A A A A A
Bible Book List

1 Coríntios 15Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

A ressurreição de Cristo

15 Agora, irmãos, quero lembrar a vocês das Boas Novas [a] que lhes anunciei. Vocês as receberam e ainda continuam firmes nelas. Por elas vocês também são salvos, se continuarem a crer naquilo que lhes ensinei. A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele.

Antes de tudo eu ensinei a vocês o que eu também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, como dizem as Escrituras [b]. Ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como também dizem as Escrituras. E apareceu a Pedro e depois aos doze apóstolos [c]. Depois disso, Jesus apareceu a mais de quinhentos irmãos em Cristo de uma só vez. A maior parte deles ainda está viva hoje, embora alguns já tenham morrido. Depois Jesus apareceu a Tiago e, mais tarde, a todos os apóstolos. Por fim, Ele apareceu também a mim, como a uma pessoa que nasceu fora do tempo. Porque eu sou o apóstolomenos importante e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. 10 Mas pela graça [d] de Deus sou o que sou. E a sua graça, que Ele me deu, não foi desperdiçada. Ao contrário, trabalhei muito mais do que todos os apóstolos. (Embora não tenha sido eu mesmo quem trabalhou, mas a graça de Deus que estava comigo.) 11 Portanto, se fui eu ou foram eles que anunciaram as Boas Novas [e] a vocês não importa, pois todos anunciamos a mesma coisa. O que importa é que vocês creram.

Nós vamos ressuscitar

12 Se a nossa mensagem é que Cristo ressuscitou dos mortos, como é que alguns de vocês dizem que não há ressurreição dos mortos? 13 Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo também não ressuscitou. 14 E se Cristo não ressuscitou, então a nossa mensagem não tem valor nenhum, e a fé que possuem também não tem valor nenhum. 15 E nós somos culpados de mentir a respeito de Deus, porque temos afirmado que Deus ressuscitou a Cristo. Se é certo que os mortos não ressuscitam, Deus também não ressuscitou a Cristo. 16 Porque, se os mortos não ressuscitam, Cristo também não ressuscitou. 17 E se Cristo não ressuscitou, a fé que possuem não vale nada, e vocês ainda são culpados pelos seus pecados. 18 Se é assim, os que morreram, crendo em Cristo, estão perdidos. 19 Se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

20 Mas a verdade é que Cristo ressuscitou dos mortos. Ele foi o primeiro fruto da colheita de milhões que morrem e que também ressuscitarão. 21 Pois assim como por meio de um homem veio a morte, também por meio de um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Assim como todos morrem por causa de Adão, também todos voltarão a viver por causa de Cristo. 23 Mas cada um a seu próprio tempo: Cristo ressuscitou como o primeiro fruto da colheita; depois, aqueles que pertencem a Cristo ressuscitarão quando Ele voltar. 24 E então virá o fim, quando Cristo tiver destruído todos os governos, autoridades e poderes, e entregar o reino a Deus, o Pai. 25 Porque Cristo tem que reinar até Deus pôr todos os seus inimigos sob o seu domínio. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 27 As Escrituras [f] dizem:

“Deus pôs todas as coisas sob o seu domínio”. [g]

Quando elas dizem que “todas as coisas” foram colocadas sob o seu domínio, é claro que não incluem o próprio Deus. Deus é quem põe todas as coisas sob o domínio de Cristo. 28 Depois de tudo ficar sob o domínio de Cristo, então o próprio Filho vai ficar sob o domínio de Deus, aquele que pôs todas as coisas sob o domínio de Cristo. Assim, Deus terá o poder absoluto sobre tudo.

29 Por outro lado, que vão fazer os que se batizam [h] por causa daqueles que morreram? Se os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles? 30 E quanto a nós? Por que nos colocamos em perigo a toda hora? 31 Eu morro todos os dias. Isso é verdade, irmãos, tão verdade como o orgulho que tenho de vocês em Cristo Jesus, nosso Senhor. 32 Se enfrentei animais ferozes em Éfeso só por motivos humanos, não ganhei nada. Se os mortos não ressuscitam, então “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos”. [i] 33 Não se deixem enganar: “As más companhias destroem os bons costumes”. 34 Voltem a ter juízo e não pequem mais. Alguns de vocês não conhecem a Deus. Digo isto para envergonhá-los.

Que tipo de corpo nós teremos?

35 Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Que tipo de corpo terão?” 36 Tolos! O que vocês plantam não nasce, se não morrer primeiro. 37 O que vocês plantam é uma simples semente, como a de trigo, ou de qualquer outra coisa, e não o “corpo” que vai surgir. 38 Mas Deus lhe dá o “corpo” que ele quiser e a cada semente, o seu próprio “corpo”.

39 A carne dos seres vivos não é toda do mesmo tipo: os homens têm um tipo de carne, os animais outro, as aves outro, e os peixes outro.

40 Também há corpos celestiais e corpos terrestres. Mas o esplendor dos corpos celestiais é um, e o dos corpos terrestres é outro. 41 O sol tem um esplendor, a lua tem outro e as estrelas outro. Até entre estrelas há diferenças no esplendor.

42 A mesma coisa acontecerá quando os mortos forem ressuscitados. O corpo que é “plantado” é destruído e se decompõe, mas o corpo que ressuscita nunca poderá ser destruído. 43 O corpo que é “plantado” é sem honra, mas ressuscita cheio de honra. O corpo que é “plantado” fraco, ressuscita cheio de poder. 44 O corpo que é “plantado” é material, mas o que ressuscita é espiritual.

Se há corpos materiais, também há corpos espirituais. 45 Pois, como dizem as Escrituras [j]: “O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente” [k]. Mas o último Adão, a saber, Cristo, se tornou como espírito que dá a vida. 46 O homem espiritual não veio primeiro, mas sim o homem material; depois o espiritual. 47 O primeiro homem é formado do pó da terra. O segundo homem é do céu. 48 As pessoas que pertencem à terra são como o primeiro homem, que foi formado do pó da terra. Mas aquelas pessoas que pertencem ao céu são como o homem do céu. 49 Assim como somos semelhantes ao homem que foi formado do pó da terra, também seremos semelhantes ao homem do céu.

50 Digo-lhes isto, irmãos: O corpo material de carne e sangue não pode ter parte no reino de Deus. Nem o que é mortal pode ter a imortalidade. 51 Mas ouçam, eu vou contar um segredo para vocês: Nem todos nós morreremos, mas todos seremos transformados. 52 Seremos transformados num segundo, num abrir e fechar de olhos, quando a última trombeta tocar. A trombeta tocará, os mortos ressuscitarão para a imortalidade e nós, que ainda estamos vivos, seremos transformados. 53 Pois é necessário que este corpo que é mortal vista-se com o que é imortal, e que o corpo que morre vista-se com o que não morre. 54 E quando este corpo que é mortal vestir-se com o que é imortal, e o corpo que morre vestir-se com o que não morre, então se cumprirá o que as Escrituras [l] dizem:

“A morte é devorada pela vitória”. [m]

55 “Onde está, ó morte, a sua vitória?
Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” [n]

56 O poder de ferir que a morte tem é o pecado, e o poder do pecado vem da lei. 57 Mas graças sejam dadas a Deus! Ele nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

58 Portanto, meus queridos irmãos, permaneçam firmes e decididos. Entreguem-se completamente ao trabalho do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não é inútil.

Footnotes:

  1. 1 Coríntios 15:1 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho mediante de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  2. 1 Coríntios 15:3 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  3. 1 Coríntios 15:5 + apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  4. 1 Coríntios 15:10 + graça A bondade divina.
  5. 1 Coríntios 15:11 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho mediante de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  6. 1 Coríntios 15:27 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  7. 1 Coríntios 15:27 Salmo 8.6
  8. 1 Coríntios 15:29 + batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  9. 1 Coríntios 15:32 “Comamos … morreremos” Citação de Isaías 22.13; 56.12.
  10. 1 Coríntios 15:45 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  11. 1 Coríntios 15:45 “O primeiro homem … ser vivente” Citação de Gênesis 2.7.
  12. 1 Coríntios 15:54 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  13. 1 Coríntios 15:54 Isaías 25.8
  14. 1 Coríntios 15:55 Oséias 13.14
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes