A A A A A
Bible Book List

Êxodo 29O Livro (OL)

A consagração dos sacerdotes

29 1/2 Será assim a cerimónia da consagração de Arão e dos seus filhos como sacerdotes: toma um novilho e dois carneiros sem defeito, assim como pão sem fermento e bolos de farinha também sem fermento, amassados com azeite, e bolachas feitas igualmente sem fermento, untadas de azeite. Empregarão para os três fina farinha de trigo. Põe o pão num cesto e trá­lo com o novilho e os dois carneiros até à entrada do tabernáculo.

4/7 Aí lavarás com água Arão e os seus filhos. Depois veste a túnica a Arão, mais o manto; põe­lhe o éfode e o peitilho com o cinto; coloca­lhe na cabeça o turbante com a chapinha de ouro. Depois pega no óleo de unção e verte­lho sobre a cabeça. 8/9 Seguidamente põe aos filhos as vestimentas, com os cintos entrelaçados, e coloca­lhes os turbantes na cabeça. A partir de então serão sacerdotes para sempre. Será desta forma que consagrarás Arão e os seus filhos.

10/12 Depois traz o novilho até ao tabernáculo. Arão e os seus filhos lhe porão as mãos em cima. A seguir matá­lo­ás perante o Senhor à entrada do tabernáculo. Põe do seu sangue sobre as pontas do altar com o teu dedo, e deita o resto na base do altar. 13/14 Depois toma a gordura que cobre as partes interiores, assim como a vesícula biliar e os dois rins com as gorduras, e queima tudo sobre o altar. Após isso pega no corpo, com a pele e com as fezes, e queima­os fora do acampamento, como um sacríficio pelo pecado.

15/18 A seguir Arão e os seus filhos deverão pôr as mãos sobre a cabeça de um dos carneiros enquanto é morto. Também o seu sangue deverá ser recolhido e posto nas pontas do altar. Parte o carneiro e lava­lhe as entranhas e as pernas. Coloca estas com a cabeça e as outras partes do corpo sobre o altar e queima tudo. É uma oferta queimada ao Senhor, e que lhe é muito agradável.

19/20 Seguidamente pega no outro carneiro, e ao ser morto Arão e os seus filhos deverão pôr­lhe as mãos em cima. Recolhe o sangue e põe um pouco sobre o lóbulo da orelha direita de Arão e dos filhos, assim como nos seus dedos polegares, tanto da mão direita como do pé direito. O resto do sangue salpica­o sobre o altar. 21 Após isso apanha um pouco do sangue que está sobre o altar, mistura­o com uma porção de óleo da unção e asperge­o sobre Arão e os seus filhos, assim como sobre a sua roupa. Dessa forma tanto eles como o vestuário serão santificados para o Senhor.

22/23 Depois pegarás em todas as partes do carneiro que têm gordura: a cauda, as entranhas, a vesícula, os dois rins, tal como a gordura que está à volta dessas partes, e ainda a coxa direita, porque este é o carneiro para a consagração de Arão e dos seus filhos; e mais ainda uma coroa de pão, um bolo de pão com azeite e uma bolacha, do cesto dos pães sem fermento que estiverem diante do Senhor.

24/27 Coloca tudo nas mãos de Arão e dos seus filhos, e fá­los­ás oferecerem isto com um gesto de apresentação ao Senhor. Seguidamente toma­os das suas mãos e queima­os sobre o altar como uma oferta de paz ao Senhor. Depois pega no peito do carneiro da consagração de Arão e oferece­o com o gesto de apresentação ao Senhor; e esta será a tua parte. Dá o peito e a coxa deste carneiro a Arão e aos seus filhos.

28 O povo de Israel deverá sempre contribuir com esta porção dos seus sacrifícios, sejam ofertas de pacificação ou de reconhecimento, como uma contribuição para o Senhor.

29 O vestuário sagrado de Arão será reservado para a consagração do seu filho que lhe suceder, e isto de descendência em descendência, para a cerimónia da unção. 30 Seja quem for o próximo sumo sacerdote depois de Arão, usará essas vestimentas durante sete dias antes de iniciar o seu ministério no tabernáculo e no lugar santo. 31/33 Toma o carneiro da consagração — o carneiro usado na cerimónia da investidura sagrada — e coze a sua carne no lugar sagrado. Arão e os seus filhos comerão a carne assim como o pão que está no cesto à porta do tabernáculo. Só eles poderão comer estes alimentos que foram usados na sua expiação na cerimónia da sua consagração. 34 O resto do povo não os comerá porque são coisas postas à parte, portanto santas. Se ficar até a manhã seguinte alguma carne ou algum pão da consagração, queima­o. Não deverá ser comido porque se trata de comida santa.

35/37 Esta é pois a forma como consagrarás Arão e os filhos para os seus ofícios. Esta cerimónia prolongar­se­á por sete dias. E em cada dia sacrificarás um novilho como sacrifício de expiação do pecado. Depois purificarás o altar, fazendo a expiação sobre ele; unge­o com óleo para que seja santificado. Durante esses sete dias, em cada dia farás expiação sobre o altar para o santificar. E assim se tornará santíssimo. Dessa forma tudo o que tocar nele será santo.

38/41 Em cada dia oferece sobre o altar dois cordeiros de um ano. Isto far­se­á perpetuamente. Um dos cordeiros será oferecido de manhã e o outro pela tarde. Com um deles oferecerás três litros de fina flor de farinha misturada com um litro de óleo de azeitonas esmagadas e mais ainda um litro de vinho como oferta. Quanto ao outro cordeiro, oferece­o de tarde com farinha e com a oferta de vinho tal como o da manhã. Será uma oferta queimada, de cheiro suave, para o Senhor.

42 Isto será uma oferta diária contínua à porta do tabernáculo, perante o Senhor, a fazer aí onde me encontrar contigo e onde falar contigo. 43/44 Aí também terei encontro com o povo de Israel, e o tabernáculo será santificado pela minha glória. Sim, santificarei o tabernáculo e o altar assim como Arão e os seus filhos, que são meus ministros, meus sacerdotes. 45/46 Viverei no meio do meu povo Israel e serei o seu Deus. Verão que eu sou o Senhor seu Deus que os tirou do Egipto para que possa viver entre eles. Eu, o Senhor, é que sou o seu Deus.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes