A A A A A
Bible Book List

1 Coríntios 16Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

A oferta para os cristãos da Judéia

16 Quanto à coleta para o povo de Deus, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galácia: No primeiro dia de cada semana, cada um de vocês deve separar e guardar quanto dinheiro puder, de acordo com a sua prosperidade. Vão ajuntando, para que não se façam coletas quando eu chegar. Depois que eu chegar, enviarei para Jerusalém as pessoas que vocês escolherem, com cartas de apresentação. Elas levarão a oferta de vocês para lá. Se for conveniente que eu também vá, elas irão comigo.

Os planos de Paulo

Eu visitarei a vocês quando passar pela Macedônia, pois realmente planejo passar por lá. E pode ser até que eu fique com vocês algum tempo, ou passe aí o inverno. Assim vocês poderão me enviar nas viagens que eu tenha que fazer. Não vou visitá-los agora pois em breve eu teria que deixá-los, e espero passar mais tempo com vocês, se o Senhor permitir. Ficarei em Éfeso até a Festa de Pentecostes [a], pois para mim abriu-se uma grande porta, uma ótima oportunidade para um proveitoso trabalho, ainda que muitas pessoas estejam contra mim.

10 E, se Timóteo chegar, façam com que ele se sinta à vontade entre vocês, pois ele trabalha para o Senhor, assim como eu. 11 Que ninguém o despreze. Vocês devem ajudá-lo a continuar sua viagem em paz, para que ele e os outros irmãos possam vir até a mim, pois eu os estou esperando.

12 Quanto ao irmão Apolo, eu o encorajei muito a visitá-los em companhia dos outros irmãos. Mas de modo nenhum ele quis ir agora. Quando houver uma boa oportunidade, ele irá.

Recomendações e saudações

13 Tenham cuidado. Continuem firmes na fé. Sejam corajosos e fortes. 14 Façam tudo com amor. 15 Vocês sabem que Estéfanas e a sua família foram os primeiros a seguir a Cristo na região da Acaia [b]. Eles se dedicaram totalmente ao serviço do povo de Deus. Peço-lhes, irmãos, 16 que sejam obedientes a pessoas como estas e também a qualquer outra pessoa que coopera e trabalha para o Senhor.

17 Alegro-me com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico, pois fizeram o que vocês, por estarem ausentes, não podiam fazer. 18 Eles trouxeram conforto ao meu espírito e ao de vocês. Reconheçam o valor de pessoas como estas.

19 As igrejas da região da Ásia mandam lembranças. Áqüila e Priscila mandam muitas lembranças a vocês no Senhor, assim como também a igreja que se reúne na casa deles. 20 Todos os irmãos aqui mandam lembranças. Cumprimentem-se uns aos outros com um beijo de irmãos. 21 Eu, Paulo, escrevo estes cumprimentos com minha própria mão. 22 Se alguém não ama ao Senhor, que seja maldito. “Marana tá” [c]! 23 Que a graça [d] do Senhor Jesus esteja com vocês. 24 O meu amor esteja com todos vocês em Cristo Jesus.

Footnotes:

  1. 1 Coríntios 16:8 + Pentecostes Dia de festa judaico (50 dias depois da Páscoa) quando se celebrava a colheita do trigo.
  2. 1 Coríntios 16:15 + Acaia A parte do sul da Grécia onde Corinto se localizava.
  3. 1 Coríntios 16:22 “Marana tá!” Palavras aramaicas que significam: “Venha, nosso Senhor!” ou: “Nosso Senhor vem”.
  4. 1 Coríntios 16:23 + graça A bondade divina.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes