A A A A A
Bible Book List

1 Coríntios 4O Livro (OL)

A condição dos apóstolos

Que as pessoas pois nos encarem como estando ao serviço de Cristo, explicando os seus mistérios. É evidente que se exige a alguém que presta serviços que faça exactamente o que lhe dizem para fazer. Vocês sabem que eu não me deixo afectar pelo que poderão pensar a esse respeito, vocês ou seja quem for. Nem pelo meu próprio juízo a este respeito eu me deixo influir. Aliás a minha consciência em nada me acusa; mas nem isso me serve de justificação. É o próprio Senhor quem me examinará e me julgará.

Por isso não se precipitem em juízos, antes da vinda do Senhor. Quando o Senhor vier, ele trará luz sobre todas as coisas, as mais escondidas, para que se veja exactamente o que cada um de nós é no íntimo do coração. E o Senhor dará a cada um o louvor que merecer.

Meus irmãos, eu tomei­me a mim próprio e a Apolo como exemplos para ilustrar aquilo que tenho vindo a dizer: o que vocês pensam deve ser submetido ao que dizem as Escrituras. De entre aqueles que vos ensinam as coisas de Deus, não devem envaidecer­se a respeito deste e em desfavor daquele. Porque donde vos vem essa presunção de se porem a fazer diferenças? Afinal que sabem vocês que não vos tenha sido revelado por Deus? E se tudo o que têm vem de Deus, por que razão actuar como se tivessem realizado algo por si mesmos?

Vocês pensam que já têm tudo que precisam! Já são ricos! Sem nós, tornaram­se reis! Eu desejaria que vocês estivessem já nos vossos tronos, porque isto significaria que nós estaríamos a reinar também. Contudo, por vezes penso que Deus nos pôs a nós, apóstolos, no lugar mais baixo da escala social, a par de condenados à morte; vamos como que numa parada triunfal ao lado dos prisioneiros que vão ser executados, e expostos em espectáculo ao mundo inteiro e também aos anjos.

10 Nós tornámo­nos loucos pela causa de Cristo, e vocês como que os sábios. Nós somos os fracos, e vocês os fortes! Vocês são considerados por toda a gente, mas de nós as pessoas riem. 11 Até este momento temos passado fome e sede, sem ter sequer roupa suficiente para nos agasalharmos, somos maltratados e perseguidos, e nem temos morada certa. 12 Temos trabalhado duramente, com nossas próprias mãos para ganhar a vida. Abençoamos quem nos amaldiçoa. Somos pacientes para quem nos fere. 13 Respondemos com calma aos insultos. Até agora temos sido tratados como a sujeira das valetas, o lixo do mundo.

14 Não estou a escrever­vos estas coisas para vos chocar, mas para vos avisar, como a filhos queridos. 15 Porque ainda que tivessem tido dez mil pessoas a ensinar­vos sobre Cristo, lembrem­se que só a mim tiveram como pai espiritual; pois que fui quem vos levou a Cristo quando vos anunciei o evangelho. 16 Por isso vos peço que sejam meus imitadores, fazendo o que eu faço.

17 Eis a razão por que vos envio Timóteo: para vos ajudar nesse sentido. Porque ele é também um dos que eu ganhei para Cristo, um querido filho espiritual, e digno de toda a confiança. Ele vai lembrar­vos de tudo o que tenho ensinado acerca de Cristo nas igrejas por onde tenho passado.

18 Sei que alguns se tornaram arrogantes, pensando que eu estou hesitante em ir tratar pessoalmente destes assuntos convosco. 19 Mas o certo é que irei, e em breve, se o Senhor permitir. E então verei se por detrás do orgulho dessas pessoas sempre haverá alguma virtude espiritual, ou se não passa tudo de palavras. 20 Porque o reino de Deus não é só discursos; é sobretudo viver pelo poder de Deus. 21 E que é que preferem? Que eu vá com intuito de repreensão, ou com amor e bondade?

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes