A A A A A
Bible Book List

1 Coríntios 12Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Dons Espirituais

12 Irmãos, eu quero que vocês entendam a respeito dos dons espirituais. Vocês sabem que quando ainda eram pagãos, eram enganados e influenciados a adorar ídolos mudos. Por isso eu digo a vocês que ninguém que está falando por meio do Espírito de Deus pode dizer: “Jesus é maldito”. E, por outro lado, ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor” sem a ajuda do Espírito Santo [a].

Há vários tipos de dons espirituais, mas é o mesmo Espírito [b] que os dá. Há várias maneiras de servir, mas é o mesmo Senhor que todos nós servimos. Há vários tipos de atividades, mas é o mesmo Deus que atua em todos nós, em tudo o que fazemos.

O Espírito [c] se mostra em cada uma das pessoas, para o benefício de todos. Para uma pessoa o Espírito dá o dom de falar com sabedoria; para outra, o mesmo Espírito dá o dom de falar com profundo conhecimento. O mesmo Espírito dá fé para uma pessoa, e o poder de curar para outra. 10 O Espírito dá para uma pessoa o dom de fazer milagres, para outra o dom de profetizar [d], e para outra o dom de distinguir entre bons e maus espíritos; para uma pessoa o dom de falar em várias línguas e para outra, o dom de interpretar essas línguas. 11 Mas é o mesmo e único Espírito que faz tudo isso. Ele distribui tudo a cada pessoa, individualmente, da maneira que deseja.

O corpo de Cristo

12 Cada um de nós tem um corpo com muitas partes. Mas, embora estas partes sejam muitas, elas formam um só corpo. E Cristo também é assim. 13 Pois todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados [e] por meio de um Espírito [f] para formarmos um só corpo. E todos bebemos de um só Espírito.

14 O corpo humano não consiste somente de uma parte, mas de muitas. 15 O pé poderia dizer: “Não sou a mão e, portanto, não sou parte do corpo”. Mas nem por dizer isso ele deixa de ser parte do corpo. 16 O ouvido poderia dizer: “Não sou o olho e, portanto, não sou parte do corpo”. Mas, nem por dizer isso, ele deixa de ser parte do corpo. 17 Se todo o corpo fosse olho, como se poderia ouvir? Se todo o corpo fosse ouvido, como poderia alguém cheirar alguma coisa? Se todas as partes do corpo fossem a mesma parte, não existiria o corpo. Mas Deus colocou cada parte do corpo onde Ele quis. 20 O certo é que há várias partes, mas somente um corpo.

21 O olho não pode dizer para a mão: “Eu não preciso de você”; nem a cabeça pode dizer aos pés: “Eu não preciso de vocês”. 22 Ao contrário, as partes do corpo que parecem ser mais fracas, são muito importantes. 23 Aquelas partes do corpo que para nós são menos dignas, nós as tratamos com maior cuidado. E também as partes que são menos decentes, nós as tratamos com especial honra. 24 As partes mais honrosas do nosso corpo não precisam disso. Assim Deus formou o corpo, dando muito mais honra para as partes que mais precisavam. 25 Deus fez isto para que não haja nenhuma divisão no corpo, mas para que as partes tivessem o mesmo cuidado umas com as outras. 26 Dessa maneira, se uma parte do corpo sofrer, todas as partes sofrem com ela. E se uma parte do corpo é honrada, todas as partes participam com ela da sua alegria.

27 Vocês todos juntos são o corpo de Cristo e cada um de vocês é uma parte desse corpo. 28 Na igreja, Deus estabeleceu em primeiro lugar os apóstolos [g], em segundo lugar os profetas [h], e em terceiro lugar os mestres. Depois Deus estabeleceu os que fazem milagres, os que curam, os que ajudam, os que lideram e os que falam em outras línguas. 29 Será que todos são apóstolos? Será que todos são profetas? Será que todos ensinam? Será que todos fazem milagres? 30 Será que todos podem curar? Será que todos falam outras línguas? Será que todos interpretam essas línguas? Claro que não! 31 Contudo, esforcem-se para ter os dons mais importantes.

O amor

E eu ainda vou mostrar a vocês um caminho melhor do que todos.

Footnotes:

  1. 1 Coríntios 12:3 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  2. 1 Coríntios 12:4 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  3. 1 Coríntios 12:7 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  4. 1 Coríntios 12:10 + profetizar Falar por Deus.
  5. 1 Coríntios 12:13 + batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  6. 1 Coríntios 12:13 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  7. 1 Coríntios 12:28 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  8. 1 Coríntios 12:28 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes