Aió; Maarai, de Netofá; Helede (filho de Baaná), de Netofá; Itai (filho de Ribai), um benjamita, de Gibeá; Benaia, de Piraton; Hurai, das proximidades do ribeiro de Gaás; Abiel, de Arbate; Azmavete, de Baarum; Eliaba, de Saalbom; Os filhos de Hasem, de Gizom; Jónatas (filho de Sage), de Harar; Aião (filho de Sacar), de Harar; Elifal (filho de Ur); Hefer, de Mequerate; Aías, de Pelom; Hezro, de Carmelo; Naarai (filho de Ezbai); Joel, irmão de Natã; Mibar (filho de Hagri); Zeleque de Amom; Naarai, de Beerote, que era o encarregado da armadura de Joabe; Ira, de Itra; Garebe, de Itra; Urias, o heteu; Zabade (filho de Alai); Adina (filho de Siza), da tribo de Rúben — estava entre os trinta e era um chefe da sua tribo; Hanã (filho de Maaca); Josafate, de Mitna; Uzia, de Asterate; Sama e Jeiel (filhos de Hotão), de Aroer; Jediael (filho de Simri); Joa, irmão do anterior, de Tiza; Eliel, de Maavi; Jeribai e Josavias (filhos de Elnaão); Itma, de Moabe; Eliel; Obede e Jaasiel, de Mezoba.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes